Carrapatos são pequenos aracnídeos. Os carrapatos requerem refeições de sangue para completar seus complexos ciclos de vida. Os carrapatos são cientificamente classificados como aracnídeos (uma classificação que inclui aranhas). O registro fóssil sugere que os carrapatos existem há pelo menos 90 milhões de anos.
Qual Carrapato é Perigoso? Quais Podem Transmitir Doenças?
Existem mais de 800 espécies de carrapatos em todo o mundo, mas apenas duas famílias de carrapatos, Ixodidae (carrapatos duros) e Argasidae (carrapatos moles), são conhecidas por transmitir doenças ou enfermidades aos seres humanos. Os carrapatos duros têm escarro ou placa dura nas costas, enquanto os carrapatos moles não. As doenças transmitidas por carrapatos ocorrem em todo o mundo.
O carrapato de patas negras (ou “carrapato de veado”) é famoso no Nordeste e em partes do Centro – Oeste, porque espalha a doença de Lyme , uma infecção que pode eventualmente causar dor nas articulações, inflamação do cérebro e muito mais. O carrapato das montanhas rochosas é outro bicho perigoso que recebe o nome de seu habitat natural; juntamente com o carrapato americano e o marrom (ambos encontrados em todo o país), podem infectar pessoas com uma doença potencialmente fatal chamada febre maculosa das Montanhas Rochosas .
Picada é Diferente de Contágio
Nem todos os carrapatos são perigosos. Primeiro, a maioria dos carrapatos, incluindo o carrapato mais comum, não está portando doenças. Foi relatado a partir de resultados de testes anteriores de carrapatos que cerca de 30 a 35% dos carrapatos estão carregando Lyme (borrelia burgdorferi ), e menos ainda estão portando babesia ou anaplasmose.
Segundo, mesmo com um carrapato portador de uma dessas doenças, elas nem sempre as transmitem com as picadas. Os carrapatos devem ser totalmente incorporados e ingurgitados após a alimentação para poder transmitir essas doenças comuns. O tempo estimado é de pelo menos 24 a 36 horas de conexão.
Ao contrário da maioria dos outros insetos que picam , os carrapatos geralmente permanecem presos ao seu corpo depois que eles o picam. Se algum te morder, você provavelmente saberá porque encontrou um carrapato na sua pele. Após um período de até 10 dias retirando sangue do seu corpo, um carrapato ingurgitado pode se destacar e cair.
Carrapatos são Aracnídeos
Os carrapatos são, na verdade, aracnídeos, o que significa que estão mais intimamente relacionados a aranhas do que a moscas ou mosquitos. Os carrapatos até parecem muito com aranhas: eles têm quatro pares de pernas, sem antenas e, o que é mais importante, também não voam ou pulam. Em vez disso, quando os carrapatos estão prontos para se alimentar, eles costumam acampar nas folhas de grama ou outras folhas, onde esperam que um humano ou animal os procure.
É uma estratégia chamada “ tocaia ”: ao usar o terceiro e o quarto pares de pernas para estabilidade, eles esticam o primeiro conjunto de pernas e prendem-se ao hospedeiro inocente; a partir daí, alguns carrapatos podem se arrastar até encontrar uma fina área de pele perto de um pequeno vaso sanguíneo, onde é mais fácil extrair sangue .
Preparando o ‘Banquete’
A primeira coisa que o carrapato provavelmente fará é procurar um bom local para montar sua proverbial cesta de piquenique. Em seguida, inicia a preparação das refeições, às vezes por até duas horas. Como alguns carrapatos são relativamente pequenos (a larva pode ser menor que um milímetro), há uma boa chance de você não notar um deles.
Em seguida, o carrapato enterra sua cabecinha assustadora na pele, desembala o tubo de alimentação e cospe um coquetel de saliva que afina o sangue, entorpece a pele e combate o sistema imunológico humano. Em seguida, ele provavelmente se alimentará por cerca de 2 a 3 dias e, se for do sexo feminino, pode aumentar até quase o dobro do tamanho normal – o que é útil quando é necessário pôr ovos.
A Transmissão de Doenças
As taxas de transmissão variam de acordo com a doença e o carrapato, mas, em geral, não é instantâneo. Certos carrapatos podem começar a transmitir uma doença chamada anaplasmose dentro de oito horas, mas outros demoram mais.
De fato, se você pode remover um carrapato dentro de 24 horas, suas chances de contrair a doença de Lyme são muito baixas – na verdade, na maioria dos casos, leva de 36 a 48 horas para que as bactérias causadoras da doença de Lyme possam infectá-lo. .
‘Prato’ Principal
Os humanos não são as refeições principais dos carrapatos. Os carrapatos também gostam de se alimentar de ratos, pássaros, coelhos e veados. E, quando escalam de mamífero para mamífero, infectam seus hospedeiros com certos patógenos e capturam as próprias bactérias causadoras de doenças.
“Não é incomum os carrapatos portarem três doenças diferentes ao mesmo tempo”. Por exemplo, o carrapato de veado de pernas pretas pode espalhar a doença de Lyme, a anaplasmose e outra doença chamada babesiose em uma mordida.
Os Sintomas das Doenças
A maioria dessas doenças pode desencadear febre, dor de cabeça, fadiga e dores musculares; alguns também desencadeiam uma erupção cutânea reveladora. As pessoas que desenvolvem febre maculosa nas Montanhas Rochosas costumam ter a parte da febre primeiro: a erupção cutânea pequena, plana e rosa tende a aparecer dois a cinco dias depois.
Com a doença de Lyme, a erupção cutânea infame (parece um olho de boi e gradualmente irradia para fora) pode aparecer de três dias a um mês após a picada e geralmente chega antes da febre.
Como se Prevenir
Saiba onde os bichos acampam. Os carrapatos geralmente residem na folhagem que faz fronteira com os prados. Os cervos gostam de pastar nas áreas gramadas abertas, mas também permanecem nos arredores arborizados para que possam fugir se um predador aparecer de repente. Quanto aos carrapatos? Eles estão apenas seguindo o cervo. Quando você estiver no território de carrapatos, coloque seu jeans em suas botas ou meias, utilize um inseticida (que pode funcionar contra carrapatos) ou use roupas que tenham sido tratadas com permetrina, um repelente de insetos.
Uma das melhores maneiras de identificar se você foi picado é verificando a pele, principalmente o couro cabeludo, o umbigo, as axilas, as orelhas, a parte de trás dos joelhos e entre as pernas, recomenda-se que você se escaneie a cada duas a três horas, mesmo se você ainda estiver ao ar livre. E lembre-se, alguns desses erros podem ser muito pequenos; portanto, se você acabou de fazer uma caminhada e perceber, digamos, uma nova sarda no seu braço, vale uma segunda olhada.