Os crocodilos estão entre os animais vivos mais poderosos das mandíbulas. Uma característica que estaria fortemente relacionada ao tamanho do corpo, mas muito pouco à forma da tribuna ou à dos dentes.
Qual É a Força Da Mordida De Um Crocodilo?
Essa força de mordida pode atingir 16.000 newtons para o crocodilo marinho. O crocodilo marinho, crocodylus porosus, que pode medir até 5,5 metros, é o maior crocodilo. Ele também tem a maior força de mordida. Graças a novas análises, pesquisadores americanos e australianos mostraram que esses animais estão entre os mais poderosos do nosso tempo.
A arcada dentária crocodiliana mais poderosa é encontrada em crocodylus porosus, que vive no sudeste da Ásia e na Austrália, especialmente ao longo da costa, porque tolera muito bem a água salgada. Sua resistência pode atingir 16.414 N (valor máximo observado) ao nível dos pilares, uma pressão de cerca de 1200 N/mm². A título de comparação, modelos recentes mostraram que a força do tyrannosaurus rex estava entre 20.000 e 57.000 N.
Analisando a Pressão Da Mordida Do Crocodilo
As maioria das espécies vivas de jacarés e crocodilos foram examinadas por cientistas. Dados de força da mandíbula e pressão dentária nos molares e caninos foram registrados. Calculada em Newton (N), a força da picada pode ser avaliada em laboratório, apresentando uma cobaia com uma presa fictícia composta por sensores. A pressão propriamente dita fornece uma indicação da força por unidade de área e, portanto, depende da área de contato da carga com a presa durante a picada.
Mas os cientistas tentaram principalmente determinar nesses animais as características físicas relacionadas ao poder dos maxilares e à pressão dos dentes. Até agora, foi aceito que a largura do durostre em diferentes pontos (comprimento), estava fortemente ligada a esses parâmetros. Mas a análise recente mostra que não é tão simples.
A melhor característica correlacionada é o tamanho do corpo do animal. Portanto, espécies com uma tribuna muito diferente, como o crocodylus johnsoni ou o caiman latirostis, podem exercer uma pressão semelhante nos dentes. Segundo os autores do estudo, a força da mandíbula é uma característica que também ajuda a reconstruir a história evolutiva desses répteis.
Eles primeiro ganhavam força excepcional em seu maxilar, para que o tamanho do corpo fosse significativamente adaptado para acessar as várias presas. Finalmente, a posição e a forma dos dentes também sofreriam alterações, levando novamente a uma dieta diversificada.
Comportamento Predatório Do Crocodilo
Um cientista, Dr. Vladimir Dinets vem estudando o comportamento social dos crocodilos, especificamente, seu último trabalho diz respeito ao comportamento predatório. Estudar esse aspecto é notoriamente uma questão simples: os crocodilos são predadores silenciosos e miméticos que emboscam, por isso é impossível prever sua ação; além disso, são animais de metabolismo lento e comem muito menos frequentemente do que animais de sangue quente; eles também são principalmente noturnos e caçam nas águas turvas dos rios e pântanos tropicais.
A pesquisa mostra como as estratégias predatórias dos crocodilos podem ser sofisticadas e bem organizadas: eles podem de fato cooperar entre si para caçar em grupos, como acontece em algumas espécies de mamíferos como os lobos. Todas as observações coletadas por Dinets mostram aspectos comuns, embora se refiram a diferentes espécies de crocodilos espalhados por todo o mundo, em particular coordenação e cooperação.
Por exemplo, os crocodilos podem nadar em círculo em torno de um cardume de peixes, apertando-o gradualmente até que os peixes fiquem presos no centro: nesse ponto, cada crocodilo, por sua vez, corre para o centro para pegar um peixe. Outras vezes, observou-se uma organização que explora as diferentes “estacas” dos crocodilos: as maiores empurram os peixes das áreas mais profundas do lago em direção a uma área onde os crocodilos menores e mais magros estão à espreita, que bloqueiam a fuga dos animais.
Em um caso, foi observado um grande crocodilo assustando um porco selvagem e jogando-o nas águas de uma lagoa, onde dois crocodilos menores aguardavam escondidos nas águas turvas. Isso sugere que cada crocodilo foi capaz de antecipar as posições e ações um do outro, sem a possibilidade de ver os outros dois.
Dinets afirma que todos os relatórios coletados indicam que os crocodilos podem voltar a entrar em um pequeno círculo de predadores, apenas cerca de vinte espécies animais, incluindo seres humanos, capazes de coordenar suas ações de maneiras sofisticadas e atribuir papéis diferentes a indivíduos diferentes com base em características diferentes.
Não Subestime Os Crocodilos
Diante dessas evidências e letalidade, fica claro que esses animais devem ser subestimados. Embora sejam casos raros, o crocodilo também pode atacar o ser humano. O animal tem medo do homem e só ataca quando se sente ameaçado. Mas se o fizer e não souber como lidar com a situação, está fadado à morte certa.
Existe algum jeito de se defender de um crocodilo? Bom, o mais prudente é evitar o confronto. A melhor maneira de evitar ser atacado por um crocodilo é ficar longe dele. Mas, se de todo modo, ele o sobrepujar e o agarrar, ainda pode haver alguma chance. Antes, porém, fique mais atento aos meios de se prevenir e não de se defender. Evite as margens de rios, lagoas, lagos e águas geralmente perturbadas, áreas de caça de crocodilos, que às vezes permanecem várias horas abaixo da superfície da água para observar suas presas.
O crocodilo é capaz de projetar um tiro de cauda a mais de um metro e meio da água para capturar sua presa antes de arrastá-la para o fundo para se afogar. De qualquer forma, fugir do confronto, um crocodilo geralmente é maior e mais forte que você. As espécies menores têm mandíbulas capazes de cortar um dedo ou uma mão. E você não encontrará seu membro no estômago do predador: o ácido digestivo do crocodilo é tão poderoso que dissolve ossos, pele, tecidos e até borracha.
Se você encontrar um crocodilo na Terra, corra, você é mais rápido. O crocodilo cansa rapidamente e não excede 17 km / h, enquanto um homem corre em média 22 km / h . Não avance em zig-zag, como uma lenda urbana quer : você seria mais lento e é inútil. Rapidamente, seu perseguidor deve abandonar uma corrida que exige muito esforço. Se, infelizmente, o réptil é particularmente teimoso, suba em uma árvore ou qualquer coisa que possa colocá-lo fora do alcance do animal: fora da água, o crocodilo não é capaz de pular.
Por outro lado, não espere ficar muito atrás de um crocodilo na água. O animal médio nada a uma velocidade de 30 km / h, três vezes mais rápido que o homem. Em vez disso, tente sair da água e se afastar o mais possível, pois seu predador provavelmente não o seguirá.
Se o crocodilo te alcançar ou se você se arrastar para a água, ele tentará afogá-lo antes de quebrar seus ossos e destruir seu corpo. A melhor saída é lutar e acertá-lo no nariz, assim como no pescoço e no estômago, duas partes do corpo que não são protegidas por escamas. Os olhos também são um ponto fraco. Com um pouco de sorte, enfiar os polegares deve afastar o animal.