Por mais que o nome lírio rapidamente remeta o pensamento às flores, o lírio-do-mar é um animal marinho e não uma flor que cresce no fundo do oceano. Assim, como animal invertebrado que é, o lírio-do-mar apresenta características e detalhes completamente especiais que ajudam um pouco a entender o que acontece com as espécies distintas no fundo do oceano.
Assim, é possível ter acesso de forma mais ampla ao comportamento do ecossistema marinho, algo muito distante da realidade da maioria das pessoas. Isso porque o ecossistema do mar é muito complexo e extremamente atrativo para qualquer pessoa que tenha interesse pela biologia.
Assim, espécies diferenciadas, peixes atípicos e algas muito anormais podem ser encontradas quando se pretende estudar mais a fundo as nuances do mar e as suas peculiaridades. Logo, o lírio-do-mar faz parte desse conjunto exótico de itens marinhos que chamam muito a atenção pela forma como interagem com o meio-ambiente.
Conheça o Lírio-do-Mar
Assim, o lírio-do-mar é um animal que habita o planeta Terra há milhões de ano e existe até os 6 mil metros de profundidade, ambiente no qual muitas espécies são completamente desconhecidas para as pessoas até hoje.
Assim, calcula-se que o lírio-do-mar foi uma das primeiras espécies animais a habitar a Terra que ainda estão vivas, embora o número de exemplares de lírios-do-mar seja cada vez menor a cada ano.
Isso porque, com as constantes variações que o mar sofre e pela forma como o ambiente marinho é afetado, o lírio-do-mar acaba por perder espaço diariamente para outros animais e para outros seres em geral, já que a oferta de alimentos varia e apenas as espécies mais adaptadas são capazes de sobreviver por muito tempo. Dessa forma, atualmente o número de lírios-do-mar é pequeno quando comparado ao passado e esse número deve seguir em queda.
Estrutura Física do Lírio-do-Mar
Ademais, o lírio-do-mar são animais relacionados biologicamente ás estrelas-do-mar e ouriços. Assim, pela proximidade biológica, o comportamento do lírio-do-mar não é tão diferente quando comparado a esses seres marinhos. Contudo, diferentemente desses parentes próximos, o lírio-do-mar possui uma anatomia que mais o assemelha a uma planta do que a um animal.
Assim, há uma haste que sustenta o restante do corpo e faz com que o lírio-do-mar seja, à primeira vista, comparado muitas vezes com um vegetal e não identificado com o animal que é. Já a cor do lírio-do-mar pode variar muito, a depender da profundidade em que está, da quantidade de energia solar que recebe, de como consegue buscar nutrientes e, ademais, do seu tamanho.
Porém, de uma forma geral, o lírio-do-mar apresenta as cores vermelha, rosa e amarela. Em sua estrutura, o lírio-do-mar pode apresentar corpo ramificado e mais complexo ou uma estrutura física mais simples, o que depende de cada animal.
De qualquer forma, o certo é que o lírio-do-mar gera muito interesse em muitas pessoas que desejam conhecer mais a respeito da vida marinha.
Com anatomia diferenciada e comportamento também atípico, o lírio-do-mar vem sendo cada vez mais estudado, até mesmo pela queda no número de exemplares disponíveis na natureza.
Veja abaixo mais informações a respeito do lírio-do-mar, esse animal marinho tão complexo.
Qual a Simetria Corpórea do Lírio-do-Mar?
Pela sua estrutura física diferente do habitual, é normal que apareçam questões a respeito do lírio-do-mar. Assim, diversos estudos já foram desenvolvidos para responder a esses questionamentos sobre o lírio-do-mar. Entre eles está a questão da simetria corpórea do lírio-do-mar, que nada mais é do que uma visão de como o corpo do animal pode ser dividido e como ficariam as partes se esse corpo fosse dividido ao meio.
Assim, o lírio-do-mar possui simetria radial, baseada em um corpo com cinco lados. O tipo de simetria não é tão diferente quando comparado a outros animais marinhos.
Características do Lírio-do-Mar
O lírio-do-mar possui características muito bem definidas na maioria dos casos, embora haja exceções a depender da profundidade que o lírio é encontrado no ambiente marinho.
Assim, o lírio-do-mar é composto por um corpo de 5 braços, que fica muito visível para os mergulhadores no momento do estudo. Ademais, apêndices pequenos se estendem pelas laterais do braço do animal, criando algo que lembra uma pena. Além disso, o lírio-do-mar ainda costuma se fixar aos locais a partir de um pé flexível.
Junto ao lírio-do-mar, em geral, é possível achar também outros animais que atuam em conjunto com o lírio-do-mar para sobreviver. Ademais, vegetais também podem ser vistos em conjunto com o lírio-do-mar, já que esse é uma fonte de proteção para seres mais fracos que não conseguem competir sozinhos contra outros animais.
A Alimentação do Lírio-do-Mar
O lírio-do-mar costuma ter uma dieta muito bem balanceada, que em geral envolve vegetais do mar.
Assim, o lírio-do-mar não costuma competir por comida com peixes grandes ou animais marinhos de grande porte, se contentando em consumir algas e demais vegetais que possam aparecer.
Contudo, quando em situação em que a oferta de alimentos é grande, o lírio-do-mar consegue reagir de forma mais ativa e, assim, escolher a alimentação que deseja. Contudo, quando a oferta de alimentos não é muito grande, o lírio-do-mar apenas absorve a comida que lhe é disponibilizada.
Habitat, Reprodução e Ameaças ao Lírio-do-Mar
O lírio-do-mar vive fixado em substratos, o que lhe confere estabilidade para buscar alimentos sem perder a segurança. Assim, rochas são grande aliadas do lírio-do-mar no ambiente marinho, já que são usadas por esses animais com frequência.
Além disso, na reprodução o lírio-do-mar se reproduz de forma sexuada e apresenta sexos separados – o macho e a fêmea, naturalmente. Assim, os gametas são liberados pelo macho e a fêmea consegue capturá-los.
Quanto às ameaças ao lírio-do-mar, a poluição do mar é o principal problema para a manutenção da vida desse animal. Assim, com o mar mais sujo e com as temperaturas marinhas aumentando de forma considerável, os problemas para o lírio-do-mar são aqueles que os outros seres marinhos também enfrentam e deverão enfrentar ainda mais nos próximos anos.
Fora isso, o lírio-do-mar apresenta naturalmente uma queda no número de exemplares, o que acontece já há muitos séculos com o animal.