Se você é amante dos felinos esse post de hoje é para você. Resolveu adotar um pet, decidiu que a melhor escolha seria um gatinho, mas ainda não decidiu qual a raça melhor vai se adaptar ao seu estilo de vida. Fique com a gente até o final e não perca nenhuma informação.
Muitas pessoas acreditam que gatos não são animais carinhosos, por serem independentes, muita gente tem essa impressão de forma errada. Mas hoje você pode mudar esse conceito! Pois você pode estar muito enganado por pensar dessa forma, a depender da raça escolhida você pode ter um felino que ama receber carinho.
Não podemos negar que os gatos tem sim uma personalidade mais independente e se dão bem quando ficam sozinhos, diferentes dos cães. Mas ninguém pode dizer que eles não precisam de amor e carinho, assim somos todos nós.
O maior segredo de todos é conhecer seu pet e entender o comportamento dele, dessa forma você vai perceber quando ele quer ou não receber carinho. Respeite o espaço do seu bichinho, não o force a nada, deixe que seja natural.
Existem algumas raças de gatinho que são muito amáveis e gostam de ficar mais próximo de seus tutores, alguns podem se assemelhar a cães no seu comportamento. Estas são raças mais sentimentais e amáveis.
Qual é a Raça de Gato Mais Dócil?
Se você procura um gato com características mais dóceis, precisa escolher a dedo para não errar e acabar escolhendo um gato que gosta de ficar na dele.
Para facilitar a sua vida, fizemos uma lista onde descrevemos algumas raças de gatos cheios de amor para dar.
Raça Persa
Essa é uma raça muito leal, curiosamente também é famoso por ser o mais sociável de todas as raças. Eles são bem calmos e carinhosos. Uma opção perfeita para pet de companhia, se você buscar um pet companheiro e sensível essa é a escolha certa. Um gato lindo e vaidoso, adora ser bem cuidado e receber carinho, inclusive na hora de escovar seus pelos. Eles demonstram a necessidade de receber carinho e buscam a companhia de seus donos, vão sempre tentar chamar a atenção para receber aquele aconchego. Mas não esqueça dele, eles podem ficar muito tristes e se sentirem abandonados quando sozinhos.
Raça Ragdoll
Um gigante sensível, esse é o Ragdoll. Um gato super dócil e que não aparece aqui por acaso. Uma das poucas raças de gato que gostam de serem apertados e aceitam bem donos do tipo “Felícia”. Eles nem disfarçam que estão tristes por não receber atenção, portanto deixe seu amigo bem feliz lhe oferecendo bastante atenção. Um gato muito calmo, carinhoso e feliz, adora crianças. Esse não é um gato que vai ficar correndo atrás de brinquedos, o que ele mais quer é um colo confortável para deitar e tirar seu cochilo em paz. É o gato perfeito, não é mesmo? Por todos esses requisitos é uma raça muito utilizada para serviço de apoio emocional, perfeito para alegrar o dia de uma pessoa com depressão, acalmar o ansioso e problemas emocionais em geral.
Raça Maine Coon
Para fãs de gatos gigantes esse é um grande pacote de amor. Essa raça diferente do Ragdoll não é muito chegada em colo, mas por outro lado carinho é necessidade básica. Carinhosamente é conhecido como gato cachorro, pois tem o hábito de seguir seu tutor assim como fazem os cães. Pode pedir atenção sempre que quiser carinho, não pense duas vezes para demonstrar afeto, aliás não é uma raça independente.
Raça Siamês
Essa é uma raça que adora aparecer, ser o centro das atenções é com ele mesmo. É um animal bastante esperto, ele vai te atormentar até que consiga o que quer. A única coisa que ele pode estranhar são pessoas desconhecidas, mas com seus tutores ele sempre se dá muito bem. Faz questão de demonstrar o seu apego ao tutor. Curiosamente têm comportamentos como esperar seu dono na porta de casa, e dar leves mordidas carinhosas.
Raça Havana Brown
Essa é uma raça de gato que adora brincadeiras, e extremamente dócil. É muito fofo com todo mundo, inclusive não tem problemas com visitas desconhecidas em casa. Adora desafios, curte muito brincar e receber atenção e carinho. É um gato bem dependente de seu dono, por isso procure não deixá-lo sozinho e sem nenhuma distração que possa ocupá-lo.
Raça Sagrado da Birmânia
Uma raça muito calma e doce, por isso muitas pessoas acreditam que eles foram criados em templos budistas. Claramente seria esse motivo de toda sua doçura. Não é um raça ciumenta como algumas outras que até atacam outros animais ou pessoas estranhas, por isso convive bem com outros pets e humanos. Ele vai ficar longe de muita movimentação, ele só quer paz e tranquilidade. É perfeito para pessoas que moram sozinhas, especialmente em apartamentos. Como nem tudo são flores do mundo, apesar de tudo ele não gosta de muita agitação e vai fugir de qualquer pessoa estranha que tentar se aproximar.
Dicas Sobre os Gatos
Onde Fazer Carinho em um Gato?
Mesmo que a raça escolhida seja extremamente dócil, cada gato tem sua própria personalidade e seus gostos particulares, inclusive do local de carinho. Então somente durante a convivência é que o dono vai descobrir essa resposta.
No geral os gatos apreciam carinho entre as orelhas, e também nas costas. Mas se atente a carinhos perto do seu bigode. O motivo é a sensibilidade dessa parte do corpo dele, é a partir dali que o felino se orienta e se equilibra.
Muitas pessoas não sabem que a barriga do gato é um espaço proibido, diferente dos cachorros eles preferem que esse local não seja tocado. Respeite seu animal, se ele não gosta de alguma coisa, procure não ultrapassar seus limites.
Não esqueça das visitas regulares ao veterinário, afinal é necessário cuidar do seu pet com muito carinho.