A harpia (Harpia harpyja) é uma das maiores e mais imponentes aves de rapina que existe na natureza, sendo fonte de grande adoração e até mesmo homenagens mitológicas.
A harpia é uma ave de imponência, pois a mesma está no topo da cadeia alimentar e por isso não possui quase nenhum predador natural. Confira nesse artigo quais são os possíveis predadores e inimigos naturais da harpia.
A harpia é uma ave que vive nas Américas, mas atualmente ela está muito mais presente no Brasil, fazendo parte de vários biomas, como matas fechadas ou campos abertos, assim como em áreas longínquas e áreas perto de centros.
Quando se diz que um animal está no topo da cadeia alimentar, isso quer dizer que ele possui poucos predadores e ao mesmo tempo possui muitas presas.
A harpia é tão grande que a mesma pode comer até mesmo macacos e bichos-preguiça, além de ter força de içar os mesmos no ar enquanto voa.
Isso ocorre devido ao tamanho e força de suas garras, que chegam a medir 13 centímetros, penetrando na carcaça dos animais de forma que é impossível evadir, e mesmo que haja uma escapatória, o animal morre devido aos ferimentos.
No Brasil, a harpia é mais conhecida como gavião-real.
Principais Inimigos da Harpia
O número de harpia que existe no mundo tem diminuído cada vez mais, apesar de a mesma não estar presente como um animal ameaçado de extinção ainda.
Na América do Norte a harpia é considerada um símbolo patriota, no entanto, é um dos Países que mais abateu esse tipo de ave, tendo poucos exemplares atualmente.
Um dos maiores inimigos da harpia é a caça ilegal, onde seus bicos e garras são os principais troféus, apesar de sua caça ser proibida. Na América do Norte, o maior número de harpias se encontra em parques, para proteção das mesmas.
Outro expoente para a diminuição das harpias é o consumo de suas reservas naturais devido a monocultura e também ao desmatamento ilegal.
A harpia é um tipo de ave que escolhe as árvores mais altas para criarem seus enormes ninhos, e geralmente essas são as escolhidas para serem abatidas, já que árvores como a Castanheira, por exemplo, fornece uma madeira de extrema qualidade e durabilidade.
Outro aspecto importante que explica a diminuição do número de harpias é a pouca reprodução e número de ovos, onde ocorre uma ou duas vezes ao ano, nunca ultrapassando de dois ovos, onde apenas um dos ovos recebe a atenção dos pais.
Principais Predadores Naturais da Harpia
Apesar de a harpia estar no topo da cadeia alimentar, alguns animais ainda conseguem captura e predá-la.
A predação da harpia ocorre mais quando ela é uma ave nova e com pouca experiência, assim como a forma mais comum de a harpia ser abatida é quando a mesma ainda está no ovo, quando alguns animais conseguem roubar seus ovos em locais onde o ninho não é tão alto e nem muito escondido.
Os principais inimigos naturais da harpia são os felinos, pois muitos deles conseguem subir em árvores e ficar muito atentos às aves, até mesmo porque algumas harpias possuem hábitos noturnos em lua-cheia, assim como alguns felinos, tal como a onça-pintada.
No Brasil, o principal inimigo natural da harpia é a onça-pintada, a jaguatirica e o Gato-do-Mato.
A forma pela qual os felinos alcançam as harpias é coincidente, e não por preferência. Muitas harpias utilizam a excelente visão para caçar, e muitas vezes elas ficam empoleiradas e muito atentas às possíveis presas, ficando desprotegidas de felinos perfeitos em caça, já que não fazem barulho e agem com muita paciência.
Outros possíveis predadores da harpia são a Anaconda, a Píton e o crocodilo. Todos esses caçam a harpia da mesma forma que os felinos, através de emboscadas, pois nenhum tem velocidade o suficiente para pegar uma harpia antes da mesma alçar voo.
Eventuais Desvantagens da Harpia
Um dos fatores que torna a harpia uma presa fácil é quando a mesma não consegue voltar para o ninho e acaba se atrapalhando na escuridão, pois sua visão pouca ajuda em noite de meia-lua. Dessa forma, felinos e cobras podem caçá-la.
Outra desvantagem já observada por parte dos predadores da harpia é quando a mesma acaba ficando debaixo de uma tempestade ou de chuva forte, pois seu peso pode fazer com que a mesma não consiga alçar voos.
Uma harpia adulta macho pode chegar a pesar 10kg e uma fêmea pode chegar a pesar 8kg, e elas podem não conseguir voar se acabar ficando totalmente encharcadas. Algumas harpias podem, inclusive, morrer de fome se nenhum predador as encontrar antes.
O carcará é um tipo de ave de rapina que se alimenta de restos de outros animais, e o mesmo pode facilmente ver uma harpia em desvantagem e se aproveitar da mesma.
Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Harpia
Quando se pensa na harpia não se pensa muito em seus predadores, mas no fato de que elas são os maiores predadores que existem. Se elas fossem maiores, com certeza até os grandes felinos teriam receio em ataca-las.
As harpias possuem uma garra extremamente poderosa, capaz de rasgar ao meio muitos répteis e mamíferos.
Filhotes de cervídeos já foram levados por harpias adultas, que muitas vezes destroçam suas vítimas dentro de seus ninhos, que podem chegar a ter até quase dois metros de altura, já que o ninho sempre é construído para abrigar duas harpias e um filhote até, no máximo, seu terceiro ano de vida.
Quando se fala em harpias a primeira imagem que vem à cabeça de muitas pessoas são os seres da mitologia grega, que são harpias em forma de mulheres, caracterizando-se como um híbrido. Alguns filmes e jogos eletrônicos como God of War e The Witcher caracterizam as harpias de formas diferentes, mas sempre com essas características em comum.
Curtiu essas informações sobre as harpias? Que tal conferir mais alguns links em nosso site Mundo Ecologia?
- Habitat da Harpia: Onde Elas Vivem?
- Ficha Técnica da Harpia: Peso, Altura, Tamanho e Imagens
- Qual é a Diferença Entre Harpia e Águia?
- Tudo Sobre a Harpia: Características, Nome Científico e Fotos
- Harpia: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero