Embora muitas pessoas achem os jacarés terríveis, esses répteis magníficos ajudam a manter um equilíbrio crítico em nosso ecossistema. Esse pobre animal parece ser vítima de uma imagem injustiçada. Por isso vamos ver qual é a utilidade dele na natureza:
Como o Jacaré é Útil na Natureza?
Os jacarés desempenham um papel importante na manutenção do equilíbrio do ecossistema. Sentados no topo da cadeia alimentar, os jacarés são predadores e ajudam a manter outras populações animais em equilíbrio. Cavando buracos e deixando trilhas por pântanos, eles criam habitats para peixes e invertebrados marinhos.
Os jacarés também ajudam a proteger as aves. Embora os jacarés tendam a comer filhotes que caem de seus ninhos, eles também gostam de comer guaxinins, que atacam os pássaros enquanto estão em seus ninhos.
Eles se alimentam com rapidez de nútrias invasoras (ou ratão do banhado, myocastor coypus), que causam danos terríveis às terras úmidas ao desnudar sua vegetação, e também abrigam depressões profundas que fornecem reservatórios durante as secas. Esses “buracos de jacaré” podem ser uma fonte de água salva-vidas para peixes, pássaros, tartarugas e outras criaturas.
O jacaré americano remonta a 150 milhões de anos, quando os dinossauros governaram a Terra. Mas sobreviveu à sua extinção catastrófica há cerca de 65 milhões de anos. Antes do século 20, o jacaré percorria o litoral atlântico de Nova Jersey até o sul e ao longo da costa do golfo. Podia ser encontrado também em torno da confluência dos rios Arkansas e Mississípi, e no Texas, ela variou para oeste, passando por San Antonio.
No entanto, o bicho robusto e blindado com mandíbulas longas e poderosas, com dentes ameaçadores, enfrentou quase extinção devido à caça excessiva durante a primeira metade do século 20. Foi urgentemente listada como uma espécie em extinção sob uma lei de 1967 que precedeu a Lei de Espécies em Perigo de 1973. Texas deu a proteção do jacaré em 1969.
Estados trabalhando lado a lado com agências federais reverteram o declínio do jacaré e trouxeram a criatura maravilhosa de volta ao status comum nos estados do sul. Foi removido da lista de espécies ameaçadas de extinção em 1987, mas ainda é protegido por leis estaduais. A caça ao jacaré é estritamente regulada.
Porém o importante realmente é que isso possibilitou que esses répteis continuassem a beneficiar a natureza com suas habilidades úteis.
Hoje em dia, é mais provável ver um jacaré em um rio ou lagoa do que vê-lo em um pântano pantanoso. À medida que os conjuntos habitacionais se infiltram nos habitats das zonas úmidas, sabe-se que os jacarés aparecem nas piscinas das pessoas.
Embora esses répteis volumosos, de 226 kg e 3 à 4 metros pareçam ameaçadores, os jacarés é que têm medo dos seres humanos. Isso não é surpreendente, já que quase os matamos.
Os jacarés vão fugir para evitar o contato com os humanos, a menos que sejam agressivamente abordados ou estejam defendendo seus filhotes, daí é provável que ataquem.
Seja qual for o caso, não mexa com um jacaré em nenhuma circunstância. Eles não são criaturas desajeitadas; eles são nadadores ágeis e rápidos que podem correr em terra a velocidades de 56 km para curtas distâncias. Evite assediar ou aproximar-se de jacarés e nunca os alimente ou tente pegar seus filhotes. Ao fotografar um jacaré, permaneça a pelo menos 9 m de distância.
Outros Fatos Sobre Jacarés
Primeiro- As pessoas não são a sua refeição preferida: Os jacarés gostam de se banquetear com uma variedade de anfíbios, pássaros, peixes, répteis e pequenos mamíferos, incluindo guaxinins e coelhos. No entanto, se sentirem algo espirrando na água, provavelmente morderão primeiro e farão perguntas depois.
Segundo- Jacarés são predadores eficientes: Para atacar suas presas, os jacarés se disfarçam ficando na água apenas com os olhos espiando acima da superfície. Eles normalmente esperam por algo para nadar ou andar e, em seguida, atacar.
Os predadores altamente eficientes são rápidos em terra e até mais rápidos em água.
Terceiro- Os jacarés tendem a ser tímidos, mas ainda são predadores: O jacaré americano é uma espécie de água doce, enquanto o crocodilo americano pode prosperar em habitats de água doce e salgada. Um especialista em anfíbios e répteis, recomenda que você nunca permita que crianças ou animais de estimação brinquem, nadem ou se exercitem em corpos d’água que esses répteis possam chamar de lar.
E um especialista em predadores, lembra-o de estar vigilante quando você está perto de linhas costeiras, especialmente entre o crepúsculo e o amanhecer, quando eles estão mais ativos. Dê-lhes o seu espaço e nunca os alimente, porque isso os deixará com menos medo das pessoas.
Quarto- Jacarés e crocodilos são ectotérmicos: Isso significa que eles não regulam internamente sua temperatura corporal. Em vez disso, eles dependem de fontes externas de calor para regular sua temperatura corporal e se deitar ao sol ou se mover para áreas com temperaturas mais quentes ou mais frias para fazê-lo.
Quinto- A maioria das populações de jacarés e crocodilos está com problemas: O jacaré americano, que é conhecido por viver na Flórida, Carolina do Norte e Oklahoma, foi listado como uma espécie ameaçada desde 1979 pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.
O crocodilo americano está ameaçado na Flórida, e está ameaçado em toda a América do Sul e Central e no Caribe. As demandas por carne de jacaré e peles de répteis resultaram em sua agricultura, mas os esforços de conservação estão em andamento para ajudar a restaurar as populações.
Sexto- Origem do seu nome: Os primeiros exploradores espanhóis no Novo Mundo chamavam-no de el lagarto, que significa lagarto. Os exploradores ingleses pronunciavam erroneamente a palavra como allagarter, que mais tarde se tornou jacaré. Seu nome científico é alligator mississippiensis.
Sétimo- A família do jacaré: Sua família chama-se alligatoridae, ela consiste de duas espécies: o jacaré americano nativo dos EUA e o jacaré chinês nativo da China. O jacaré chinês é altamente ameaçado: mais vivem em zoológicos do que na natureza.
Oitavo- Jacaré ou crocodilo: Apesar de semelhantes, são répteis diferentes. Jacarés têm um focinho largo e redondo; crocodilos um focinho estreito e pontudo. Crocodilos americanos (crocodylus acutus) vivem na Flórida, não no Texas.