Constantemente confundidos com os furões, os ferrets estão cada vez mais conquistando os lares e os corações dos brasileiros, sabia?
Chegar em casa com um ferret pode causar surpresa, afinal, todo mundo está muito mais acostumado a adotar outros pets, como cães e gatos!
Para algumas pessoas esse pode ser considerado um bichinho um tanto quanto estranho, bem como desengonçado e um tanto diferente, mas isso está mudando com o passar do tempo! – há quem os defina como apaixonantes!
Esses pequeninos podem apresentar um comportamento bem peculiar, sendo que geralmente podem ser bastante agitados, adoram boas brincadeiras e ainda fazer muitos saltos e se manter ocupados explorando o ambiente em que vivem!
Os ferrets adoram receber colo, mas isso não quer dizer que não sejam absolutamente independentes. Mesmo sendo animais exóticos, eles podem ser relacionados a uma mistura entre o cão e o gato!
Curiosos? Muito! Os Ferrets Precisa De Cuidados Por Conta Desse Lado De Sua Personalidade!
Uma coisa é certa: os ferrets são animais muito (muito mesmo) curiosos, e embora isso seja interessante também pode ser um ponto de perigo dentro de casa.
Isso porque, normalmente, eles costumam se enfiar em buracos, e diante disso, todo o cuidado é pouco, principalmente se tratando de alguns ambientes da casa, como banheiros e também áreas de serviços, bem como gavetas e até mesmo janelas.
Mas, isso não impede a facilidade de lidar com esses pequeninos simpáticos, sendo que os ferrets são ótimas opções para ter em casa, principalmente para quem vive em apartamentos.
Isso porque seu porte é pequeno e, por isso, ele ocupa pouco espaço, e os cuidados também podem ser bastante simples de uma forma geral. Ele é um animal que aprende extremamente rápido a fazer suas necessidades nos locais indicados!
No dia a dia os cuidados são básicos, sendo que é preciso apenas ter o cuidado de disponibilizar água, comida e ainda manter a sua casinha devidamente limpa!
A única recomendação, na verdade, é evitar deixá-los soltos pelo ambiente do lar quando estiverem sozinhos, porque isso pode render experiências bem traumatizantes – afinal, lembre-se que eles são muito curiosos e adoram sair explorando!
Embora a adoção desse animal esteja se tornando cada vez mais recorrente, muitas pessoas acabam encontrando dificuldades com relação à veterinários que sejam especializados.
Da mesma maneira que os demais pets, é importante ter em mente que os ferrets precisam ser devidamente vacinados contra algumas condições, como no caso da cinomose e também a raiva – porém, é necessário recorrer às vacinas próprias!
É importante ainda evitar o contato do ferret com pessoas que estejam gripadas. Isso porque esse animal é totalmente suscetível à gripe humana!
Sabendo Diferenciar O Ferret Do Furão!
O nome científico do ferret é Mustela putorios, que popularmente os brasileiros costumam chamar de furão.
Mas, mesmo que ambos sejam bem parecidos e que seus nomes também sejam indicados como sinônimos é sempre importante destacar que se tratam de animais diferentes no final das contas!
De maneira geral, o ferret consiste em um animal de estimação exótico, que é importado diretamente dos Estados Unidos. Já o furão (Galictis cuja) é totalmente brasileiro!
Não há notícias oficiais de criação doméstica de furões por aqui, mas ela é controlada por meio do Ibama, que é a sigla indicada para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis!
De acordo com as regras elaboradas pelo órgão, os ferret devem, impreterivelmente, ser cadastrados ainda enquanto estão nos Estados Unidos. Outro detalhe, é que eles somente podem ser comercializados em locais que tenham licenciamento aqui no Brasil.
Além disso, eles devem ser submetidos a um procedimento para a retirada de suas glândulas de odor. Isso porque eles são semelhantes a uma espécie de gamba e, por conta disso, a extração dessa glândula é fundamental!
Mesmo Ainda Sendo Pouco Comum, É Cada Vez Mais Comum A Adoção Dos Ferrets No Brasil!
Mesmo sendo ainda pouco comum por aqui no Brasil, a domesticação dos ferrets é algo que acontece a bastante tempo! Isso tanto é verdade que muitos pesquisadores descobriram indícios de sua origem ainda no Egito.
Nos primórdios, e segundo relatos de historiadores, os ferrets eram basicamente usados para realizar a caça de pequenos roedores – isso considerando mais de 2 mil anos atrás!
E isso é algo que faz total sentido, uma vez que o ferret é um excelente caçador – e foi justamente essa característica que fez com que ele chegasse até os Estados Unidos, onde eram muito usados para capturar ratos nos navios!
E nos dias de hoje é bastante comum ver os ferrets sendo criados como animais de estimação por lá. De acordo com algumas estimativas, ele pode estar presente em cerca de 9 milhões de residências americanas!
Por conta disso, o ferret é atualmente o terceiro animal mais vendido nos pet shops em atividade nos EUA, ficando atrás somente dos cães e também dos gatos!
Os Ferrets Estão Conquistando Os Brasileiros!
A preferência por esse pequenino como animal de estimação começou a se manifestar por volta dos anos 90, porém, sua disseminação ainda é relativamente baixa se comparada a outros pets!
Nos últimos 5 anos é que se percebeu um aumento mais evidente na venda desse tipo de animal, mas há quem simplesmente nunca tenha visto de perto um ferret – e que ainda o confunda com o furão!
Mas, aos poucos eles estão conquistando o coração e os lares de muitas pessoas, afinal, isso é mérito de seu temperamento agradável e ótima disposição para brincadeiras!
E se você está cogitando ter seu ferret como membro da família, é sempre importante salientar que eles demandam uma boa dose de atenção, principalmente por serem muito agitados.
Uma dica de criadores mais experientes é que eles sejam criados em duplas – eles definem que um ferret pode render o mesmo trabalho que dois ferrets, e isso quer dizer que dois podem dar até mesmo trabalho do que um só!
Infelizmente a vida desses pequeninos não é muito longa, sendo que eles podem viver de 6 até 10 anos em média!