Home / Animais / Quais São os Predadores do Peixe Acará e seus Inimigos?

Quais São os Predadores do Peixe Acará e seus Inimigos?

Este é mais um dos peixes que podem ser encontrados no território brasileiro e nas águas latinas. Com uma beleza encantadora, que desperta olhares atraídos, o peixe Acará é um dos mais requisitados quando se trata de peixe ornamental e exótico. Leia mais sobre ele!

Este peixe específico de água doce, que possui o nome científico Andinoacarapulcher — note que era anteriormente conhecido como Aequidenspulcher — é local da América do Sul, especialmente Venezuela e Colômbia.

Eles podem ser encontrados em habitações diversas: Desde pântanos, lagos, riachos até cachoeiras! Ele é uma espécie bem adaptável ao meio que está inserido.

O acará é um animal para se prescrever para criadores, uma vez que eles são fáceis de cuidar e não são todos que se comportam assim. Além disso, mantê-los dentro do aquário de casa não deve causar qualquer dificuldade, pois são muito silenciosos e podem crescer até cerca de 15 cm de comprimento ao longo de uma esperança de vida de 10 anos, se devidamente cuidado.

Predadores

O Acará possui os mesmos predadores do que qualquer outro peixe no local onde ele está inserido. Animais carnívoros e de hábitos semiaquáticos estão entre seus inimigos principais.

Porém, uma ótima curiosidade sobre isso é que ele pode encontrar seus inimigos mesmo estando em um tanque privado. Eles, quando estão com outra espécie de peixe no mesmo local, não costuma se dar bem. E, para o azar do Acará, ele leva a pior na maioria das vezes por ser bem mais frágil que as demais espécies.

Aspecto

O acará é, sem dúvida, um excelente peixe, com um tom de azul bem forte, que permanece radiante. Ele possui listras de várias tonalidades — de cores mais escuras ao laranja — mostradas em todo o corpo. As lâminas dos peixes têm, na sua maioria, cores vibrantes. Dentre os acarás, poucos possuem as lâminas de cor escura.

Tal como os ciclídeos, a sua parte superior tem feixes afiados que oferecem a eles alguma segurança contra os predadores. Esse é o seu único meio de defesa.

Conduta

Eles são animais altamente sociáveis. A maioria das espécies se comportam de forma excelente dentro dos aquários. Além disso, são espécies pacíficas. Quase nunca arrumam briga. E, como foi dito anteriormente, eles saem na pior caso seja agredido por outro peixe.

Eles possuem um hábito muito comum de mergulho. Os acarás adoram ir ao fundo do aquário — ou do rio, caso estejam na natureza — e recolher as plantas que estão no fundo. Uma prática muito peculiar deles!

Esta conduta de escavação é particularmente normal durante a reprodução. As fêmeas da espécie mostram sua excitação quand ficam nadando em volta do seu aquário. Ocasionalmente, procuram o isolamento total — presumivelmente quando se sentem comprometidas ou desinteressadas.

Como Cuidar Do Peixe Acará

Os acarás são comedores de algas; também, é fundamentalmente onívoro, o que significa que aprovarão a maioria da ração acessível para ângulos no mercado. Portanto, você pode cuidar deles com petiscos, flocos, camarões de água salgada, pequenos anfíbios, pequenos ovos, insetos e qualquer outra comida de peixe.

Eles são animais que valorizam profundamente a dieta proteica. Em qualquer caso, você pode melhorar seu regime alimentar com vegetais [como pepino, repolho ou espinafre] de vez em quando.

Você deve dar-lhes uma reserva moderada de ração que pode ser devorada em menos de 3 minutos, e eles devem ser cuidados várias vezes ao dia. Isto ajudará a colocar as centralizações de nitritos alcalinos e nitratos dentro dos limites adequados e, além disso, evitará que os peixes fiquem sobrecarregados.

Mais uma vez, deve garantir que os nutrientes extras são removidos do aquário tão rapidamente quanto o tempo o permita. Caso não aconteça, prejudicará a espécie!

Arranjo de Tanques

O tanque deve ser montado para imitar o habitat indígena dos peixes. Primeiro, deve ser feito um substrato arenoso; tal substrato (delicado) tornará simples para o peixe escavar sem se ferir.

O aquário deve ser equipado com plantas sem espinhos e podadas. Você pode igualmente incluir madeira à deriva, algumas pedras e outros objetos para lhes dar suficientes pontos de ocultação.

Você deve incorporar um recipiente útil ou um canal de energia no aquário para ajudar a manter o ar circulado pela água e suportar um fluxo de água sólida. Além disso, algumas ferramentas como termômetro, medidor de pH e unidade de teste de sais de cheiro podem ser úteis para manter a água em níveis controlados.

A iluminação no aquário de acará deve estar entre o nível médio e baixo. Considerando tudo isso, o aquário não deve ser colocado numa zona com tanta penetração de luz do dia. A planta utilizada no embelezamento do aquário será verdadeiramente significativa para proteger os peixes dos raios solares.

Parâmetros da Água

Faça o possível para que o nível da água no aquário esteja adequado para o peixe. Pequenos desníveis podem fazer com que a sua saúde seja prejudicada e sua expectativa de vida diminuída.

Temperatura da água: A temperatura adequada para a condição da água na qual o acará possui deve estar entre 22°C e 28°C.

Dureza da água:  A água não deve ser tão turva. Porém, tenha a ciência de que a água do qual deve ser imitada se assemelha a rios. Encontre um equilíbrio entre as águas mais densas e as rasas. Certo? Ah, o pH deve ser ajustado entre 6,5 e 8,0, um pouco ácido a marginalmente antiácido.

Tome cuidado para que os seus peixes não estejam com potenciais predadores dentro do mesmo tanque, caso seja este o seu desejo. Os acarás podem não se dar bem com outra espécie (inclusive, são um pouco violentos entre a própria espécie). Por causa de sua fragilidade, pode ser que ele leve a pior em uma briga.

Por outro lado, há também relatos de acarás que vão atrás de peixes menores. Desta forma, você deve garantir que nenhum dos seus animais de estimação (como anfíbios menores do que o habitual) permaneçaem um aquário parecido com o acará. Dentro desta recomendação, nem precisamos falar que você não pode colocá-los no mesmo local!

E aí, ficou animado para ter esta espécie em sua casa? Eles não dão muito trabalho e, na natureza ou em aquários, são espécies magníficas!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *