Chamado cientificamente de Martes zibelina, esse animal habita o norte asiático e também pode ser visto em alguns países escandinavos como a Sibéria. Essa criatura é carnívora e faz parte da família dos mustelídeos.
O norte da Ásia está cheio de zibelinas, especialmente nas regiões florestais e montanhosas. Mesmo sendo um grande predador, a vida desse animal não é tão simples, pois ele tem uma série de inimigos. Entre os predadores que atacam à zibelina, existem animais bem famosos como os lobos, os tigres e as águias.
Lobos
Também chamado de lobo cinzento (Canis lupus), esse animal faz parte da família dos canídeos e é um dos grandes predadores da zibelina. Esses animais sobreviveram a Era Glacial que aconteceu há cerca de 300 mil anos.
O lobo-cinzento possui tantas subespécies que os estudiosos do assunto ainda não conseguiram definir o número com exatidão. O lobo é o membro mais forte da família dos canídeos.
Em geral, os lobos sempre são os maiores predadores dos ecossistemas em que eles se encontram. Esses animais são capazes de sobreviver em vários locais, desde desertos e montanhas até campos e florestas.
Ao contrário dos outros canídeos, os lobos não lidam bem com a presença de seres humanos. Os três principais lobos são o cinzento, o vermelho e o etíope, sendo que os outros são apenas subespécies ligadas a estes três.
Lobos x Cães
Lobos se diferenciam dos cães por vários motivos. Primeiramente, o cérebro dos lobos é mais desenvolvido. Os lobos têm olhos amarelados, além de suas pernas e dentes serem os maiores da família canídea. Por fim, a cauda dos lobos tem uma glândula que não existe na cauda dos cães.
Tigre
Com nome científico de Panthera tigris, esse animal é carnívoro e faz parte da família dos felídeos. O tigre é um mamífero de origem asiática e está entre os maiores felinos selvagens do planeta. Solitário e territorial, o tigre faz parte do grupo dos superpredadores e, no quesito predação, só perde para o urso polar e para o urso de kodiak. Assim como o lobo, esse animal também usa a zibelina como parte de sua “dieta”.
As subespécies do tigre possuem a maior variação de tamanho da família felina. Enquanto o tigre siberiano pesa, em média, 310 kg, o tigre-de-bali pesa em torno de 100 kg; peso comparável ao de um leopardo. O tigre é um animal seriamente ameaçado de extinção. Em 2010, estudos do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) apontavam a existência de aproximadamente 3200 tigres vivos.
Esse número é preocupante, pois, no ano de 1900, existiam aproximadamente 100 mil indivíduos dessa espécie. Em 2014, mais da metade dos tigres do planeta vivia na Índia, onde atualmente habitam 2226 indivíduos espalhados por reservas de 18 estados diferentes. Esse dado foi levantado pelo Fórum Global do Tigre.
Os tigres costumavam viver em terras turcas e siberianas, além de já terem habitado a Índia e a Ilha de Java. Como sua população se reduziu muito, atualmente esse predador tem sua vivência restrita a algumas regiões da Sibéria e do sudeste da Ásia, o que inclui a própria Índia.
Existem três subespécies de tigres que deixaram de existir: o tigre-de-cáspio, o tigre-de-java e o tigre-de-bali. Esse felino se tornou um símbolo da luta pela preservação da natureza, além de ser uma figura muito popular no continente asiático.
Águia
A águia é uma ave de rapina que faz parte da família dos accipitrídeos. Em geral, as aves dessa família são grandes predadoras e possuem visão muito apurada. Em muitos momentos, as águas são associadas a outras aves de rapina como o gavião ou búteo.
As águias caçam coelhos, esquilos, cobras e, obviamente, as zibelinas. Além disso, essa ave também captura peixes e até mesmo ovos de outros pássaros. Elas montam seus ninhos em lugares altos como as árvores gigantes e o topo das montanhas. As águias possuem diversas espécies, entre elas a águia marcial, á águia-malaia e a águia-gritadeira.
Existe uma águia latino-americana que se chama harpia. Seu peso é de aproximadamente 9 kg e sua envergadura é de aproximadamente dois metros, o que a torna uma das maiores aves de rapina do planeta.
As águias são capazes de colocar até três ovos por vez e sua velocidade de voo é de 100 km/h. Essa ave vive em torno de 50 a 65 anos se for criada em cativeiro. No entanto, o seu tempo de vida é bem reduzido se ela for criada em seu habitat natural.
Lince
O lince é um animal carnívoro e pertence à família dos felídeos. O nome lince tem a ver com a palavra “luz” e faz referência aos olhos refletores que esse animal possui. O lince pode ser encontrado em vários países do Hemisfério Norte, mas dificilmente é visto fora dele. Assim como o tigre, esse felídeo também tem a zibelina como uma de suas presas.
Os linces possuem um porte um pouco maior que o do gato doméstico e pesam, em média, entre 12 kg e 20 kg e seu tamanho varia entre 80 cm e 1,10 m de comprimento. Em alguns casos, os linces podem alcançar a marca dos 30 kg.
Esses felinos são menores que os felinos do grupo das panteras, que inclui tigres, leopardos, leões entre outros. No entanto, eles são maiores que as outras espécies de gatos selvagens que existem.
A cauda do lince é curta e suas orelhas, além de bicudas, têm um tufo peludo em suas pontas. Os seus pelos possuem uma coloração que alterna entre o cinza-amarelado e o bege-avermelhado, mas isso varia de uma espécie para outra. Os bigodes do lince são muito sensíveis e seus pelos têm grande espessura. Ademais, eles têm largas patas que os ajudam a se adaptar às caminhadas na neve durante o inverno.
Os linces gostam de habitar florestas e locais com vegetação densa, pois são nesses lugares que estão as suas principais presas, incluindo a zibelina. Eles se acasalam entre os meses de fevereiro e março e a gravidez da fêmea dura em torno de 10 semanas. As fêmeas do lince geram entre dois e quatro filhotes e eles nascem surdos e cegos. A mãe cuida dos filhotes até eles completarem um ano de vida.