A natureza possui um equilíbrio muito muito bom e perfeito em relação a sua cadeia alimentar e em relação ao equilíbrio ambiental em si.
Sabemos que os animais estão em uma hierarquia onde alguns comem outros, independentemente de serem pequenos, grandes, ou ainda, da mesma raça.
Para isso, a natureza possui regras muito claras e objetivas, e que funcionam muito bem há milhares de anos.
É muitas pessoas possuem interesse e curiosidade em saber quais são os predadores ou vítimas de uma animal.
Essa curiosidade surge principalmente porque nos perguntamos: qual animal conseguiria comer um elefante sendo ele tão grande? Ou ainda: qual animal conseguiria comer uma borboleta sendo ela tão rápida?
Hoje, por exemplo, você vai conhecer quais sãos os predadores naturais do animal Saola, quais são seus inimigos e quais são as suas principais características.
Acompanhe essa leitura e entenda de uma vez por todas como a hierarquia animal funciona para o Saola!
Características do Saola
Com aproximadamente 85 centímetros em sua altura, o Saola é considerado muito alto e pode ser visto por pessoas que estão muito distantes.
Seu peso é de aproximadamente 90 quilos, e ele possui uma pelagem com uma cor escura, normalmente é castanho escuro com uma faixa que através suas costas de cor preta.
O Saola possui pernas ainda mais escuras, e nos seus pés, há várias manchas de cor branca, e em sua face, há várias listras brancas também, que cortam suas sobrancelhas, nariz e queixo.
Outra característica muito visível no Saola são os chifres que crescem em sua cabeça para trás, e que podem chegar a medir até 1 metro de comprimento.
Normalmente, o Saola é visto viajando em grupos, porém são grupos muito pequenos, que possuem cerca de dois ou no máximo três companheiros.
Para poder marcar o seu território, o Saola utiliza suas glândulas odoríferas que são mostradas ao abrir seu focinho.
A dieta do Saola é composta basicamente por pequenos vegetais, como as folhas de figueira, que são encontradas próximas aos rios.
Sua arcada dentária é relativamente fraca e muito pequena, por isso é muito comum que o Saola prefira alimentos fáceis de serem mastigados.
Habitat
O Saola é encontrado principalmente nas florestas que se chamam Montes Annamite, que possuem uma grande altitude e que se encontra no leste da Indochina.
Essa região se encontra entre o leste da Índia e o sul do país China, e lá o clima é considerado muito seco e com muito vento.
Os locais onde o Saola vive é considerado muito distante das habitações humanas, e seu terreno é coberto principalmente por plantas arbustivas e faz um misto com florestas consideradas decíduas.
O Saola costuma preferir, dentro dessas florestas, ficar nas bordas, ou seja, onde há um pouco mais de iluminação.
Durante a época chuvosa nessas florestas, o Saola prefere ficar nas florestas situadas em montanhas, pois a água dos rios e dos córregos é muito mais abundante. Já no inverno, o Saola prefere descer e ficar nas terras consideradas mais baixas.
O Saola é um animal considerado muito tímido e eles nunca entram em contato com campos que são cultivados ou aldeias que podem estar próximas.
Uma curiosidade muito interesse sobre o Saola, é que nenhum indivíduo dessa espécie que foi levado para um cativeiro conseguiu sobreviver, cativeiro, nesse caso, pode ser zoológicos.
A teoria levantada para esse fato é que os Saolas são extremamente exigentes e restritos ao seu habitat natural, bem como também a sua alimentação e o clima em que vivem na natureza.
Predadores Inimigos Naturais Do Saola
Na natureza, o Saola sofre na mão de dois principais animais: os leopardos e os leões. No entanto, como veremos em seguida, há também um outro inimigo: os humanos.
Os leopardos são uma espécie de felídeo, e eles são encontrados principalmente nas regiões da África e também da Ásia.
São considerados extremamente rápidos, fortes e velozes, e ele faz parte dos grandes felinos dentro do gênero de nome Panthera.
A alimentação do leopardo é totalmente carnívora e ele costuma comer Saolas quando esses são visualizados.
Para abater sua presa, ele costuma a levar para o alto de uma grande árvore, para que outros predadores, como onças e leões não o atrapalhem.
O outro predador natural do Saola são os leões. Sendo considerado também um mamífero carnívoro, o leão é encontrado principalmente na África Subsaariana e também na Ásia.
Sua alimentação é composta por qualquer animal que ele consiga captura, mas normalmente prefere aqueles que pesam entre 50 até 300 quilos.
O Saola é uma das presas dos leões, e esses costumam caçar em grupos, normalmente formados pelas fêmeas, que conseguem capturar e matar o Saola pelo método de estrangulamento.
Comércio ilegal
Na Reserva Natural de Pu Huong, alguns caçadores concederam entrevistas e disseram que entre 1995 até 2033, cerca de 30 Saolas foram mortos.
Nas aldeias encontradas no Vietnã, os caçadores contaram também que os Saolas costumam ser mortos cerca de três vezes todos os anos.
Esse número, de acordo com a entrevista, era de 10 anos atrás, atualmente, porém, é considerado muito raro visualizar um Saola nessa região.
O Saola é morto principalmente durante o inverno, pois é nessa época que ele sai de dentro das florestas, e ficam mais nas bordas das florestas.
Sua principal ameaça entre os seres humanos é justamente o comércio ilegal, ainda que ele seja um dos animais menos procurados para servir como medicamentou ou outros tipos de negócios na China ou na Indonésia.
O local onde o Saola mora está passando por diversas mudanças ambientais causadas pelos humanos, e a mais nova ameaça é a estrada Ho Chi Min que foi construída nas montanhas.
Dessa forma, aumenta a passagem e presença de humanos no habitat do Saola, e também apressa o processo de degradar o seu meio ambiente.
Ainda que tentem retirar esses animais para que possam ser mantidos em cativeiros, como vimos, eles não conseguem se adaptar, e acabam morrendo.
O que você achou do conteúdo? Você já conhecia alguma coisa sobre o Saola? Não esqueça de deixar nos comentários a sua impressão ou alguma dúvida que possa ter surgido!