Home / Animais / Quais São os Predadores da Galinha e Seus Inimigos Naturais?

Quais São os Predadores da Galinha e Seus Inimigos Naturais?

Ter um galinheiro é uma experiência maravilhosa. Cuidar de galinhas e filhotes nos leva de volta um pouco a uma vida rural, interiorana. Só quem teve essa experiência entende essa nostalgia. Isso nos permite reviver os ritmos lentos do campo e redescobrir o prazer do contato com a natureza. Mas alguns convidados indesejados podem arruinar esta atmosfera de paz e tranquilidade.

Quais São Os Predadores Da Galinha E Seus Inimigos Naturais?

Para cuidar de um galinheiro com pleno zelo, devemos também defendê-lo dos predadores. Sim, as galinhas de fato possuem uma série de inimigos, vorazes e muito astutos, e precisam ser protegidas para evitar que o seu cercado se torne um verdadeiro campo de batalha. E a maioria desses inimigos naturais, se não for logo rechaçados, cometerão uma carnificina no território das galinhas.

Mas quem são esses predadores de galináceos e como podemos garantir a segurança dos habitantes de nosso galinheiro? Fazemos uma lista resumida desses animais perigosos e as prevenções que podemos usar para impedir seus ataques. Mas vale ressaltar que a lista se limitará aos principais, porém, não únicos que podem tentar infligir mau a sua criação. É bom que esteja sempre atento!

A Astuta Raposa

Se você já ouviu a expressão “Inteligente como uma raposa!”, lamento informar que, infelizmente para criadores de preciosas galinhas, o provérbio está bem correto. A raposa é astuta e inteligente. É uma espécie que adora caçar especialmente após o pôr do sol e antes do nascer do sol. Seus ataques são mais numerosos na primavera, período em que a raposa invariavelmente alimenta filhotes.

Foto de uma Linda Raposa
Foto de uma Linda Raposa

Uma cerca simples pode não ser suficiente para mantê-la longe de um galinheiro. A raposa, na verdade, sobe sem problemas em até 2 metros de altura, ou mergulha profundamente embaixo do cercado, criando tranquilamente uma passagem. A única maneira de defender-se deste animal sagaz é jogando o jogo dele: astúcia.

Por exemplo, pode pensar em construir uma rede de vedação numa base com cimento, para que a raposa não cave túneis. Pode também fixar bem seu cercado nessa base para evitar aberturas e verificar se a rede é alta o suficiente. Há quem crie uma redoma de tela, sem aberturas no teto ou quem prefira estender a borda superior para fora.

Os Sanguinários Mustelídeos

Mustelídeos
Mustelídeos

Estes pequenos mustelídeos são muito perigosos e podem realizar massacres reais dentro do galinheiro. Doninhas, martas, e outros ladrões vorazes e violentos do gênero, de fato, levados pelo frenesi tentador de um galinheiro, se sentirão tentados a invadir e abocanhar quantas galinhas puderem furiosamente. Esses mustelídeos podem e vão até matar todas as galinhas, apenas para se alimentar de algumas delas.

A melhor solução para defender-se contra estes mamíferos bárbaros é, de preferência, fechando sempre as indefesas galinhas num abrigo noturno e proteger o galinheiro em uma rede com arame de malhas grossas e com pelo menos 3 metros de altura, dos quais os últimos 50 cm deverão estar inclinados para fora. Também neste caso, é importante fixar a tela em uma base de concreto.

Inimigos Na Terra E No Céu

Outros inimigos que podem se sentir muito atraídos pelo canteiro de galinhas podem vim rastejando sorrateiras. As cobras gostam dos ovos e também dos pintinhos. Procure se certificar se em sua área existem cobras com essas predileções em sua dieta e, se existir, é bom fixar malhas bem resistentes junto ao cercado para evitar que transpassem as aberturas da tela facilmente.

Cobra Comendo Ovo de Galinha
Cobra Comendo Ovo de Galinha

Até mesmo os ratos são um perigo para os pintinhos e também espécimes mais jovens. Se tiver pintinhos, a melhor solução é mantê-los seguros em gaiolas com uma dupla rede e fundo de metal. Não sugerimos venenos porque eles também podem ser ingeridos pelas próprias galinhas. As ratoeiras são uma ótima alternativa. Verifique sempre se há túneis que esses animais constroem para entrar no galinheiro, e os bloqueie imediatamente.

Se precisa estar atento a terra, também não pode descuidar dos inimigos que vem do céu. Águias, corvos, falcões, corujas, abutres e urubus são alguns dos caçadores que podem começar a rondar afoitos e impetuosos, na expectativa de uma tentativa certeira de capturar uma de suas valiosas presas quando você menos esperar. Em muitos desses casos, capturar ou matar uma ave dessas pode ser proibido em sua região.

Para lidar com seus ataques, portanto, a melhor opção é cobrindo o galinheiro com uma rede. Se esta solução não for viável, tente então relatar o problema à silvicultura de sua localidade para obter permissão para usar armadilhas especiais contra esses inimigos alados, ou que alguma autoridade competente assuma essa responsabilidade para ajudá-lo.

Um Predador Inusitado E Vil

Quem viveu ou vive no interior sabe que talvez o pior inimigo que um criador pode enfrentar tentando roubar seus animais é o próprio homem. A história nos mostra o quanto lamentavelmente existe relatos como esse, de tentativas frustradas ou que lograram êxito ao roubar de um criador suas galinhas na surdina da noite, ou outros animais em sua propriedade.

Contra esse predador a prevenção é ainda mais complicada porque malhas, telas mais grossas ou mesmo fundações cimentadas não o impedem pois o homem vem armado de ferramentas para transpor todos esses obstáculos silenciosamente e tentar levar consigo o máximo da criação que puder. Infelizmente, matar esse inimigo sórdido pode trazer muita dor de cabeça ao criador das galinhas.

Um cão treinado que paira perto de um galinheiro é sempre um bom impedimento contra muitos desses animais selvagens que citamos, inclusive do homem ladrão. A comunicação imediata a autoridades locais sobre ladrões em sua propriedade é imprescindível para se resguardar. E embora não possa matar, criar armadilhas para capturá-lo ou assustá-lo, mesmo que lhe inflija ferimentos, é seu direito de defesa pela invasão de domicílio.

Se tiver tempo e recursos disponíveis, existem tutoriais disponíveis que ensinam passo a passo a criação de galinheiros muito engenhosos, programados de tal forma que se tornam anti furtos e anti predadores de todos os tipos. Muitos são galinheiros de madeira ou metal com incrementos e equipamentos que dificultam com muita eficácia a entrada de qualquer um destes predadores, inclusive do humano ladrão de galinhas.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *