O Brasil conta com uma imensa diversidade biológica. Os animais presentes estão espalhados pelos diferentes ecossistemas que existem por aqui.
Mas hoje vamos tratar de um animal em específico, muito especial, que está em abundância nas águas do nosso país. Afinal, quais os tipos de tartarugas que existem no Brasil?
Continue conosco e conheça as cinco espécies de tartarugas que habitam as águas brasileiras, mas antes, você precisa saber as principais diferenças entre cágados, jabutis e tartarugas. Confira!
Tartarugas, Cágados e Jabutis no Brasil: Qual a diferença?
Apesar de estarem presentes territórios aquáticos, muitas podem ser encontradas em meio terrestre.
Sendo que os cágados, jabutis e tartarugas são classificados como quelônios e desta maneira estão na mesma família, pois de fato possuem características semelhantes.
Pois possuem o casco ou carapaça e são lentos, calma e tranquilos.
Mas muitos confundem uns com os outros e se esquecem, ou não sabem que são espécies distintas que possuem suas próprias características e peculiaridades.
Veja abaixo as principais características de cada espécie:
Tartarugas
Vamos começar falando das que estão em maior abundância. No mundo todo existem sete espécies de tartaruga, que podem ser tanto de água doce, quanto de água salgada e ainda podem ser encontradas em meio terrestre.
As tartarugas se diferenciam dos cágados e jabutis devido a sua carapaça, que é mais arredondado e além disso, quando “se esconde” no casco, sua cabeça continua reta, pois ela possui um pescoço menor que os outros.
Cágado
Os cágados podem habitar tanto o meio aquático, como o meio terrestre, mas o que diferencia-o dos outros é o seu casco mais achatado e as suas patas, que possuem pequenas membranas auxiliares para facilitar o nado do animal.
Muitas vezes eles são menores que as tartarugas e que os jabutis e podem ser encontrado em menor número, porém, estão sempre próximos às regiões com água.
Jabuti
O jabuti é a espécie que vive apenas no meio terrestre. Ele não nada e não se adapta as condições aquáticas.
Dessa forma, é – ou pelo menos era -, um animal muito comum em diversas residências do país.
Já que conseguiam se adaptar com extrema facilidade em quintais e espaços residenciais. Seu casco é maior e mais alto que o da tartaruga e suas patas são mais arredondadas.
Eles são maiores, e geralmente as “tartarugas gigantes” são na verdade jabutis.
Essas são algumas diferenças entre as espécies, que apesar de serem semelhantes e estarem no mesmo gênero e família, não são iguais.
Agora que você já sabe a diferença entre tartaruga, jabuti e cágado, vamos especificar mais profundamente as principais características das tartarugas e analisar quais são as espécies presentes aqui no Brasil. Veja a seguir!
Quais São as Espécies De Tartaruga No Brasil?
No mundo todo existem apenas 7 espécies de tartarugas, sendo que no Brasil estão presentes 5.
as tartarugas são mais tranquilas e possuem hábitos distintos dos demais, elas saem da água apenas quando vão botar seus ovos.
Majoritariamente, são seres aquáticos, e algumas espécies podem ser encontradas na água doce e outras em água salgada.
As tartarugas estão presentes na Terra há mais de 150 milhões de anos, ou seja, são seres pré-históricos, que já habitavam antes mesmo de qualquer humano.
Conheça a seguir as espécies de tartarugas presentes no Brasil e suas características!
Tartaruga Verde
Essa espécie também é conhecida como Aruanã, e cientificamente é denominada de Chelonia Mydas.
Ela pode pesar até 160 kg e medir até 150 cm de comprimento. Ela se diferencia pelo seu casco esverdeado (como o próprio nome diz)
Prefere estar presente nas zonas costeiras e evita o alto-mar.
Podem ser encontradas com facilidade no Rio Grande do Norte, no Espírito Santo e em Pernambuco. Infelizmente a tartaruga é classificada como vulnerável.
Tartaruga Pente
Conhecida também por Tartaruga Legítima, essa espécie é que está sofrendo o maior risco de extinção.
Infelizmente, isso se dá porque muitas pessoas exploram os ovos que elas desovam na areia da praia.
Além disso, a pesca predatória e as ocupações indevidas de zonas costeiras favorecem tal ameaça à tartaruga marinha. Ela está classificada como Criticamente em perigo pela lista vermelha da IUCN.
Ela pode alcançar os 115 centímetros de comprimento e pesar até 100 kg. Podem ser encontradas em Sergipe, na Bahia e no rio Grande do Norte. Cientificamente recebe o nome de Eretmochelys Imbricata.
Tartaruga de Couro
Conhecida também como tartaruga gigante, essa espécie está em praticamente todos os oceanos do mundo.
Ela de fato é muito grande, pode medir até 178 cm de comprimento e pesar até 400 kg em média.
Sua cabeça é pequena se comparada com o corpo. Porém, suas mandíbulas são afiadas e elas consomem águas vivas com extrema facilidade.
No Brasil elas estão presentes sobretudo no litoral do Espírito Santo. E infelizmente, ela também está classificada como vulnerável.
Tartaruga Cabeçuda
O nome se dá devido ao tamanho de suas cabeças se comparada com o corpo, além da poderosa mandíbula. Ela podem pesar até 140 kg e medir 130 cm.
Ela está presente em praticamente todos os oceanos, e no Brasil é encontrada principalmente em Sergipe, na Bahia e no Rio de Janeiro. Ela é classificada também como vulnerável
Cientificamente ela recebe o nome de Caretta Caretta.
Tartaruga Oliva
De todas as espécies presentes no Brasil, essa é a menor. Lepidochelys Olivacea, como é conhecida cientificamente pode medir até 70 cm e pesar apenas 40 kg.
Está presente sobretudo em água rasas e infelizmente também é classificado como alto de risco de extinção.
Sua cabeça é pequena, proporcional ao seu corpo. Ela pode ser encontrada em Sergipe, Alagoas e Bahia.
Tartarugas no Brasil: Características
É impressionante a longevidade desses animais, tendo em vista que as tartarugas aquáticas podem viver até os 30 anos e as criadas em cativeiro 35 a 40 se forem bem cuidadas e viverem com qualidade.
Já os jabutis, seres terrestres, se cuidados da maneira ideal e sem ameaças, o animal chega aos incríveis 100 anos de idade. De fato, um jabuti tem muita história para contar.
As tartarugas estão em maior número que os outros, já que podem viver em águas profundas, longe de ameaças humanas, como poluição, caça, tráfico de animais e queimadas.
Porém, infelizmente, das cinco espécies presentes no Brasil, duas correm sérios riscos de extinção. Por isso é fundamental preservarmos nossa fauna e flora.
A extinção das espécies se dá sobretudo por causa da ocupação indevida em áreas costeiras, habitat das tartarugas e outros animais que sofrem com as ações humanas.