No post de hoje, vamos aprender as principais diferentes existentes entre tigre, onça e pantera. Continue lendo para saber tudo sobre esses felinos…
Principais Características do Tigre
O tigre, Panthera tigris, é considerado como o maior felino que existe. Ele se classifica em carnívoro e mamífero, da mesma forma que acontece com os demais animais do gênero Panthera (como o leopardo, a onça-pintada e o leão).
Ao todo, foram 8 espécies diferentes descritas pelos cientistas. No entanto, somente 5 delas ainda sobrevivem. São elas: Tigre de Bengala, Tigre do Sul da Índia, Tigre de Sumatra, Tigre Indochinês e o Tigre Siberiano. Essas espécies localizam-se na Ásia, desde a Sibéria até as ilhas de Bornéu, e também na Indonésia, em Sumatra. Os locais habitados pelo tigre, normalmente, são as florestas úmidas, as estepes geladas e os bosques.
Confira Abaixo as Principais Características Do Tigre:
O comprimento varia de 1,4 a 2,6 m, sem considerar a cauda que, sozinha, pode medir mais de 1 m. Em cada uma das patas dianteiras tem 5 dedos. E 4 dedos nas patas traseiras. O peso do tigre varia entre 130 a 320 kg. Possui uma mandíbula enorme, dentes afiados e grandes. As suas garras são bem fortes. Esse felino possui uma forma de andar bem macia. A maior parte dos tigres são noturnos. Gostam de caçar durante a noite, pois enxergam muito bem no escuro.
A sua audição é aguda, conta com um olfato bem apurado e sobe facilmente em árvores. A maior parte dos tigres possuem os pelos em tom bege-escuro, da mesma cor que as folhas velhas de árvores ou da cor de uma rocha sem nenhuma vegetação. Como são da mesma cor, os tigres se escondem em ambientes com esses itens (folhas velhas e rochas) para atacarem as suas presas.
Para o tigre conseguir o seu alimento, é fundamental preparar uma emboscada, pois não é do tipo de animal que consegue correr longas distâncias. Como as suas patas são bem acolchoadas, eles rastejam em um silêncio completo, até ficarem bem perto da sua presa. O peso da presa pode variar de 30 a 900 kg. E o tigre consegue comer até 18 kg de uma vez. Depois dessa refeição, ele passa alguns dias sem precisar se alimentar novamente. Os seus principais alimentos são: ursos, veados, porcos selvagens, cervos e ruminantes de tamanhos variados.
Principais Características da Onça
A onça é outro felino classificado como carnívoro e mamífero também. Tem o corpo coberto por manchas pretas, o que lhe conferiu o nome popular de “onça-pintada”. Outros nomes dos quais também é conhecida são onça-preta e jaguar.
A onça é o maior felino das Américas, e o 3º maior do mundo, ficando atrás apenas dos leões e dos tigres. Ela desempenha um papel ecológico muito importante. Como é um predador, a onça contribui para equilibrar as populações das suas presas.
Confira Abaixo as Principais Características Da Onça:
Normalmente, ela vive em florestas densas, espalhadas pela América Central, do Norte e do Sul. Gosta de caçar à noite, pois também é um animal noturno. Durante o dia, a onça dorme bastante em cima de árvores ou próximo à rios. As onças são excelentes nadadoras, e conseguem permanecer na água por muito tempo.
As onças costumam se lamber na hora de limparem os seus pelos. E umas lambem as outras. Ao contrário do que acontece com os leões, quando as onças são maiores, elas se tornam animais solitários. São muito territorialistas. Para demarcarem o seu território, usam excrementos, urina e marcas das garras, principalmente nas árvores.
A onça-pintada tem mandíbulas bem fortes. Seus dentes são afiados e resistentes. Dentre o mundo animal, a mordida da onça-pintada é considerada como uma das mais fortes. Na hora da caça, a onça, normalmente, procura pela cabeça e pelo pescoço da sua presa, que pode acabar morrendo na mesma hora por sufocamento ou por lesão no cérebro, devido à força despendida pelo animal.
Normalmente, as fêmeas são menores do que os machos. O peso da onça varia entre 35 e 130 kg. E pode medir entre 1,7 a 2,4 metros de comprimento. A pelagem da onça-pintada é uma das suas principais características. A cor pode variar de amarelo-claro ao castanho, e possui várias manchinhas em forma de roseta. Elas são de tamanhos variados, e atuam como se fossem a impressão digital desse felino. Dessa forma, as manchas fazem cada onça ser única.
A onça-pintada se alimenta de outros animais, como queixadas, veados, tatus, jacarés e catetos. Ela costuma viver solitária, e só interage com os indivíduos do sexo oposto para se reproduzir.
Principais Características da Pantera
Pantera é o nome dado à um tipo de onça que se difere das demais pela cor da sua pelagem. São duas as variedades de Pantera: de pelagem preta e de pelagem branca. Todas as demais características das suas variedades são iguais.
Confira abaixo as principais características da pantera:
O comprimento desse felino pode variar de 1,20 a 1,80 m, incluindo a sua cauda. Tem cerca de 1,20 de altura. O tamanho da cabeça da pantera não é muito grande, com um destaque para as suas orelhas, que têm um formato pontudo. O seu maxilar é tão forte, que consegue estraçalhar até um elefante. Os seus olhos são bem grandes.
A pantera não possui nenhuma mancha na sua pelagem. A variedade preta possui melanismo, que é a produção de melanina em excesso, o que faz com que a sua pelagem seja totalmente preta.
Quanto à pantera branca, o que acontece nesse caso é uma espécie de distúrbio genético, que não permite a produção da melanina, substância responsável pela cor dos olhos, dos pelos e da pele. Com relação à pantera branca, ela possui pouca ou nenhuma melanina nos pelos e na pele, com exceção dos olhos.
As panteras conseguem rugir, são animais mais reservados e recebem o apelido de “fantasma da selva”. Não costumam caçar em grupos. Sobem facilmente em árvores, o que aprendem ainda filhotes. Essa habilidade é desenvolvida para que possam fugir de ataques.
Em geral, as panteras vivem na América, em florestas tropicais. Poderiam também viver em montanhas. No entanto, esse território já pertence ao puma. Caso a pantera tentasse atacá-lo, certamente perderia a briga. Por isso, ela prefere permanecer em seu devido lugar, e preservar a paz.