Quanto você realmente sabe sobre os orangotangos? Provavelmente, ainda há muito para você explorar. Esses fatos ajudarão você a seguir o caminho certo e a expandir seu conhecimento sobre eles.
Os orangotangos são os maiores animais que vivem em árvores. Os corpos dos orangotangos são cobertos por pêlos longos, finos, mas que os protegem. Acredita-se que os sentidos de um orangotango tenham habilidades muito semelhantes às dos seres humanos.
Quase todo o tempo é gasto nas árvores quando estão em estado selvagem. Às vezes, eles estão a apenas 10 pés acima do solo e outras vezes podem estar a mais de 100 pés nas árvores. Eles são animais solitários. Os machos geralmente estão sozinhos e as fêmeas apenas com seus filhotes.
Principais Fatos Do Orangotango
As fêmeas cuidam muito bem de seus filhos. Eles podem ficar com eles até os 7 anos de idade antes de seguirem caminhos separados. Esses macacos não andam com os nós dos dedos, como os gorilas. Em vez disso, dobram os dedos e usam as palmas das mãos para equilíbrio e movimento.
Eles são animais extremamente inteligentes. Eles têm a capacidade de se adaptar a novas situações e resolver problemas. Os orangotangos não nadam, mas podem brincar na água.
A palavra orangotango significa homem da floresta. Eles tendem a comer de manhã, tirar uma longa soneca à tarde, comer de novo, brincar e depois dormir a noite. Essa é a rotina comum dos orangotangos na natureza.
Enquanto os orangotangos podem andar sobre suas pernas, é muito raro que você os veja fazendo isso. Eles são mais propensos a usar os braços e a balançar de um lugar para o outro.
Expectativa de Vida
O tempo médio de vida de um orangotango na natureza é de 30 a 40 anos. Em cativeiro, pode viver cerca de 50 anos. Os orangotangos são os únicos macacos conhecidos a vir da Ásia.
O orangotango é considerado intimamente relacionado aos seres humanos devido à sua anatomia, fisiologia e comportamento.
Força
Eles têm uma força tremenda e a maioria das pessoas não percebe isso. Em vez disso, assumem que, por serem tão tolos, não são fortes, mas isso é um erro que pode levar a um encontro perigoso com um orangotango. A taxa de nascimento é extremamente lenta entre os orangotangos – cerca de uma vez a cada 7 a 8 anos. Este é o período mais longo para todos os macacos. É também um dos mais altos para todos os animais.
Os orangotangos são muito suscetíveis a uma variedade de doenças, tanto em cativeiro quanto na natureza. Eles incluem hepatite B, tuberculose e diferentes tipos de infecções devido a parasitas.
Eles são muito graciosos em seus movimentos, mas não têm velocidade. É por isso que eles não combinam muito quando entram em contato com seus poucos predadores conhecidos. Eles geralmente se deslocam cerca de uma milha por dia a partir de sua localização anterior.
Os orangotangos geralmente produzem o menor número de filhotes em sua vida do que qualquer outro mamífero. As taxas de mortalidade são mais baixas do que qualquer outro macaco. Isso se deve ao fato de serem solitários, viverem nas árvores e as mães serem muito cuidadoras de seus filhos.
Acredita-se que, após um jovem orangotango deixar sua mãe, as fêmeas frequentemente entrarão em contato uma com a outra. Os machos viajam para longe, o que faz parte do caminho da natureza para evitar a consanguinidade das espécies.
Altura
Os orangotangos têm um braço enorme. Um homem pode esticar os braços cerca de um metro e meio de ponta a ponta dos dedos – um alcance consideravelmente mais longo do que a sua altura de cerca de um metro e meio. Quando os orangotangos se levantam, suas mãos quase tocam o chão. A altura é cerca de 1,80m e uma envergadura de braços de 2m40cm.
Solidão
Os orangotangos são mais solitários do que outros macacos. Os machos são solitários. Enquanto se movem pela floresta, eles emitem muitos estrondos, uivos para garantir que fiquem fora do caminho um do outro. A “chamada longa” pode ser ouvida a 2 km de distância.
Reprodução
Mães e seus filhos, no entanto, compartilham um vínculo forte. Os bebês ficam com as mães por seis ou sete anos até desenvolverem as habilidades necessárias para sobreviver por conta própria.
Os orangotangos são grandes símios, pertencentes à família taxonômica “Hominidae”. A maioria dos cientistas reconhece duas espécies distintas de orangotangos: Pongo pygameus na ilha de Bornéu e Pongo abelii na ilha de Sumatra. O orangotango de Bornéu, Pongo pygmaeus, é subdividido em três subespécies: P. pygmaeus morio em East Kalimantan e Sabah, P. pygmeus pygmaeus em Sarawak e na parte noroeste de West Kalimantan e P. pygmaeus wurmbii em Central Kalimantan e sudoeste de Kalimantan Ocidental.
Os orangotangos são os maiores animais arbóreos do mundo, geralmente gastando mais de 95% de seu tempo nas árvores. Eles também estão entre os primatas mais sexualmente dimórficos, com machos muito maiores que as fêmeas.
Os machos adultos totalmente desenvolvidos podem pesar até 300 libras, enquanto as fêmeas adultas pesam menos da metade desse peso. Os orangotangos machos adultos podem atingir uma altura de um metro e meio e podem ter uma extensão de oito pés no braço. Os orangotangos passam quase 100% do tempo – comendo, dormindo e viajando – no dossel da floresta.
As mãos e pés longos e estreitos dos orangotangos são especialmente úteis para agarrar galhos. Seus polegares e dedões do pé oponentes são curtos para facilitar a função de gancho das mãos e pés, principalmente em braquiação e pendurados em galhos de árvores.
Eles têm articulações de quadril e ombro altamente móveis que permitem que eles se movam facilmente de galho em galho e de árvore em árvore. Nos orangotangos, o ligamento, ligamento redondo, que liga o topo do fêmur à pelve em humanos é muito modificado. Assim, os orangotangos podem facilmente fazer poses de ioga – como colocar as pernas atrás da cabeça – que, em humanos, são restritas aos praticantes de ioga mais talentosos ou acrobatas e artistas de circo.