Coalas são animais conhecidos e populares. Já serviram de inspirações para diversos personagens no cinema e na cultura popular. Seus principais hábitos são conhecidos e são considerados animais fofos por muitos. Sua aparecia é semelhante a pequenos ursos de pelúcia, vendidos como brinquedos, isso faz com que nós, humanos, nos familiarizemos com facilidade com esses animais.
Vamos conhecer melhor sobre os coalas!
Características Gerais Dos Coalas
Coalas são animais típicos da Austrália. Numa simples foto é possível detectar e ver praticamente todas as características externas dos coalas. São animais acinzentados, de cabeça e orelhas arredondadas. O focinho é mais escuro, em formato triangular-arredondado, curto e achatado. Seus olhos são pequenos e separados. Todo o corpo do coala é protegido e envolto de uma pelagem que, apesar de parecer macia, é grossa e resistente, além de ser impermeável, assim os protege também de chuvas, não deixando seu corpo mais pesado.
O coala macho pode chegar a 90 centímetros e pesar até 15 quilos. Esse é seu tamanho máximo em fase adulta. Ao nascer são tão pequenos que são considerados embriões. São considerados animais arborícolas. Ou seja, passam a maior parte do tempo sobre as árvores. Isso pode ser um grande escape contra ameaças e possíveis predadores.
Fotos do Coala
A imagem mais popular de um coala é ele agarrado em uma árvore. Isso porque eles vivem sobre os eucaliptos. Planta que também é o seu principal e único alimento. Pode parecer uma imagem muito atrativa ver com Coala abraçando um eucalipto. Porém, esse ato não demonstra afeto algum. Eles abraçam as árvores para controlar a temperatura do seu corpo. Pesquisas afirmam que quando os coalas estão as árvores, a temperatura de seu corpo está alta, pelo próprio clima tropical de onde vivem. Portanto, estão na verdade, tentando se refrescar.
Os coalas alimentam-se somente de folhas de eucalipto. Para uma alimentação tão restrita seu organismo é exigente. Seu faro é especializado em distinguir a toxidade das plantas, pois há inúmeras espécies de eucalipto. Podem estar numa mesma floresta, uma ao lado da outra, e os coalas são capazes de distingui-las e escolher entre elas..
Escolas também não bebem água, está em toda a hidratação necessária das plantas.
Predadores e Inimigos Naturais do Coala
Os Coalas são animais ameaçados de extinção. Existem três principais causas para a dizimação dos coalas.
- A primeira, é o constante desmatamento e queimadas de florestas. A degradação do seu habitat natural, faz com que não tenha escolha a não ser procurar por outras alternativas. Considerando que sua alimentação é muito restrita e seu comportamento não é muito adaptável, essa acaba sendo uma das principais causas da extinção do Coala.
- A segunda maior causa é o seu predador natural. Coalas fora das árvores não são ágeis, não são rápidos e nem ao menos podem se defender. São de vítimas fáceis de seus principais predadores. Entre eles estão qualquer animal maior e carnívoro, porém o mais conhecido é o cão selvagem, conhecido como Dingo. Esses predadores vivem em matilhas e se aproveitam de animais indefesos como coalas.
- O terceiro maior causador de desaparecimento de escolas são os caçadores. A pelugem densa dos coalas é muito visada e valorizada. Portanto são caçados para distribuição de sua pele. Seu couro é comercializado em altos valores, isso faz com que sejam cada vez mais dizimados.
Essas são as principais causas desaparecimento dos coalas, animais que já são considerados em risco de extinção.
Reprodução Dos Coalas
Os Coalas atingem a maturidade sexual depois de chegarem no tamanho adulto. Isso acontece por volta dos três anos de idade. O período de acasalamento ocorre entre o segundo semestre do ano. De agosto a março do ano seguinte machos e fêmeas se atraem e acasalam.
A gestação do coala fêmea dura em torno de 40 dias. Após esse período nasce um embrião, não um filhote. Isso porque ele será desenvolvido de outra forma, diferente dos mamíferos normais. Vamos entender melhor.
Coalas são chamados de animais marsupiais. Esse nome é devido uma bolsa que as fêmeas carregam chamadas de marsúpio. Para entender melhor essa bolsa, pense na imagem de um canguru.
Muitos não sabem, mas assim como os cangurus, os coalas também carregam uma bolsa com a mesma finalidade: a proteção e desenvolvimento dos embriões e filhotes. A partir do momento que nasce o embrião ele está semidesenvolvido. Seu instinto animal o mesmo depois de ser filhote e já estar desenvolvido, o qual ainda continua por alguns meses dentro da bolsa. Depois da sua primeira saída da bolsa ainda retorna afim de encontrar proteção e alimento. Até que chegue a maturidade e viva sozinho. leva a procurar pelo marsúpio. Lá ele encontra os mamilos de sua mãe e os nutrientes necessários para continuar crescendo e se desenvolvendo.
Mesmo depois de ser filhote e já estar desenvolvido, o coala ainda continua por alguns meses dentro da bolsa. Depois da sua primeira saída ainda retorna afim de encontrar proteção e alimento. Até que chegue a maturidade e viva sozinho.
Comportamento e Informações Sobre Coalas
Os coalas não são muito sociáveis com humanos, porém entre si e possuem uma ótima sociabilização e comunicação.
Sua alimentação e seu sistema digestivo gastam quase toda sua energia. Por isso são animais que se locomovem muito lentamente, assemelham-se, nesse aspecto, aos bichos-preguiça. Sua lentidão faz com que sejam presas muito fáceis, como já citado, vivem sobre as copas dos eucaliptos. É um lugar seguro com baixa incidência de predadores ou ameaças. Em casos em que tenham que descer das árvores podem ser facilmente apanhados.
Apesar de seu corpo não ser ofensivo e nem intimidador, seus músculos são fortes e desenvolvidos para que possam subir em árvores, suas unhas são grandes garras que os ajudam na escalada.
A dieta tão restrita e exótica, faz com que seu organismo concentre toda a energia para a digestão das folhas de eucalipto. Isso faz com que o Coala seja capaz de passar 10 horas do dia como dormindo. Quando não está dormindo está comendo, as outras 14 horas é dedicada à sua alimentação. Esse é um dos motivos de ser conhecido como preguiça-australiana.