Home / Animais / Quais São os Predadores do Marisco e Seus Inimigos Naturais

Quais São os Predadores do Marisco e Seus Inimigos Naturais

Os mariscos são um dos maiores grupos de invertebrados e geralmente são bastante apreciados. Eles são um grupo muito variado, com alguns membros amplamente diferentes, como polvo, ostras e caracóis. Eles geralmente exigem condições úmidas para serem ativas, embora muitos possam selar sua concha por períodos secos curtos ou prolongados, emergindo quando chove ou quando a maré volta.

Características dos Mariscos

O grupo tem membros que podem parecer muito diferentes entre si, embora tenham características fundamentais em comum. Esses recursos característicos não são tão fáceis de identificar pelo não especialista.

Embora não seja tão fácil entender por que alguns membros muito diferentes são todos mariscos, existem subgrupos que são bastante característicos, tornando a identificação geralmente não tão difícil.

Pode haver uma rádula presente, este é um órgão único da língua para raspagem e é coberto por centenas, às vezes milhares de dentes microscópicos.  Outra característica é o corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral.

A falta de segmentação – não é uma característica em si, mas ajuda a distinguir os moluscos de outros grupos de animais.  Normalmente eles têm conchas, mas não anexos rígidos, como pernas, antenas ou outras partes do corpo.

Alimentação dos Mariscos

Praticamente todo método de alimentação é realizado pelos mariscos, eles podem ser herbívoros, carnívoros, catadores, alimentadores de depósitos, alimentadores de filtro ou parasitas; essas estratégias são realizadas por alguns membros de quase todos os principais grupos; existem algumas generalizações que podem ser útil.

Gastrópodes

Gastrópodes
Gastrópodes

Os gastrópodes incluem os caracóis e lesmas de jardim comuns que se alimentam de matéria vegetal. Os gastrópodes possuem uma rádula, uma estrutura semelhante a uma correia transportadora, coberta de dentes endurecidos com quitina, que pode variar de 16 até milhares.

Os rádios raspam o material vegetal, movendo-se para frente e para trás, quebrando as paredes celulares abertas para ajudar na digestão. Alguns gastrópodes predadores têm uma rádula projetada para triturar as conchas de outros moluscos, como os bivalves, para obter acesso ao conteúdo quando injetam um veneno que relaxa o músculo que mantém as conchas unidas, permitindo que o predador se alimente.

Nudibrânquios

Nudibrânquios
Nudibrânquios

Alguns nudibrânquios comem águas-vivas e animais de coral que têm células que picam “nematocistos”. Os menores são digeridos como alimento, embora os nematocistos maiores sejam passados ​​ilesos e, surpreendentemente, não descarregados pelo trato digestivo de Nudibranquiados e depois passados ​​para as brânquias vulneráveis. Aqui eles são usados ​​como armas de segunda mão contra qualquer peixe pequeno ou outro animal que possa imaginar uma mordidela da guelra como um pedaço saboroso.

Cefalópodes

Cefalópodes
Cefalópodes

Cefalópode são animais altamente adaptado como predador. Eles têm olhos grandes, que são indiscutivelmente os mais sofisticados no reino animal (mais do que mamíferos ou pássaros) com os quais podem encontrar suas presas. Eles tem tentáculos, 8 em polvo, 10 em lulas e chocos e 38 em Nautilus com os quais agarram suas presas, todos, exceto os Nautilus, têm ventosas em seus tentáculos. Nas lulas e chocos, as ventosas têm um anel com tensão e também podem ter um gancho no meio; elas também são capazes de exercer uma pressão de sucção devido à musculatura associada.

Os cefalópodes têm uma rádula que funciona como uma língua que retira pedaços de tecido arrancados pelas poderosas mandíbulas semelhantes ao bico, que são seu principal aparelho de alimentação. O bico pode ser manipulado e usado com grande destreza para morder a parte de trás do pescoço do peixe, por exemplo, para subjugá-lo imediatamente.

Os polvos têm uma mordida que pode ser venenosa e também pode injetar enzimas de digestão de proteínas. A presa é mantida quando imobilizada até ser semi-digerida antes de ser comida. O pequeno polvo de anel azul vive em águas rasas no Indo-Pacífico, onde se alimenta de crustáceos; seu veneno é altamente tóxico e resultou em mortes humanas. Dietas dos cefalópodes dependem amplamente de onde vivem, incluindo quase todos os animais que podem ser mortos e subjugados, incluindo peixes, caranguejos, camarões e caracóis. Alguns polvos podem fazer um buraco nas conchas de gastrópodes usando seus rádios e depois injetar veneno antes de comer o núcleo do ocupante.

Bivalves

Bivalves
Bivalves

Pelecípodes (bivalves) – o rádula desapareceu neste grupo, seu aparelho de alimentação consiste em brânquias altamente especializadas e adaptadas que lhes permitem funcionar como alimentadores de filtro.

A água é levada para as brânquias, onde o plâncton tão pequeno quanto um micrômetro pode ser separado; esse é o nível de tamanho das bactérias, muito menor do que o que pode ser removido da água por outros alimentadores de filtro que usam vários formas de apêndices finamente ciliados. Pelecípodes são capazes de fazer isso, pois a água a ser filtrada passa por brânquias altamente complexas com o revestimento de correntes geradoras de cílios que batem de maneira coordenada. Materiais filtrados e organismos minúsculos são imobilizados por muco e levados para os órgãos digestivos.

Quais São os Predadores do Marisco e Seus Inimigos Naturais

Os mariscos são comidos por muitos predadores de outros grupos de animais; existem algumas maneiras especializadas de entrar em conchas e superar as defesas.

Baleias-esperma comem uma dieta de lulas grandes e gigantes. As cicatrizes de ventosas encontradas na pele de algumas baleias espermáticas implicam que elas encontram, atacam e, presumivelmente, matam e comem lulas do fundo do mar, maiores do que jamais foram vistas pelo homem. Os bicos dessas lulas são indigestíveis e se acumulam nos estômagos dessas baleias espermáticas, onde podem eventualmente ser engolidas como “âmbar-gris” – muito apreciado pela indústria de perfumes.

Baleias-esperma
Baleias-esperma

Aves como tordos gostam muito de caracóis de jardim de vários tipos. eles pegam o caracol que encontraram em uma pedra favorita conhecida como “bigorna”, seguram o caracol no bico e o jogam repetidamente na pedra até que a concha se quebre e o caracol possa ser comido.  Muitos moluscos são comidos por outros moluscos.

Os primeiros bivalves são uma classe de moluscos – então todos são moluscos. Predadores comuns são o homem, mamíferos marinhos, peixes, pássaros e outros moluscos. Também estrelas do mar, alguns tubarões e morsas são comedores exclusivamente de moluscos e projetados para comer moluscos com suas longas presas.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *