Os carrapatos podem muitas vezes incomodar e causar infestações enormes em diversos ambientes.
Eles podem estar na cidade, no campo, em mato, ou em muros, paredes. Qualquer canto úmido e escuro é local ideal para o carrapato se proliferar.
Eles grudam nos hospedeiros e sugam o sangue e ali permanecem por um bom tempo. Mas quais são os hospedeiros mais comuns dos carrapatos?
Veja a seguir os animais que mais atraem carrapatos, os hospedeiros mais comuns para esses pequeninos seres se procriarem.
Os Hospedeiros Do Carrapato: Conheça Os Mais Comuns
Os carrapatos estão tanto na cidade, quanto no campo, então diversos animais podem ser hospedeiros deles.
O carrapato é conhecido por ser um parasita externo, ou seja, um ectoparasita. Desta maneira, ele precisa de algum lugar para viver, se alimentar e reproduzir, então procura um hospedeiro.
Hospedeiro nada mais é do que o animal que o carrapato utiliza para se alimentar e procriar, por isso o nome, pois ele “hospeda” alguém no seu corpo.
Então podem ser desde animais domésticos, criados em casas e quintas até animais selvagens, que vivem meio à mata, na natureza.
Abaixo você confere quais são eles e por quê:
Cachorros
Os cachorros estão em diversas casas espalhadas por todo o mundo. Devido aos seus pelos, são ideais para os carrapatos.
Eles podem estar no ambiente, e quando encontram um cachorro, logo sobem e se “agarram” no animal.
Os carrapatos tendem a inflar o corpo quando se alimentam. Muitos carrapatos são encontrados em cachorros.
Existe o carrapato do cão, que é o mais comum entre os cachorros, ele acomoda-se no corpo e ficam lá até se alimentarem por completo. Muitos até têm crias e reproduzem ainda no corpo do seu hospedeiro.
Gatos
Os gatos, assim como os cachorros, estão em muitos lares. Eles são animais dóceis, carinhosos, porém, também são hospedeiros ideais para os carrapatos.
Em menor número que o cachorro, a ocorrência de carrapatos em gatos pode acontecer devido ao contato do felino com a rua.
Se ele ficar apenas dentro de casa, então é o ambiente que está infectado e precisa ser aplicado algum inseticida ou mesmo algum veneno.
Aves
As aves são, muitas vezes, as principais vetores de carrapatos, sobretudo os pardais e as pombas.
Os carrapatos podem estar no corpo do animal e ele pode voar sobre diversos ambientes infectado e consequentemente transportar o carrapato até sua casa.
Por isso evite deixá los sobrevoando sua casa, além dos carrapatos, ele podem transmitir doenças.
Cavalos
Os cavalos por serem animais muito grandes, e também viverem em meio ao mato é comum possuírem carrapato.
Por isso é precisa aplicar venenos e medicar o cavalo de acordo com sua necessidade. Sendo assim, ele é um hospedeiro ideal, pois é grande, vive em locais úmidos.
Existe uma espécie que é específica em cavalos, é o carrapato estrela. Ele é maior, mais poderoso e pode transmitir sérias doenças se contato com cavalo.
Capivaras
Entre os animais selvagens, as capivaras se destacam como as principais distribuidoras de carrapato estrela.
Elas vivem nas bordas dos lagos e riachos e são muito utilizada como hospedeira do carrapato estrela.
Elas são animais grandes, assim como o cavalo e podem carregar uma grande quantidade de carrapatos estrela.
Por isso não é bom entrar em contato direto com capivara, pois muitas podem estar infectadas.
Humanos
Isso mesmo! Os humanos também são hospedeiros ideais para os carrapatos. Eles podem grudar facilmente no corpo e pode ser muito difícil de retirá-lo.
O ideal é que pegue um palito de fósforo e queime o carrapato. Assim ele se desprende de você naturalmente. Se arrancar diretamente da pele, a parte que estava grudada pode permanecer lá e depois ser pior para tirar.
Eles costumam encontrar os humanos em cachoeiras, riachos, mas também podem estar dentro de casas e quintas.
Então manter a limpeza do ambiente é fundamental. Veja a seguir as dicas para manter o seu ambiente longe de carrapatos!
Como Evitar Os Carrapatos?
Os carrapatos são animais pequenos, que causam espanto e muitas podem trazer sérios prejuízos, sobretudo para nossos pets.
Então para evitá-lo, você precisa manter o ambiente da sua casa seguro e limpo, certifique-se de que novos ninhos não estão se formando e deixe sua casa livre de carrapato com as dicas abaixo!
Limpe O Ambiente E O Animal
Limpar o ambiente é o primeiro passo para evitar carrapatos. Pode parecer simples, mas é preciso atenção, pois vocÊ deve limpar os cantos, ralos, bordas, quinas e todos os locais que você acredite que seja favorável para proliferação de carrapatos.
Como foi dito acima, eles gostam de locais úmidos e escuros. Então passe sabão, água, esfregue bem e mantenha a limpeza com certa frequência.
Volte o animal ao ambiente apenas depois de limpo. De preferência, de um bom banho no pet também, pois assim você diminui as chances dos carrapatos procriarem em cima dele.
Com o ambiente e o pet limpos, as chances dos carrapatos se difundirem são menores.
Venenos
Caso o ambiente da sua casa já esteja infestado por carrapatos, a melhor solução é aplicar venenos.
Para O ambiente, o inseticida é a melhor opção. Basta diluir um pouco com água e aplicar com um borrifador. Desta maneira você mata os carrapatos existentes e evita que os outros se reproduzam ali.
Se desejar algo mais específico e voltado para o animal, o recomendado é o uso de comprimidos. Você pode dar de acordo com o peso do pet e a quantidade geralmente está nas embalagens. Mas caso tenha alguma dúvida, o ideal é que procure por um médico veterinário.
Aplique venenos sempre que notar o surgimento de novos carrapatos, sejam eles filhotes ou adultos.
Outro fator que você deve levar em conta é aplicar o veneno com muito cuidado e atenção, não deixar em hipótese alguma o veneno ter contato com a pele do animal, nem nariz, olho ou boca.
Evite entrar em contato com a sua pele também!
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário aqui embaixo!