Na ornitologia, o termo “ave de rapina” é definido como qualquer ave que tenha um senso de visão aguçado e garras fortes. São criaturas fascinantes que permanecem no topo da cadeia alimentar devido às suas características e capacidades surpreendentes.
A perspectiva de ferimentos e até mortes causadas por pássaros agressivos não é ficção. A territorialidade e a defesa de jovens de predadores são levados a sério, e até os menores pássaros atacam as ameaças.
Casuar (Casuarinos casuarinos)
Os casuares são os únicos membros da família Casuárida e pertencem à ordem Casuariiformes, que também inclui o ema. Três espécies (contadas por alguns especialistas como seis), cada uma com várias raças, vivem em habitats que abrangem partes da Austrália e Nova Guiné. Sabe-se que o casuar mata os seres humanos com golpes cortantes de seus pés, já que o mais interno de seus três dedos tem uma longa unha adaga. O pássaro foi observado se movendo rapidamente ao longo de trilhas estreitas no mato, correndo tão rápido quanto 50 km por hora.
Avestruz (Struthio camelus)
Avestruzes são aves que não voam e são encontradas apenas em países abertos da África. Os maiores pássaros vivos, machos adultos podem ter 2,75 metros de altura – quase metade dessa altura está no pescoço – e pesar mais de 150 kg. As avestruzes são vistas individualmente, em pares, em pequenos bandos ou em grandes agregações, dependendo da estação. O avestruz conta com suas pernas fortes – exclusivamente com dois dedos, com o dedo principal desenvolvido quase como um casco – para escapar de seus inimigos, principalmente humanos e carnívoros maiores. Um avestruz assustado pode atingir uma velocidade de 72,5 quilômetros por hora. Se for encurralado, pode dar chutes perigosos capazes de matar leões e outros grandes predadores. As mortes por chutes e garras são raras, com a maioria dos ataques resultantes de seres humanos provocando os pássaros.
Ema (Dromaius novaehollandiae)
A ema comum, o único sobrevivente de várias formas exterminadas pelos colonos, é corpulento e possui pernas longas como seu parente, o casuar. Os emas podem correr a quase 50 km por hora; se encurralados, eles chutam com seus grandes pés de três dedos. Como casuar e avestruz, as garras dos dedos dos ema são capazes de eviscerar os animais nas condições certas; no entanto, fatalidades humanas são extremamente raras. Relatos de ataques de emas que resultam em uma série de feridos na Austrália e em parques de animais selvagens, fazendas de ema e zoológicos em todo o mundo não são incomuns, com mais de 100 casos ocorrendo por ano.
Abutres (Gypaetus barbatus)
Esses pássaros costumam atingir comprimentos superiores a 1 metro, com uma asa de quase 3 metros. Habitam regiões montanhosas da Ásia Central e leste da África até a Espanha e jantam carniça, especialmente ossos, que caem de alturas de até 80 metros em rochas planas abaixo. Isso abre os ossos da vítima e permite que os pássaros acessem a medula. Ataques contra humanos são raros ou até mesmo anedóticos; no entanto, o dramaturgo ateniense Ésquilo morreu em Gela (na costa sul da Sicília) quando um abutre derrubou uma tartaruga em sua cabeça careca depois de confundi-lo com uma pedra. Embora Ésquilo tenha morrido em Gela, os especialistas acreditam que a história que descreve a causa estranha de sua morte foi inventada por um escritor de quadrinhos posterior.
Corujão (Bubo virginianus)
Sabe-se que corujas de todos os tipos atacam pessoas quando defendem seus filhotes, companheiros ou territórios. Alvos frequentes incluem corredores e caminhantes desavisados. Muitas vezes, as vítimas escapam sem ferimentos e as mortes por ataques de corujas são extremamente raras. As corujas-chifrudas (Bubo virginianus) e as barradas (Strix varia), em particular, receberam atenção de ataques de alto nível.
Coruja-Barrada (Strix varia)
As corujas barradas , cujo habitat inclui grande parte do leste dos Estados Unidos e sudeste do Canadá, são menores que as grandes corujas com chifres. Eles pesam entre 630 e 800 gramas e têm uma envergadura de cerca de 110 cm. Foram relatados ataques de corujas barradas em caminhantes do Texas à Colúmbia Britânica.
Coruja Águia da Eurásia (Bubo bubo)
A coruja águia da Eurásia é encontrada nas montanhas e florestas da Europa e Ásia. Esta ave de rapina está entre as maiores e mais poderosas corujas do mundo. Embora muitas corujas tenham credenciais de tamanho semelhante, essa ave de rapina merece ser mencionada porque é a única coruja conhecida por matar indiretamente um ser humano. No entanto, esse raptor se alimenta principalmente de roedores , coelhos alimentadores e raposas pequenas.
Águia Marcial (Polemaetus bellicosus)
Natural da África é a maior espécie do continente. Muitos agricultores freqüentemente procuram eliminar essa ave de rapina porque ocasionalmente ataca seu gado.
Águia Real (Harpia harpyja)
As águias reais são consideradas as aves mais poderosas do mundo. O comprimento da envergadura é muito menor do que outras aves grandes, porque precisam manobrar em habitats densamente florestados. A pressão de suas poderosas garras podem perfurar o crânio humano.
Águia-Coroada-Africana (Stephanoaetus coronatus)
A águia coroada africana pode caçar animais com peso até 35 kg. De fato, suas garras são tão fortes que é conhecido por esmagar os crânios de macacos. A águia-coroada também caça aves da Guiné e pequenos antílopes.
Condor da Califórnia (Gymnogyps californianus)
Sua dieta inclui carniça, incluindo veados, gado, ovelhas, coelhos e roedores.
Abutre-de-Cara-Branca (Torgos tracheliotos)
Os abutres-de-cara-branca são tão grandes quanto os condores americanos, com uma envergadura impressionante de 3 metros e peso de até 14 kg, esse raptor é tão agressivo que se comporta atacando outros animais predadores para mantê-los longe da carniça.
Condor Andino (Vultur gryphus)
O Condor Andino vive em regiões montanhosas, onde há uma quantidade abundante de vento para ajudar seu corpo maciço em fuga.
O Condor Andino é considerado um abutre, então eles se alimentam principalmente de carniça grande. Esta espécie é considerada ameaçada de extinção, mas sua população está mais estável do que a do Condor da Califórnia.