Hoje vamos conversar um pouco sobre os coelhos, se você tem um animal desse de estimação com certeza já se fez essa pergunta. Hoje vamos entender um pouco melhor sobre como funciona a visão desses pequenos animais tão fofos e encantadores. Por isso fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
Falando em coelhos, você sabia que eles são animais mamíferos? Sim, muita gente acredita que coelho seja um roedor, mas o que os diferencia é o número de dentes, enquanto o coelho possui 4 dentes incisivos na parte superior da boca, os roedores possuem apenas dois. Além disso, a base alimentar desse animal é herbívora. Os coelhos fazem parte da mesma família da lebre.
Esses animais podem ser encontrados em todo planeta, com algumas pequenas exceções.
Qual é a Cor que o Coelho Enxerga?
Os coelhos conseguem diferenciar as cores verde e azul. Isso mesmo, muita gente acredita que a visão desses animais é perfeita, mas eles tem uma série de particularidades em sua visão, com isso tem dificuldade de ver as outras cores.
É muito importante entender sobre a visão desses animais, muita gente não tem noção de como funciona a visão desses animais, hoje vamos aprender um pouco mais sobre ela.
Como os Coelhos Veem?
A anatomia dos coelhos é muito fácil de ser identificada, esses animais possuem um par de orelhas bem grandes, as patas de trás desse animal são perfeitas para facilitar os seus saltos, dessa forma é muito fácil localizar um coelho, qualquer criança identificaria com muita facilidade.
Quando falamos sobre os sentidos desses animais, saiba que eles são realmente o forte deles, possuem um olfato super apurado e ouvem muito bem, e é por isso que conseguem sobreviver na vida selvagem, pois a qualquer sinal diferentes eles podem fugir e se esconder, ficando livre dos seus predadores. Um animal tão cheio de habilidades não poderia ser ótimo em tudo, não é? Por isso a visão dele é um tanto diferenciada.
Na realidade não se sabe ainda nenhuma informação exata sobre a capacidade de visão desses animais, pois existem poucos estudos sobre o tema, então temos acesso a uma informação limitada. Então vamos ao que sabemos é que esses animais utilizam seus dois olhos ao mesmo tempo para ver, além disso ela alcança 360º. Sabemos que os olhos desse animal estão bem na lateral de sua face, e não na frente por este motivo a sua visão frontal acaba sendo prejudicada.
Por este motivo, objetos na sua frente em uma curta distância, certamente ficaram no ponto cedo de sua visão e não conseguirão identificar. Por outro lado, a sua visão de longe é muito aguçada, eles conseguem identificar algo vindo de longe. Nesse caso é complicado afirmar que esses animais enxergam mal, apesar de ter suas limitações eles tem sim uma boa visão, inclusive em baixa luz.
Mesmo com essa visão diferenciada, os coelhos ainda possuem um outro problema na hora de distinguir cores. Na realidade, as únicas cores que eles podem identificar são verde e azul. Curiosamente uma membrana protege o olho desses animais, chamada de membrana nictitante, serve para que resíduos não entrem e possam ferir seus olhos.
Talvez o principal motivo da visão diferenciada desses animais seja para que possam se proteger de seus predadores, do contrário são presas muito fáceis. É a única forma de se manter vivo, fugindo a tempo e avisando seus companheiros, pois como são muito frágeis se não fosse isso não sobreviveriam na natureza.
Citamos também a capacidade deste animal enxergar mesmo com baixa iluminação, podemos afirmar que o coelho consegue ver no escuro assim como outros animais, com o bônus de enxergar com ainda melhor qualidade.
Sobre a Cor dos Olhos dos Coelhos
A definição da cor dos olhos desses animais depende do pigmento de melanina, que é responsável por dar cor à pelagem, por exemplo. Nesses pequenos os pigmentos de melanina usados são :
- Eumelanina – Esses são pigmentos escuros, que vão do vermelho escuro até a cor preta,
- Feomelanina – Esses pimentos vão da cor vermelha à cor laranja.
Esses acima ficam guardados dentro das células desses animais que vão definir a cor de seus olhos, o que vai definir é a quantidade de cada uma delas dentro da célula. E o que vai de fato definir a quantidade de pigmento dentro da célula é a herança genética de cada um deles.
Em um resumo grosseiro quanto menos melanina, mais claros serão os olhos e quanto mais melanina mais escuros serão os olhos.
Agora vamos conhecer as cores mais presentes nos olhos desses animais, a cor marrom aparece muito à frente dos outros pois é um gene dominante.
A cor de olhos que menos acontece são as cores claras como é o caso do acinzentado e do azul, eles surgem com maior frequência em raças específicas como é o caso do Netherland Dwarf, inclusive é uma exigência na exposição desses animais.
A mudança na sequência do DNA desses animais foi que gerou coelhos de olho rosa e de olho vermelho, mas como foram acontecendo diversos cruzamentos ao longo do tempo, isso acabou se tornando características de algumas raças. Mas saiba que essas são as cores mais raras.
Coelhos Albinos
Muita gente não sabe que existem coelhos com essa característica. Coelhos com esse distúrbio genético apresentam olhos muito vermelhos como rubi, isso acontece justamente pela ausência de pigmentos de melanina. Quando essa proteína não é produzida na célula, não há produção de cor para os olhos do animal, a cor que aparece é na verdade os vasos sanguíneos dele. Essa condição ainda faz que esse coelho tenha uma visão borrada, principalmente a longas distâncias.