Os animais são, em geral, muito próximos às pessoas. Assim, ainda que essa proximidade nem sempre seja boa para os animais, o mais comum é que muitas das espécies de todo o mundo aceitem bem a convivência com humanos. Porém, o certo é que nenhum animal de todo o mundo é capaz de aceitar tão bem a convivência com as pessoas quanto os cães.
Dessa maneira, os cachorros são, sem dúvidas, animais muito dóceis e que sabem lidar muito bem com as pessoas. Em troca, as pessoas costumam oferecer carinho, boa alimentação e um abrigo confortável para eles. Um dos grandes exemplos da boa relação entre pessoas e cães é, assim, o pastor-alemão. Cachorro de porte grande, podendo chegar aos 45 quilos quando macho e adulto, o pastor-alemão é forte e muito inteligente. Porém, por mais que o animal possa parecer assustador à primeira vista, um simples contato inicial bem realizado já pode fazer com que o pastor-alemão se derreta.
Para isso, contudo, é preciso que o contato seja realizado de forma correta e amistosa, além de o animal ter sido criado com pessoas ao seu redor. Em todo caso, o pastor-alemão é solícito. Contudo, até mesmo um pastor-alemão pode se tornar agressivo ou desajeitado com o tempo, exigindo um adestramento. Mas você sabe qual o melhor momento para adestrar o seu cachorro dessa raça? Se não, veja abaixo tudo sobre o adestramento do pastor-alemão.
A Melhor Idade Para Adestrar o Pastor-Alemão
O pastor-alemão é um cachorro grande e forte, apesar de bastante calmo no contato com as pessoas, desde que já esteja acostumado com isso. Portanto, respondendo ao questionamento de muitos, o pastor-alemão pode ser adestrado em todas as idades, a depender da vontade do dono.
Contudo, em geral o mais recomendado é que o pastor-alemão seja adestrado ainda quando filhote, até mesmo para facilitar a vida do cão posteriormente e a sua relação com o mundo ao redor. Ademais, por ter menos força quando filhote, o pastor-alemão pode representar um risco menor caso tenha mudanças de humor repentinas em razão do adestramento, o que pode acontecer com todas as raças.
Para adestrar um pastor-alemão filhote, o mais recomendado é que o animal seja apresentado, antes e tudo, ao mundo. Nesse caso, leve o cão para passear, para conhecer as pessoas, os estímulos externos, outros cães e animais. Dessa maneira, será mais simples dar prosseguimento ao processo de adestramento.
Adestrando Um Pastor-Alemão Quando Filhote
O pastor-alemão pode ser adestrado quando adulto e também quando filhote, a depender da vontade do dono. Todavia, se o animal for adestrado ainda quando filhote, antes é necessário mostrar tudo o que o mundo possui e pode oferecer a ele. No caso, faça com que o seu cão sinta os cheiros, sabores e estímulos do mundo, com outros cães, pessoas, crianças e tudo mais.
Esse contato deve ser positivo, para evitar traumas para o cachorro e facilitar o processo de adestramento. Animais adestrados quando jovens tendem a ser mais eficientes e obedientes, diferentemente daqueles mais velhos e que já possuem muitos vícios adquiridos ao longo da vida.
Dessa maneira, não é preciso ser muito duro ou usar de métodos agressivos com o cão, já que filhotes podem entender melhor e aceitar de forma mais fácil o que você tenta transmitir.
Outro ponto importante é que os filhotes têm mais energia, o que pode ser até mesmo positivo, desde que você esteja disposto a fazê-lo gastar toda essa energia. Há uma série de treinamentos que obrigam o animal se cansar e eles podem ser muito úteis com os mias jovens.
Adestramento Para Cães Adultos
O pastor-alemão pode ser adestrado quando filhote, o que é mais recomendado para evitar problemas futuros. Contudo, caso você tenha um animal dessa raça e ainda não tenha pensado em adestrá-lo, saiba que nunca é tarde para começar. Portanto, um dos grandes destaques do pastor-alemão, seja qual for a sua idade, é servir muito bem como companheiro das pessoas.
Para tal, o pastor-alemão faz uso da obediência e da sua inteligência, realizando aquilo que é ordenado. Logo, não deve ser tão complicado adestrar um pastor-alemão, ainda que o animal já ão seja mais um bebê. Animais maiores podem ter doses também maiores de reforço negativo, mas, em geral, as pessoas preferem o método de adestramento que usa o reforço positivo.
Nesse caso, o pastor-alemão é recompensado a cada vez que realizar algo de bom e útil. Com o tempo, o animal fará a correlação entre a tarefa executada e o ganho de um presente ou petisco. Vale lembrar que o treinamento não pode ser demorado, sobretudo quando o cão já for adulto. Assim, com um treino mais curto será possível fazer com que o seu animal preste a devida atenção àquilo que você está propondo.
Características do Pastor-Alemão
O pastor-alemão é um dos cães mais conhecidos de todo o mundo e, naturalmente, não é nada diferente no Brasil. Dessa maneira, o pastor-alemão está entre aqueles animais populares do país, estando presente em muitas casas.
De grande porte, o pastor-alemão pode chegar até os 45 quilos quando adulto e alimentado da forma correta, mas vale lembrar que apenas os machos são capazes de atingir esse peso. As fêmeas, em contraponto, apenas chegam aos 35 quilos. Já em termos de altura, o pastor-alemão chega até os 60 centímetros, o que torna esse animal relativamente alto e bastante pesado.
Assim, a aparência de forte do pastor-alemão se torna ainda mais nítida. Esse animal costuma viver de 9 a 12 anos, embora seja possível que um pastor-alemão viva até mais que isso, o que sempre depende das condições de tratamento do animal, se ele pratica atividades físicas e muitos outros detalhes.
O pastor-alemão ainda é tido como um cão muito fiel às pessoas, além de eficiente naquilo que é proposto e bastante atento a tudo que lhe é transmitido. Inteligente, a raça também se faz popular pelo fato de ser forte e não ter medo de muitas coisas. Por fim, o pastor-alemão é um grande animal e pode ser utilizado de inúmeras maneiras.