Para algumas espécies, seus inimigos são até seus congêneres: se você pegar a cabeça (macaco langur ou macaco hanuman) que vive na Índia, os machos matam todos os bebês quando chegam a um novo grupo. Mas para macacos menores, outros macacos pertencentes a espécies diferentes (babuínos, chimpanzés caçam e comem macacos, por exemplo), grandes carnívoros, raptores, cobras, todos esses animais podem ser muito perigosos porque são seus predadores.
Antes de conhecermos os predadores do sagui, torna-se importante entender o conceito de super predador, predador e inimigo natural, além da alimentação dos saguis e outras curiosidades.
Super Predador
Um super predador (também conhecido como predador alfa ou ápice predador) é um predador que, uma vez na idade adulta, está no topo da cadeia alimentar e não é vítima de nenhuma outra espécie animal. É geralmente caracterizada por um grande tamanho físico, baixa densidade populacional, baixa taxa de reprodução, grande área residencial e grandes movimentos nesse território.
Super-predadores existem em peixes, aves e mamíferos (terrestres ou marinhos). Ao controlar a população, primeiro eliminando animais doentes ou feridos, eles desempenham um papel importante na conservação da biodiversidade a longo prazo. Em animais grandes, geralmente apresentam características físicas específicas, garras afiadas, mandíbulas poderosas e dentes adaptados à predação e à fragmentação da presa.
Em geral, uma espécie superpredadora (especializada ou não) está no final de uma longa cadeia alimentar, onde desempenha um papel crucial na regulação do equilíbrio do ecossistema. Vários super predadores de mamíferos foram eliminados pelos seres humanos desde os tempos pré-históricos (ursos das cavernas na Europa ou leão marsupial na Austrália) e apenas alguns parecem ter desaparecido espontaneamente.
Hoje, os super-predadores são vítimas de sobrepesca, caça, destruição e fragmentação de seus habitats naturais, tráfico de animais, mas também a bioconcentração de muitos poluentes bioacumulados pela cadeia alimentar. Seu desaparecimento contribui para a degradação da cadeia alimentar. Sua proteção é um dos principais desafios da restauração, proteção e gestão da biodiversidade. Os inimigos naturais, em contrapartida, são predadores do mesmo ecossistema do animal.
Um predador é um organismo vivo que mata presas para se alimentar ou alimentar seus filhotes. A predação é comum na natureza, onde os predadores desempenham um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico. A predação deve ser diferenciada da necrofagia, que consiste na alimentação de um animal já morto, ou parasitismo, que em geral não requer a morte do animal consumido.
Predador dos Macacos (em Especial os Saguis)
Os saguis são pequenos primatas da América do Sul que em sua maioria são criaturas pequenas. O período de gestação deste animal dura de 140 a 170 dias, o que geralmente dá à luz 2 pequenos, às vezes 3. Os predadores do sagui em geral são cães de humanos, que os atacam quando invadem propriedades, traficantes de animais e outros grupos anti ambientais.
Quais são os Alimentos Favoritos dos Macacos?
A comida é um dos aspectos mais importantes da vida dos macacos, porque quando a comida não é mais tão fácil de se apossar, eles se tornam mais agressivos com os outros, enquanto que quando a comida é abundante, eles ficam mais calmos.
A maneira de beber água dos macacos é muito especial porque eles não usam um copo, mas de alguma forma fazem um recipiente (como lençóis grandes dobrados para coletar água).
Eles são animais muito criativos quando se trata de satisfazer suas necessidades alimentares e é por isso que são considerados uma das espécies mais semelhantes ao homem. Os macacos são primatas classificados de acordo com o jargão científico do clado Platyrrhini, também chamado de macacos do Novo Mundo e os Catarrhini, também conhecido como macaco do mundo antigo. Primatas que não têm cauda ou humanóide como os humanos não se enquadram nessa classificação.
A maioria dos sagüis atinge 20 cm de comprimento e possui propriedades primitivas em relação ao resto dos macacos: garras em vez de unhas, pêlos sensoriais no pulso e estrutura primitiva do cérebro. Os saguis são muito ativos, vivem no topo superior das árvores da floresta e se alimentam de insetos, frutas e folhas, seus incisivos inferiores são longos e com os quais podem fazer buracos nos troncos e nos galhos das árvores para se alimentar da borracha no interior. Animais muito sociais, na natureza vivem em grupos de 6 a 10 itens, compostos por adultos e seus filhotes Bem como o grupo se comunicam através da linguagem corporal, perfume marcação e vocalizações.
Mas antes de ficar animado e quer um também, você sabe que esses macacos estão ameaçadas de extinção e proibiu o cultivo controlado? Por isso é de extrema importância apoiarmos ações que permitam esses bichinhos viverem livres e autônomos! A denúncia de qualquer forma de contrabando de saguis, além do apoio a entidades do gênero, permite que esses animaizinhosk tão queridos sobrevivam.
Curiosidades Sobre o Sagui
- Os saguis ou Callitrichidae (nome científico) são primatas que vivem na América do Sul e na América Central, dentro desta família existem 7 gêneros distintos:
- Callithrix humilis é um primata que vive no coração da Amazônia, uma vez crescido, pode medir até 39 cm, é um dos menores saguis que existem.
- O sagüi-pigmeu é caracterizado por seu tamanho muito pequeno, esta é a menor espécie de macaco do novo mundo. Ele também vive na Amazônia.
- O mico-leão-de-goeldi também é um habitante da floresta amazônica, é caracterizado por sua longa pelagem brilhante de cor preta, exceto na barriga onde não tem pêlos. Ele também tem uma juba pequena que pode medir até 3 cm de comprimento.
- Os saguis neotropicais representam um total de 6 espécies de primatas, incluindo o sagui comum, o sagui de orelha preta, o sagui de cabeça bege, o sagui de orelha branca, o sagui de Geoffroy e o sagui escovado.
- O gênero Mico inclui um total de 14 espécies de saguis que vivem na floresta amazônica e no norte do Paraguai. Mico argentatus, sagui de cauda negra, sagui e sagui dourado são encontrados aqui.
- Os micos-leões são uma espécie de macaquinhos que devem seu nome à crina que possuem, são típicos da selva brasileira. Essas espécies são facilmente reconhecíveis por suas cores, nas quais encontramos o famoso mico-leão-de-cabeça-dourada, o mico-leão-de-cara-preta e o mico-leão-preto.
Acredito que os predadores naturais são importantes para controlar a população desses animais, aqui em casa tem demais, além da conta. Acredito que esteja sem predador aqui, quem quiser levar para a região que não tem, pode levar se quiser