O Canguru é um animal muito conhecido e muito popular, ele é um mamífero que possui bolsas de pele nas fêmeas usadas para carregar seus filhotes, existem 5 espécies com essa característica e fazem parte de uma família conhecida como Macropodidae, inclusive os wallabies essas espécies são definidas como Macropus. Famoso por sair pulando por aí, os cangurus têm suas patas de trás bem fortes e desenvolvidas, o filhote é carregado na bolsa da fêmea até estar completamente desenvolvido.
Predadores do Canguru e Seus Inimigos Naturais
O Canguru é um animal com poucos predadores naturais, o mais conhecido deles é o Dingo que faz parte da família dos lobos. Aliás, por um tempo isso se tornou um problema sério na Austrália e no ano de 2009 foram divulgadas algumas reportagens assustadoras a respeito do abate de cangurus. Os estudiosos argumentam que para manter um equilíbrio no ecossistema o número de predadores deve ser sempre menor que o número de presas, pois se acontecer oposto iria chegar um momento que os predadores não teriam mais como se alimentar. O que eles alegam é que na Austrália chegou em um ponto que quase não existe mais predadores naturais para o canguru. O animal é marca registrada do país e sempre foi cuidado pelo governo e pelas pessoas que moram lá, acontece que com não há predador natural o número de animais começou a multiplicar descontroladamente e chegou a superpopular a região, eles invadem a vegetação, plantações para se alimentar e a produção não dá conta, no final virou uma praga. Alguns setores foram comprometidos como os de legumes, verduras e grãos afetando toda a população. Então podemos dizer que o ser humano também é um grave predador, que ao invés de criar uma solução de controle resolve abater os animais.
Características do Canguru e Habitat Natural
O habitat natural dos cangurus se dá sem ambientes planos. A alimentação do animal é praticamente vegetariana, ele come frutas e vegetais é assim na natureza, acontece que o ser humano muitas vezes intervém oferecendo restos de alimentos ou outros alimentos como pão entre outros, nunca faça isso por favor ok? Quando isso acontece o intestino do animal não consegue digerir tanta coisa e desequilibra toda sua flora intestinal, e acaba causando uma fermentação em excesso que leva a cólicas fortíssimas no animal que na maior parte das vezes pode matá-lo.
O Corpo do Canguru
O animal possui bastante pelagem que é mais grosso e que não param de crescer, isso ocorre durante toda a vida do animal.
Ele tem uma longa cauda forte que chega a medir de 0,70cm a 1,40m. Outra característica bem comum é sua cabeça pequena e orelhas enormes. Os bebês cangurus ficam protegidos na bolsa da mãe e se alimentam por lá também por bastante tempo, mais de um ano de vida.
A Austrália é o lugar onde eles vivem. O animal é grande e pode medir de 80cm a 1,60m, com relação ao peso elas podem varias de 500g a 90kg. A gestação de uma mãe canguru leva de 30 a 40 dias, é só nasce um bebê canguru por vez. Eles nascem completamente imaturos e só vão de desenvolver dentro da bolsa da mãe ali ele mama e fica seguro. Infelizmente o animal já é considerado praga no país como dissemos acima.
Canguru e Humanos
Geralmente essa espécie costuma se dar bem com seres humanos. O que acontece é que normalmente durante o período de seca eles acabam migrando para regiões onde tem mais pessoas em busca de alimento. Nesse caso caso você se aproxime muito pode ser que eles se sintam ameaçados e tentem se defender. Embora pareçam animais fofos e até sejam gentis se ele precisar se defender ele é capaz de matar um ser humano facilmente.
Canguru Vermelho
Essa espécie de canguru é considerada um dos maiores da raça, para você ter uma ideia um macho Macropus rufus chegam a ter de altura 1,4 metros. Então um canguru vermelho macho pode matar um ser humano sem muita dificuldade. Nessa espécie a fêmea chegam a ter metade do tamanho de uma canguru fêmea.
Eles preferem terrenos planos e aberto, já a versão cinza da espécie costuma gostar de florestas fechadas. Mas não se engane, a maior diferença entre eles é a apenas a cor. O canguru cinza tem suas patas da frente bem mais resistentes e fortes, costumam ficar em florestas nas montanhas. Uma curiosidade interessante é que se há canguru, há água, pois eles não têm o costume de ficar longe dela, não mais de 15km.
Encontrados na Austrália, mas também na Nova Guiné os Canguru são parentes dos wallabies que também possuem a bolsa para filhotes, também fazerm parte da família dos macropodídeos, característica dos animais com as patas de trás maiores do que as da frente.
Lá na Austrália eles são monitorados com cuidados, pois precisam preservar a espécie que símbola nacional, mas por outro lado os criadores de gado e proprietários de grandes terras estão sempre reclamando que os cangurus comeram a comida do gado que acabam passando fome.
Assim como seus primos, as fêmeas também tem um filhote por vez que nascem quase que do tamanho de uma cereja, vai diretamente para a bolsa da mãe e fica lá quietinho até uns 2 meses de idade quando já consegue dar uma espiada por aí. Depois de 1 ano está pronto para sair por aí.
São animais fortes e rápidos, por isso conseguem pular com muito mais velocidade, inclusive pode alcançar cerca de 56km/hora, a altura do seu salto pode alcançar 1,8 metros e pular a uma distância de 6 metros. As fêmeas por serem menores e menos pesadas conseguem ser ainda mais ágeis.
Existe uma grande disputa pela fêmea, eles chegam brigar fisicamente para acasalar com a fêmea escolhida. Geralmente eles se apoiam sobre os rabos e ficam em pé, dessa forma suas pernas ficam livres e podem chutar o oponentes com bastante força. Outra forma de defesa são suas garras bem afiadas que eles usam para arranhar o adversário, ele também conseguem morder. Com os lobos predadores eles também usam a mesma tática de defesa.
Essa espécie opta por viver em locais abertos na Austrália, especialmente desertos e costuma ficar em grupos e em família. Infelizmente muitos Australianos e até mesmo Europeus têm o costume de caçá-los já que é muito usado na culinária por lá, então eles conseguem vender a carne e também a pele.