O ovo é um alimento prático e bastante popular, principalmente os ovos de galinha e codorna. Do ponto de vista biológico, o ovo é o zigoto dos animais (ou seja, a célula resultante da fecundação).
A versatilidade do ovo, aliada aos seus benefícios nutricionais vem conquistando cada vez mais adeptos. É comum as pessoas optarem por consumir ovos antes de atividades físicas, em alguns casos, apenas a clara dos ovos.
Mas, afinal, qual a parte do ovo tem mais proteína? A clara e a gema?
Neste artigo, sua dúvida será respondida e você ainda conhecerá outras dicas e informações sobre este alimento.
Então venha conosco e boa leitura.
Informação Nutricional para 50 Gramas de Ovo
Considerando o ovo em sua totalidade (isto é, clara e gema), para 50 gramas de ovo é possível encontrar a concentração de 74 Kcal e 0,6 gramas de carboidratos. Já no caso das proteínas, a concentração é de 6,3 gramas (em algumas literaturas pode ser descrito outros valores, tais como 7,2 gramas) ; 5 gramas de gorduras totais;1,55 gramas de gorduras saturadas; e 274 miligramas de colesterol.
Em relação à concentração de minerais e vitaminas presentes nas mesmas 50 gramas de ovo, estão presentes 260 UI (unidades internacionais) de vitamina A; 20 miligramas de Cálcio e 1 miligrama de Ferro.
Também é possível encontrar a vitamina E, vitamina D, vitaminas do Complexo B, vitamina K, ácido fólico, Zinco, Magnésio e Selênio; além do ômega 3. Esses últimos elementos não aparecem com a quantidade definida precisamente na maioria das literaturas.
Benefícios do Consumo de Ovos: O Alto Poder Nutricional da Gema
A concentração das vitaminas e sais minerais está presente sobretudo na gema, a qual fornece de 10 a 20% da dose diária recomendada das vitamina A, D, E e K.
Outros elementos incluem o ômega 3 (excelente contra o envelhecimento), colina (um dos nutrientes pertencentes ao complexo B, com função de auxiliar a memória e a inteligência), ácido fólico e alguns minerais.
A gordura encontrada na gema é monoinsaturada, a mesma presente no azeite de oliva.
Benefícios do Consumo de Ovos: Saúde da Pele, Unhas e Cabelos
A presença de proteínas de alta qualidade favorece que a produção de colágeno. Outro fator favorável é a presença do nutriente biotina, assim como das vitaminas do Complexo B, os quais favorecem o crescimento saudável dos cabelos, assim como combatem a fragilidade das unhas.
Benefícios do Consumo de Ovos: Combate ao Envelhecimento Precoce
Além do ômega-3, o ovo contém outros elementos com ação antioxidante, tais como os carotenoides, as vitaminas A e E, o Zinco, o ácido fólico, o Magnésio e o Selênio. A ação antioxidante consiste basicamente na proteção das células contra a ação dos radicais livres.
Qual a Parte do Ovo que Tem Mais Proteína? Clara ou Gema
A maior concentração de proteínas do ovo sem dúvida está presente na clara, estrutura na qual não há presença de gordura.
Na gema, há uma grande concentração de vitaminas e sais minerais, assim como gordura monoinsaturada, mas também existe certa concentração de proteínas, embora em menor quantidade do que em comparação à clara.
https://www.youtube.com/watch?v=7zPDSA_yMrc
Antes do Treino, Deve-se Comer só a Clara ou A Clara e A Gema?
Antes de um treino físico muito intenso, no qual é necessário que haja certa digestão imediata de proteínas, não é muito aconselhável ingerir a gema, uma vez que a mesma pode tornar mais lento o tempo de digestão e absorção das proteínas da clara. Nestes casos, a sugestão é comer somente a clara antes e a gema depois.
Caso as atividades físicas não sejam muito intensas, não há problemas no consumo conjunto de clara e gema.
Top Alimentos de Origem Animal com Maior Concentração de Proteínas
Considerando uma porção de 100 gramas, a nutricionista Tatiana Zanin do site “Tua saúde” aponta a carne de frango como a grande campeã, com 32,8 gramas. Nas demais posições, estão o bacalhau salgado cru com 29 gramas de proteína; a carne de vaca, com 26,4 gramas; os queijos em geral, com 26 gramas; o atum fresco, com 25,7 gramas; o mexilhão, com 24 gramas; o presunto, com 25 gramas; e a carne de porco (lombo), com 22,2 gramas.
No caso do ovo, considerando a quantidade de 100 gramas e não 50 gramas (como exemplificado anteriormente), a concentração é de aproximadamente 13 gramas de proteína.
Outras fontes de proteína animal estão no iogurte, leite, kefir, outras carnes e frutos do mar (pato, codorna, coelho, camarão, caranguejo).
Top Alimentos de Origem Vegetal com Maior Concentração de Proteínas
No caso da proteína de origem vegetal, é possível encontrar esse elemento em alimentos como a soja, a qual contém 12,5 gramas de proteína para cada 100 gramas do alimento; quinoa, com 12 gramas de proteína; sementes de milhete, com 11,8 gramas; e trigo sarraceno, com 11 gramas de proteínas.
Os grandes campeões neste quesito sem dúvida são o amendoim (25,4 gramas para cada 100 gramas) grão de bico (21,2 gramas), as amêndoas (21,6 gramas) e as sementes de gergelim (21,2 gramas). Em seguida, estão as nozes (16,7 gramas); castanha do Pará (14,5 gramas); e ementes de linhaça (14,1 gramas).
Considerando a mesma quantidade de 100 gramas, outros alimentos com considerável concentração de proteína vegetal são as lentilhas (com 9,1 gramas); o tofu (8,5 gramas); o feijão (6,6 gramas); e a ervilha (6,2 gramas).
O conhecimento da concentração de proteínas vegetais é importantíssimo, sobretudo para aqueles que seguem uma alimentação vegetariana. A ingestão de uma quantidade diária adequada de aminoácidos auxilia na manutenção e formação de células, músculos e hormônios corporais.
*
Depois de conhecer um pouco mais sobre os benefícios do consumo de ovo, sua concentração proteica, assim como outras dicas adicionais; nossa equipe o convida para continuar conosco e visitar também outros artigos do site.
Aqui há muito material de qualidade, abordando diversos tópicos dentro da área de ciências biológicas e da saúde.
Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa.
Até as próximas leituras.
REFERÊNCIAS
Marie Claire. Os benefícios do ovo para a saúde e beleza. Disponível em: < https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2017/08/os-beneficios-do-ovo-para-saude-e-beleza.html>;
NIT. Devemos comer só a gema, ou a clara e o ovo inteiro? Disponível em: < https://nit.pt/fit/09-19-2015-devemos-comer-so-a-gema-so-a-clara-ou-o-ovo-inteiro>;
ZANIN, T, Tua Saúde. Principais alimentos ricos em proteína. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-proteinas/>.