Não há muitas dúvidas, em todo o mundo, que os cachorros são os grandes parceiros das pessoas no reino animal. Dessa forma, a relação entre homem e cão é sólida há muito tempo, já que os cachorros aprenderam há milhares de anos que estar perto das pessoas poderia trazer muitos benefícios para eles. Por outro lado, as pessoas fazem uso dos cães para uma série de objetivos, que incluem defesa do território e até mesmo a companhia.
Isso porque, atualmente, o mais comum é que os animais domésticos sejam utilizados para servir de companhia, seja para crianças ou mesmo para família inteiras. Logo, as raças mais comuns de cães de estimação são aquelas que se relacionam com a companhia.
Essas raças são marcadas por apresentar indivíduos pequenos ou, no máximo, de médio porte, com traços de doçura e delicadeza em sua personalidade. Portanto, os cães que vivem nas casas são, em geral, muito afeitos ao convívio com as pessoas.
De toda forma, muitas vezes surge a necessidade de adestrar o cão, ensinando a ele técnicas das mais variadas. Essas técnicas podem incluir uma série de truques, além de questões relacionadas à higiene dos animais. Há, inclusive, uma série de canis e espaços especializados apenas no adestramento de animais, o que faz com que o seu animal de estimação se torne mais prático e inteligente, facilitando ainda mais o convívio com a sociedade humana.
Dessa forma, com o intuito de realmente deixar os cães mais próximos daquilo que as pessoas entendem como civilidade, tem crescido muito a busca por tais espaços especializados. Porém, muitas pessoas ainda se questionam se determinada raça de cachorro pode ser adestrada ou, então, qual a melhor raça de cão para adestrar.
A verdade é que tudo isio depende de muitos fatores, já que cada indivíduo, ainda que seja um animal, é diferente e único. Contudo, há, sim, algumas raças que desenvolvem de maneira mais rápida o aprendizado.
Qual a Raça de Cão Mais Fácil de Adestrar?
Há muitos questionamentos a esse respeito, já que as pessoas costumam confundir experiências isoladas com regras imutáveis. Assim, nem sempre uma experiência ruim no adestramento de certa raça de cachorro indica que aquela raça não é boa para o processo, pois isso depende de diversos fatores e, talvez, a sua experiência tenha sido até mesmo diferente da regra para aquele animal.
De toda maneira, como montar um ranking pode ser difícil e questionável, vale citar os cães mais fáceis de adestrar sem exatamente montar uma lista de posicionamento. Nesse caso, o golden retriever, o poodle e o pastor-de-shetland estão entre as raças mais famosas por serem fáceis de adestrar.
Porém, uma série de outros animais que também são conhecidos por essa facilidade no adestramento, como: doberman, pastor alemão, border collie, papillon e ainda alguns outros.
De toda maneira, é interessante notar que cães de médio e pequeno porte costumam ser muito inteligentes, embora isso esteja longe de significar que os cachorros maiores sejam mais complicados de lidar.
Golden Retriever
O golden retriever é um dos cachorros mais fáceis de lidar, já que o animal é muito inteligente e gosta bastante de estar em contato com as pessoas. Dessa maneira, o golden retriever é muito recomendado para as crianças, pois pode facilmente criar uma relação de proximidade com os pequenos.
Porém, algo interessante de notar é que essa raça também é muito boa quando se trata de adestramento, pois o perfil do animal contribui bastante para todo o trabalho praticado pelos profissionais. Um grande motivo para essa facilidade toda de adestramento para o golden retriever é o fato de o animal ser muito leal.
Portanto, essa lealdade do golden retriever acaba por tornar ainda mais fácil a reprodução de movimentos para a raça. Além disso, a característica também ajuda na questão de obedecer a ordens, algo muito importante quando se trata de treinar um animal.
Ademais, o golden retriever pode até mesmo ser usado como cão-guia após uma boa fase de adestramento, já que o cão lida muito bom com todo o processo de treinamento. Assim, o golden retriever está entre as raças mais bonitas de todo o mundo, mas também aparece como um dos cães mais fáceis de adestrar do planeta.
Poodle
O poodle é um dos cachorros mais conhecidos em todo o mundo, já que a raça ficou famosa pelo fato de ser muito utilizada como companhia para as pessoas. Assim, ainda que o poodle tenha sido pensado como um cachorro de caça em sua origem, a grande verdade é que essa raça está entre as mais inteligentes de todo o mundo e, com o tempo, o animal logo se tornou um cão de companhia.
Além disso, o poodle possui uma memória muito boa, o que ajuda no momento de reconhecer o instrutor e, além disso, quando se faz necessário lembrar as ordens. Dessa forma, o animal acaba por ser muito utilizado para o adestramento profissional, havendo sempre muitos exemplares de poodle em competições de cães em todo o planeta Terra.
Outro ponto muito interessante é que o poodle se mostra um cão bastante versátil, capaz de se acostumar com pessoas diferentes a todo momento, sem exigir um grande tempo de adaptação. De toda maneira, é primordial que o animal seja capaz de reconhecer a autoridade, algo chave no processo de adestramento e que, por vezes, o poodle pode ter certa dificuldade em executar.
Labrador
O labrador não está exatamente em todas as listas de animais fáceis de adestrar, mas é interessante notar como cachorros grandes também podem ser muito inteligentes e capazes de receber ordens.
Dessa forma, o labrador está, sim, entre as raças de cachorros mais fáceis de adestrar, já que o animal é muito inteligente e possui também uma memória muito boa. Portanto, o labrador acaba por ser a escolha de muitas pessoas que desejam competir com animais em torneios de adestramento. Isso porque a raça, além de tudo, ainda é muito boa para nadar e saltar obstáculos, algo que algumas outras raças de cães não são capazes de fazer tão bem.