Os animais de estimação também podem sofrer de ansiedade assim como os humanos, apenas mudam os motivos. Já falamos aqui sobre gatos ansiosos, o nosso foco hoje é em cães com ansiedade. As questões emocionais dos cães podem ser diversas, a relação entre ele e sua família, algum trauma em um momento da vida, os medos que ele desenvolveu ao longo da vida entre outros.
Um cachorro ansioso pode apresentar comportamentos diversos, ele pode latir demais, choramingar, uivar, destruir objetos, se machucam com lambidas e mordidas em suas patas por exemplo. Por isso hoje fizemos este post com os sintomas, como identificar e como tratar este tipo de problema no seu melhor amigo.
Quais os Sintomas de Cachorro Ansioso?
Os cães podem apresentar mais sintomas ligados à ansiedade, hoje vamos citar os mais comuns nos cães.
- Salivar demais,
- Se tornar agressivo repentinamente,
- ficar parado olhando para um local,
- Manter as orelhas voltadas para trás,
- Estragar móveis e objetos em geral,
- Batimentos acelerados,
- Apático,
- Medroso,
- Não come,
- Latir em demasia,
- Fazer as necessidades onde não pode,
- Agitação sem motivo,
- Se lamber em excesso.
Esses são apenas alguns sintomas mais comuns, mas os cães podem apresentar uma série de sintomas relacionados à ansiedade.
Por Qual Motivo Os Cachorros Ficam Ansiosos?
O que será que pode deixar nosso cão tão ansioso assim, a gente tenta fazer de tudo para que nosso cão se sinta bem e fique feliz não é mesmo? Não é tão simples identificar os sinais que nossos cães nos dão de que algo não vai bem, pois podem ser sintomas sutis.
Quando você identifica aquilo que não está legal, consegue alterar e mudar a situação, assim seu cão passa a se sentir bem novamente e todos ficam felizes.
A ansiedade por separação por exemplo certamente é a causa mais comum, os cães se sentem seguros e amados ao nosso lado e isso acaba virando uma dependência não muito saudável. Se ele aprender que só pode se sentir bem e feliz ao seu lado, ele nunca vai conseguir fazer nada sozinho e associa isso a algo ruim, ai quando o dono precisa se ausentar ele acaba se sentindo amedrontado e inseguro, assim pode ter comportamentos destrutivos por exemplo.
Aí na maioria dos casos quando o dono chega em casa se sente culpado e tenta reparar o dano causado dando o máximo de atenção possível, dessa forma o cão entende que ele só é feliz com o seu tutor por perto. Ou seja, ele é totalmente dependente de seu dono para fazer qualquer atividade, inclusive comer.
Esse comportamento compensatório só reforça o problema de ansiedade de separação. Ele entende que é ruim ficar sozinho ou até mesmo que seu dono nunca irá voltar, isso acaba deixando o animal ansioso, ele ainda pode desenvolver depressão, problemas de estômago e muitos outros.
Manifestações de Ansiedade
Alguns cachorros podem se tornar mais ansiosos no período noturno, ele pode ter algum trauma relacionado a dormir a noite, até mesmo o estresse pode desencadear esse comportamento que precisa ser averiguado.
Alguns cães demonstram ansiedade para se alimentar, acabam comendo seu pote todo em poucos minutos, e ainda fica ansioso e estressado. Cães podem ficar agressivos se alguém tentar tocar em sua comida e ainda tentar roubar a sua comida.
Quando percebemos nossos cães com essas reações acaba nos deixando ansiosos também, nossa ansiedade pode piorar os sintomas dele. Mas aqui você pode perceber que não existe uma causa específica para a ansiedade, mas é muito importante descobrir a causa da ansiedade em seu animal para tentar resolver.
Como Tratar a Ansiedade Canina?
De modo geral, cães inseguros se tornam cães ansiosos, por isso é necessário tratar a autoconfiança deles para que possam ser independentes. Eles precisam ter uma rotina para seguir, dessa forma a sua ausência para o trabalho já é previsível para ele, então isso se torna algo comum no dia a dia do cão.
Cães no geral amam passear, sair e respirar novos ares diminui a ansiedade do cão. Inclua na sua e na rotina dele passeios agradáveis, assim ele vai gastar calorias e ainda interagir com pessoas e cães diferentes. Passear nunca é demais, invista nisso.
Caso ele sofra de ansiedade de separação, isso vai exigir um pouco mais de esforço, para isso deve se evitar fazer festa com o cão quando chegar, pois isso só reforça o quanto foi desagradavel sua ausência. Deixe os brinquedos espalhados pela casa para ele interagir.
Perceba o comportamento dele e tente identificar o que está causando a ansiedade para trabalhar nisso. Desde quando o cão é filhote é preciso que ele aprenda a ser independente, estimule isso.
Remédios para Ansiedade
Depois de tentar alternativas para ajudar seu cão, percebe se as dicas estão funcionando. Caso perceba que mesmo com as mudanças que tem feito ele continua ansioso, vai ser preciso uma consulta com um veterinário para saber o que fazer.
Caso a ansiedade esteja tirando a qualidade de vida desse animal, pode ser preciso entrar com algum medicamento específico. Existem hoje em dia uma infinidade de opções, mas isso não substitui os treinamentos.
Um Ambiente Divertido
Um local rico em brinquedos e atividades para o seu cachorro vai deixar ele menos ansioso. Pois principalmente quando ele estiver sozinho, nem vai perceber, pois vai estar ocupado demais tentando tirar um petisco de um brinquedo ou mordendo algum mordedor.
Compre brinquedos com os quais ele possa interagir, como mordedores, brinquedos para colocar petisco dentro entre outros. Vá percebendo sempre por qual ele se interessa mais, isso vai facilitar as próximas compras.
Fique sempre de olho em como ele interage com os brinquedos para se certificar que nenhum acidente pode acontecer durante a brincadeira.