O crocodilo-do-nilo (Crocodylus niloticus) é uma espécie de crocodilo africano. Seus locais de habitação mais comuns vão da bacia do rio Nilo até o sul do deserto do Saara. Esse animal também pode ser visto em Madagascar e no arquipélago das Comores. Sendo o crocodiliano mais comum do continente africano, não é difícil vê-lo em Uganda, Etiópia, Somália, Egito, Tanzânia, Ruanda, Angola, Gabão, África do Sul entre outros.
Apesar do crocodilo-de-água-salgada ser o maior entre eles, a espécie do Nilo não fica muito atrás, pois também é um dos maiores répteis do planeta. Esse predador já foi venerado nos tempos do Egito Antigo e se torna muito agressivo quando está próximo de um ser humano. A velocidade média desses animais na água varia entre 30 e 35 km/h.
Características Gerais
Assim como todo crocodilo, esse réptil é carnívoro mesmo sua boca não sendo a mais apropriada para cortar pedaços de carne. Os dentes curtos desse predador dificultam a mastigação e, para resolver esse problema, o crocodilo-do-nilo leva sua presa para dentro da água e espera a sua carne se tornar mais macia.
A fêmea do crocodilo-do-nilo põe seus ovos em ninhos na areia e espera entre 11 e 14 semanas para ver seus filhotes nascerem. O maior problema para essas mães crocodilos, que, por sinal, são mães muito cuidadosas, é que seus ovos são alvos fáceis de predadores, inclusive de outros crocodilos. Essas fêmeas constroem seus ninhos próximos à água, tomam conta deles por um período que varia entre 60 e 90 dias, prazo em que os filhotes saírem de seus ovos. As mães crocodilos protegem e cuidam de suas crias por pelo menos dois anos.
Durante grande parte de sua vida, os crocodilos levam uma rotina solitária com exceção dos locais em que existem grandes quantidades de alimentos. Mesmo assim, esses animais não costumam formar manadas ou cardumes. Com relação aos ninhos de crocodilos, se a temperatura varia entre 31°C e 34°C, os filhotes são machos. Por outro lado, se a temperatura estiver abaixo dos 30°C, os filhotes são fêmeas. Esses animais podem viver em água doce ou salobra, como nos rios e lagos da África Subsaariana.
Descrição Física
A cor dos crocodilos-do-nilo varia entre o bronze escuro e o preto na parte traseira de sua cauda. Além disso, o ventre deles é mais puxado para uma cor esbranquiçada. Os flancos desse animal são amarelos-esverdeados, mas possuem manchas escuras que estão espalhadas por meio de suas listras oblíquas. A cor desse réptil pode variar de acordo com o habitat em que ele vive; os crocodilos que habitam rios mais agitados costumam ser mais claros enquanto os que vivem em lagos ou regiões pantanosas podem ter um tom mais escuro em sua crosta. Em ambos os casos, eles têm olhos verdes.
Esse crocodilo é um quadrúpede, possui quatro pernas curtas e uma poderosa e robusta cauda. Além disso, ele tem uma forte mandíbula capaz de destruir as suas presas. Sua pele possui uma camada grossa de couro, placas ósseas e rígidas escamas que servem para protegê-lo de qualquer animal feroz. Os únicos pontos vulneráveis desses répteis são os seus olhos. Normalmente, esses animais têm uma vida longa e seus dentes e patas se regeneram caso sejam destruídos ou danificados. Outro ponto interessante é que os crocodilos conseguem passar uma enorme quantidade de tempo dentro da água e essa habilidade fica cada vez maior com o passar dos anos. Como as pupilas dos crocodilos se dilatam no período noturno, os crocodilos enxergam no escuro assim como os gatos.
Esses animais têm uma espécie de membrana que ajuda na proteção dos olhos e das glândulas lacrimais, pois ela limpa o globo ocular quando ele fica cheio de lágrimas. Tanto as narinas quanto os ouvidos e os olhos ficam alocados na parte de cima da cabeça, o que facilita para que o resto do corpo fique submerso embaixo da água. Suas cores lhe ajudam a se camuflar; os crocodilos mais jovens são cinzas, amarelos ou amarronzados, sempre com faixas transversais escuras no corpo e em sua cauda. Conforme esse animal envelhece, ele se torna mais escuro e suas faixas deixam de existir, principalmente aquelas que estão na parte de cima do corpo. Um crocodilo-do-nilo pode viver entre 70 e 100 anos.
Porte Físico
O crocodilo-do-nilo é o maior crocodilo africano e o segundo maior do planeta, atrás apenas do crocodilo-de-água-salgada. Os machos medem entre 3,5 m e 5 m, podendo atingir mais de 5,5 m em alguns casos. O comprimento das fêmeas varia entre 2,4 m e 3,8 m. O dimorfismo sexual é bem grande nesses répteis, pois os machos podem ser até 30% maiores do que as fêmeas. Em algumas espécies como o crocodilo-de-água-salgada, a diferença de tamanho não é tão grande assim.
O peso médio de um crocodilo-do-nilo varia entre 225 e 550 kg, apesar de alguns machos atingirem a marca de uma tonelada. O maior crocodilo dessa espécie já verificado vivia na Tanzânia e media 6,45 m e pesava aproximadamente 1090 kg. Outro grande crocodilo foi capturado na antiga cidade de Venda, na África do Sul, com 5,5 m de comprimento e incríveis 905,7 kg.
Algumas espécies com mais de sete metros foram relatadas algumas vezes, mas nada foi realmente comprovado. O maior crocodilo vivo chama-se Gustave e vive em Burundi, ele é famoso por supostamente devorar seres humanos inteiros. Ele tem 6 m de comprimento e seu peso ultrapassa uma tonelada. Nos dias de hoje, esses crocodilos gigantes são bem difíceis de encontrar, pois muitos deles foram vítimas dos caçadores da década de 1940 e 1950. Apesar de seu tamanho e peso, os crocodilos possuem grande velocidade quando estão a nado, podendo atingir até 35 km/h.
Alguns estudos afirmam que existem crocodilos-do-nilo em climas mais frios, como no extremo sul da África. Aparentemente, eles podem atingir até 4 m de comprimento. No casos dos crocodilos que vivem em Mali, no deserto do Saara e em outros locais da África Ocidental, eles medem apenas de 2 a 3 m. No entanto, eles agora são vistos como crocodilos-do-oeste-africano (Crocodylus suchus), uma espécie à parte da Crocodylus niloticus.
Poder da Mandíbula
Segundo o Dr. Brady Barr, que trabalha para o National Geographic desde 1997, a mordida de um crocodilo pode pesar até uma tonelada de pressão. Mas existe um fato curioso: os músculos que um crocodilo usa para fechar a boca são extremamente fracos, o que faz com que um ser humano consiga segurar a boca fechada de um crocodilo com as mãos usando apenas um pouco de força. A boca desse réptil tem um total de 64 a 68 dentes e eles ficam à mostra mesmo com a boca fechada. Existem cinco dentes na parte frontal da mandíbula superior, chamada de pré-maxila, 13 ou 14 dentes no restante do maxilar superior e 14 ou 15 em ambos os lados da parte de baixo da mandíbula.