Na gastronomia, os mariscos (português europeu) ou frutos do mar (português brasileiro) são animais que geralmente possuem uma carapaça ou concha, como moluscos e crustáceos. Para serem utilizados na alimentação humana, são extraídos da água doce ou do mar. Os peixes também podem ser incluídos nessa categoria, apesar de não fazer parte da definição estrita.
Os animais que possuem carapaças ou conchas como crustáceos em geral, ostras, moluscos e caranguejos, são considerados frutos do mar. Os peixes podem ser incluídos nesse grupo dependendo da cultura.
10 Frutos do Mar? Quais os Nomes e Características?
Camarão: Esse é um crustáceo de fácil preparo e por isso faz muito sucesso. Uma pequena salteada na manteiga é o necessário para ressaltar o seu sabor natural. O camarão é uma importante fonte de proteínas completa e conta com todos os aminoácidos de que o corpo humano necesita. Também é rico em B12.
Polvo: Com seu sabor exótico, carne macia e textura elástica, o polvo conquistou o paladar dos brasileiros. Pertence à classe dos moluscos. Seu preparo é rápido e fácil, apesar de muitos pensarem que é desafiador. Sete minutos e uma panela de pressão o deixam no ponto para qualquer receita.
Lagosta: Pesando mais de 1 quilo, a lagosta é caracterizada pelas longas antenas e é considerada um crustáceo nobre. Devido ao seu luxo, possui grande relevância econômica. Pode ser preparada apenas com sal e água e fica deliciosa, já que possui uma carne levemente doce.
Caranguejo: Possui um sabor doce, delicado e suave, por isso sua carne é bastante valorizada. Em São Paulo, normalmente são desfiados e servem como base para gratinados e tortas salgadas. Ao mesmo tempo que no Nordeste, podem ser servidos inteiros com pirão como acompanhamento após serem cozidos em um caldo com vários legumes.
Lula: Diferente da maioria dos frutos do mar, a lula possui uma casca interna e o corpo externo é macio. Possui uma valor nutricional maior e também um sabor mais suave com relação ao polvo. Pode ser servida ao molho de sua preferência e é comumente preparada em anéis, fritas e empanadas.
Siri: O siri é comumente preparado na casquinha, sendo de preparo fácil e com sabor delicioso. Para o Siri, quando mais fresco estiver, melhor, pois essa carne é bem perecível.
Vieira: Possui uma consistência mais firme e é um molusco de carne branca. As vieiras podem ser servidas quentes como nos robatas (espetinhos japoneses), marinadas ou cruas. São delicadas e levemente adocicadas. Não possui algo para de locomover e tem um único músculo. Pode chegar aos 10 centímetros de comprimento. A concha, que não se fecha hermeticamente é descartada antes da comercialização.
Mexilhões: Estes moluscos podem se fixar em costões rochosos, na linha de variação das marés e são comuns no litoral brasileiro. O macho e a fêmea possuem o mesmo sabor, embora o primeiro seja branco e ela seja alaranjada. Podem ser cozidos à base de vinho branco e servidos com batatas fritas como na receita belga moules et frites ou ainda são deliciosos mesmo puros. Você pode inovar na receita acrescentando leite de coco ou creme de leite, curry, pimenta e gengibre no caldo. Entre setembro e dezembro não é recomendado o consumo de mexilhões.
Ostra: Costuma ser servido vivo com limão, é considerada uma iguaria. Assim como outras particularidades, o tamanho e formato da concha pode variar entre as espécies. A americana possui folhas verdes, enquanto a ostra gigante carrega um aroma de pepino e melão e a plana europeia tem um suave gosto metálico. Nos Estados Unidos a ostra é o motivo de uma instituição, o Oyster Bar, onde só se abre a conha com o cliente vendo e são oferecidas diferentes tipos. Enquanto isso, no Brasil, é considerado um petisco de praia. Nos meses de dezembro a fevereiro as ostras se reproduzem e o seu sabor é alterado, por isso não é recomendado consumi-las neste período.
Vôngole: É cozido com as conchas ainda fechadas, que só abrirão no momento em que estarão prontos para consumo. Pode ser coletado o ano inteiro, porém, não se reproduz em cativeiro. É conhecido também como berbigão. Os italianos o preparam em um espaguete com um caldo forte e salgado e é aberto com vinho branco. É bastante usado com pasta de soja e cebolinha no missoshiro japonês e também na culinária da Espanha.
Frutos do Mar Fazem Bem ou Mal?
Nada que é consumido em excesso fará bem à sua saúde, por isso, depende. Os frutos do mar fortalecem seu sistema imunológico, apesar de serem considerados vilões das alergias alimentares.
Camarões, polvos e lulas podem proteger contra doenças cardiovasculares e outros ainda podem reduzir o colesterol.