Sempre muito elegantes, os patos gostam de permanecer na vanguarda da moda, livrando-se de suas penas velhas uma ou duas vezes por ano e substituindo-as por uma nova plumagem. Felizmente, todas as suas penas não caem da noite para o dia e seu pato provavelmente não será completamente careca! Ele começará perdendo as penas da parte de trás do pescoço, depois as das costas, para terminar com as dos posteriores. Todo o processo leva cerca de 6 semanas.
Qual a cor de pato?
Os patos mudam apenas uma vez por ano, quando recebem (ou quando nascem) seus patinhos. Os patos adquirem suas novas penas quando seus filhotes começam a voar. Os patinhos se reproduzem por volta das 6 ou 7 semanas de idade (a primeira muda de penas juvenis). Nesta fase, machos e fêmeas têm uma aparência idêntica. Muito rapidamente, eles cruzam uma nova muda que lhes permite adquirir sua verdadeira cor de plumagem.
Os machos mudam de visual duas vezes por ano; eles têm um casaco de verão e um casaco de inverno. Durante a estação de acasalamento, os patos tentarão ficar o mais bonito possível para poder seduzir fêmeas e, portanto, exibem plumagem colorida. Quando esta temporada termina (no final do verão), os patos entram na fase do eclipse, durante a qual trocam sua adorável plumagem de verão por um vestido de inverno mais sutil e discreto que se parece com aquele da fêmea.
Eles mantêm essa plumagem maçante até o início do ano, quando cruzam a muda de procriação, graças à qual se tornam elegantes novamente para agradar as fêmeas. As penas das asas permanecem as mesmas ao longo do ano, para que possam sempre voar para longe e assim se sentirem melhor protegidos dos predadores. No início do inverno, começa a muda dos machos e, algumas semanas depois, a das fêmeas. É o caso de todas as espécies de patos.
Esse fenômeno fisiológico complexo permite que eles renovem suas penas desgastadas, incluindo as das asas. Nos pássaros, as penas atingiram seu estágio final, não continuam a crescer, como nossas unhas e cabelos. Durante a formação da nova plumagem, a das asas em especial, o mais importante é que os patos não conseguem voar por mais de três semanas.
Durante esse período delicado, eles tentam se esconder durante o dia na vegetação de ilhotas e margens, principalmente nos juncos. Eles só saem à noite para atender às necessidades alimentares acentuadas pelo gasto de energia devido ao crescimento de penas de reposição. Nesse período, patos machos se assemelham muito às fêmeas pela necessidade de camuflagem. Essa mudança, chamada eclipse, dura apenas até o outono, quando, graças a uma muda parcial, os machos já encontram sua coloração vistosa nas próximas exibições que atingem o pico em outubro.
Um pouco sobre a família dos patos
A grande família de anatidae inclui pássaros com corpos enormes, pernas curtas e pés palmados. Eles são, portanto, subservientes a ambientes aquáticos. Eles também são caracterizados por um bico mais ou menos achatado, geralmente arredondado no final e equipado com um pequeno gancho. Finalmente, a maioria tem comportamento gregário.
Toda a família reúne pássaros que exibem as características mencionadas acima. Mas sua divisões de gênero são perceptíveis: patos de superfície (que não mergulha mas que decola muito rápido); os patos obviamente sentem-se mais confortável na água, mas eles precisam de uma corrida em superfície para o vôo.
Os marrecos são excelentes mergulhadores com um bico fino. Gansos são pássaros poderosos, adequados para caminhada e característicos por seu pescoço bastante comprido. Assim como os cisnes, que também são pássaros muito poderosos em pescoço longo, porém ainda mais delgados que os gansos. Nos cisnes e gansos, macho e fêmea são idênticos. Em outras famílias, a diferença às vezes é muito claro.
7 Espécies de Pato
Vamos conhecer agora alguns espécimes dessa família de patos, destacando suas cores proeminentes. Claro que há muitos outros espécimes que acharão mais atraentes e poderá também falar sobre eles nos comentários do post, se assim desejar.
1. Anas platyrhynchos
Todos reconhecem essa espécie por sua coloração peculiar em especial nos machos. Bico amarelo, cabeça verde, colarinho branco, peito e pernas roxas marrons e alaranjadas. Nota na fêmea com sua tampa escura e a linha escura que cruza os olhos e, especialmente, o bico manchado de laranja enegrecido na ponta e na parte superior do bico. Em ambos os sexos, observe também o espelho azul com bordas brancas visíveis ao redor.
2. Anas clypeata
Impossível confundir-se com seu bico grande e muito achatado. O macho se reconhece pelo sua cabeça verde escura, peito branco e laterais marrom avermelhadas. A fêmea se difere pelo bico, é claro, mas também em fuga por sua barriga escura e seu espelho verde cinza sem branco na borda da asa.
3. Anas acuta
Pato muito elegante. A cauda longa e pescoço pontudo e bastante comprido, ritmo esbelto. Observe no macho uma cabeça marrom chocolate com uma linha branca subindo do peito ao longo do pescoço. Os lados são cinza e uma mancha amarelada é visível na parte de trás do corpo. Bico cinza azul e preto. A cabeça da fêmea é marrom pálido e sua conta é cinza.
4. Anas strepera
Pato com plumagem muito sóbria, aparecendo todo cinza. Observe no macho o pequeno espelho branco e na cauda e nas costas do corpo preto que corta com a cauda e o resto da plumagem cinza. Em vôo, observe nas asas o pequeno espelho branco e manchas de ferrugem, bem como a barriga esbranquiçada.
5. Anas crecca
Pato pequeno de corpo compacto. A cabeça do macho é cor marrom avermelhada com uma espécie de máscara com borda verde amarelo. O peito amarelado é pontilhado de cinza, os flancos são cinza e uma mancha amarela com preto é fina visível na parte de trás do corpo. Também notamos uma linha branco na parte superior do lado. Em voo, podemos ver o espelho verde e preto com bordas brancas. A fêmea tem plumagem salpicado de marrom em que podemos ver o espelho um pouco verde. Voa rapidamente na vertical.
6. Anas querquedula
O macho se distingue por seus flancos cinzentos claro, então por sua larga sobrancelha branca que estende-se para os lados do pescoço. Este contrastam distintamente com o marrom da cabeça, pescoço e peito. Na fêmea, manchada de marrom, a cabeça parece arranhada. Em voo, nós notamos duas bandas brancas na parte de trás da asa e a barriga branca. Espelho cinza enegrecido.
7. Anas penelope
Pato de tamanho modesto com uma cabeça bem arredondada e conta bastante curta. O macho apresenta uma cabeça marrom avermelhada atravessada por uma banda amarelo dourado na testa e boné. O peito é orvalhado, os lados e as costas cinza e as costas com preto e branco. Em vôo, existem uma grande mancha branca nas asas e um discreto espelho verde. A fêmea é colorida marrom avermelhado com mais ou menos cinza. O bico é azul com uma ponta preta e a barriga é branca.