Home / Animais / Quais São os Predadores do Tucano e Seus Inimigos Naturais?

Quais São os Predadores do Tucano e Seus Inimigos Naturais?

Aves

Divididas em mais de 9 mil espécies diferentes, estes são mamíferos bípedes e ovíparos que habitam todos os cantos do Planeta Terra.

Os pássaros são animais cobertos de penas e que dispõem de uma enorme variedade de tamanhos, formas e cores.

São descendentes diretos dos Dinossauros que foram extintos há 65 milhões de anos e que existiram no mundo por mais de 100 milhões de anos.

Uma incrível habilidade desenvolvida pelas Aves, é o vôo. A habilidade de voar auxílio uma grande variedade de espécies delas sobreviver, buscar alimentos e a migrar.

Apesar de suas particularidades, existem algumas características que são comuns a todas e/ou maioria das aves, como:

  • Canto: esta habilidade é utilizada para comunicação, marcação de território e para atração;
  • penas: este é um incrível isolante térmico, que além disso serve como atrativo sexual em algumas espécies e ainda permite a capacidade de vôo das aves;
  • vôo: permite a fuga de predadores, busca por alimentos, migração, habitar em lugares diferentes.

São animais sexuados que se alimentam tanto de proteína animal quanto de sementes e frutos. Tudo irá depender de sua espécie.

Se quiser saber mais e conhecer melhor as aves e suas principais características fisiológicas, acesse este texto do Toda Matéria.

Tucano

Agora que você já conhece as Aves e suas principais características, chegou a hora de você conhecer o Tucano e logo após seus principais predadores.

Espécie pertencente à ordem Piciforme da família Ramphastidae, família da qual é composta por aves endêmicas da América Central e América do Sul.

O Tucano se destaca por sua incrível beleza e seu enorme bico que pode chegar a ter até 23 centímetros em determinadas espécies.

No Pantanal brasileiro elas são responsáveis pela preservação e multiplicação de biomas. Sendo considerado um dos maiores dispersores de sementes da América do Sul.

Sua alimentação primária se baseia em frutos, contudo ele também se alimenta de insetos, pequenos invertebrados, filhotes de outros pássaros e ovos.

Sua maturidade sexual é alcançada aos 3 anos de idade. Em todas as espécies de Tucano, as fêmeas e os machos cuidam de seus ovos, que demoram em média 18 dias para eclodirem.

Podem chegar a ter 66 centímetros de altura, variando de acordo com suas espécies. Sua expectativa de vida chega a 20 anos.

A caça, queimadas e principalmente o tráfico ilegal de aves, aflige e diminui a vida de diversas espécies de Tucanos nas florestas em que habitam.

Predadores Do Tucano E Seus Inimigos Naturais

Os Tucanos possuem milhares de predadores, que entre eles se encontram grandes aves como os falcões.

Sem contar que outro predador natural deles são as Cobras e as Corujas. Normalmente Macacos e cobras atacam os ninhos de Tucanos.

Quando atacados, os Tucanos fazem um grande barulho por viverem em bando. Isto também funciona como um sinal de alerta sobre os predadores.

Um grande inimigo do Tucano, principalmente da espécie Tucano-toco são as Araras Azuis. Sua relação com estes Tucanos é uma das mais incomuns e interessantes existentes na natureza brasileira.

Araras Azuis
Araras Azuis

O Tucano-toco se alimenta de ovos das Araras azuis, porém, ele são os maiores dispersores de sementes da árvore no qual esta espécie habita.

Salvando seu próprio inimigo da extinção no Brasil.

Existe um conto que conta a estória de quando o Tucano quis se tornar o Rei de toda a floresta. Tá afim de conhecer essa incrível história? Acesse este texto do Jornal GGN.

Outros Ramphastidae

Este é o grupo de animais do qual o Tucano faz parte. Conhecidos por seus enormes e coloridos bicos e sua penugem também colorida.

Eles são considerados os maiores dispersores de sementes da América Central e também por dispersarem mais de 83% das sementes  do pantanal brasileiro.

Esta família se divide em 33 espécies que se classifica em 6 ordens diferentes de Ramphastidae. Alguns dos animais mais famosos destas espécies são: o Toucanet, o Tucano e o Araçari.

Eles são responsáveis por manterem e por auxiliarem ecossistemas em seu crescimento. São divididos em diversas cores e tamanhos diferentes, principalmente devido a sua diversidade.

Alguns de suas principais aves são:

  • Tucanuçu: considerado a maior espécie de toda a família, ele pode chegar a ter 66 centímetros de comprimento e a ter um bico de 23 centímetros. sua polpa é branca, seu crisso é manchado de vermelho, suas pálpebras são azuis e ao redor de seus olhos laranja. Seu bico é laranja e preto em sua ponta;
  • Toucanet Bico de Ranhura: ave endêmica da Bolívia e da Colômbia. Ele é verde e possui cor azul ao redor de seus olhos e garganta branca. Seu bico é preto com uma linha vermelha em cima dele;
  • Araçari Bico de Marfim: ele se distribui pelo Brasil, Bolívia e Peru. Seu peito é vermelho com a parte de baixo preto, enquanto seu abdome é amarelo com uma linha vermelha. Sua mandíbula é de cor vermelha misturado com tons de laranja e marrom, seu bico é de cor marfim;
  • Tucano de Bico Verde: ele tem entre 42 e 46 centímetros e seu bico é verde enquanto seu papo é amarelo. Seu bico ainda, possui uma parte serrilhada vermelha, ele se distribui pelo r partes do Paraguai, da Argentina e do Sul e sudeste brasileiro.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *