Hoje vamos falar um pouco mais sobre os gatos, se você é fã desses felinos não pode perder nenhuma informação.
Alguns leigos acreditam que todos os gatos são iguais, mas embora bem parecidos as coisas não funcionam assim, vamos conhecer hoje algumas raças bem comuns e outras bem diferentes.
Quais as Raças de Gatos Mais Comuns no Brasil?
Gato da Raça Ragdoll
O nome dessa raça tem como significado boneca de trapos, isso não veio à toa, mas sim porque quando deixa no seu colo ela vai relaxar profundamente. É uma raça extremamente dócil, diferente de qualquer outro gato, ele permite que você o pegue no colo e movimente para onde quiser. É um animal grande, bem pesado e pode alcançar 9 Kg. Possuem lindos olhos azuis, possuem um rosto muito fofo e não tem como não se derreter. Possui pelos longos e com diversas opções de cores, uma delas lembra muito um Siamês. É uma raça que para manter a beleza da pelagem precisa de boa alimentação com ração muito específica.
Gato Persa
Esse é sem dúvidas conhecido como uma raça de luxo. Considerado o rei dos gatos tem pelos longos e majestosos, é muito tranquilo e possui o focinho plano. É uma raça amável, super se dá bem com outros animais, com crianças e com todos. É um animal que adora carinho e colo.
Gato Himalaia
Uma raça relativamente recente, do ano de 1950 nasceu como resultado da cruza de um Persa com um siamês. A intenção era criar um gato que juntasse as duas belezas em apenas um gato.
Gato Angorá
Essa é uma raça independente, muito elegante e fofa, é um gato doméstico nativo da Turquia. Devido a sua longa pelagem é necessário ser escovado com frequência, possui lindos olhos claros, adora brincadeiras e se dá bem com crianças.
Possui uma variedade de cores que vão do branco até o preto, pode ser ruivo e misturado. Curiosamente essa é a raça que mais tem gatos com um olho de cada cor, a condição é conhecida como heterocromia, geralmente um olho na cor amarelo esverdeado e o outro azul. Escove seu gato frequentemente, ofereça ração de qualidade para que ele fique sempre bonito.
Gato Pelado Canadense
Essa é uma raça bem exótica, podemos afirmar que é a mais rara de todos. Também chamado de Sphynx, esse animal não possui nem um pelo. Apesar de diferentes visualmente, são animais muito dóceis, carinhosos e apegados ao seu tutor, gostam muito de brinquedos.
Outras características que chamam a atenção são seus olhos grandes e orelhas peladas que são inconfundíveis. Além disso, também não tem bigodes. No ano de 1966 nasceu no Canadá o primeiro Sphynx, era o único pelado de toda a ninhada. Quando adulto gerou filhotes como eles, dessa forma sua raça seguiu em diante.
Gato Exótico de Pelo Curto
Também conhecido como Exótico nasceu da mistura de raças, onde o criador procura um animal com temperamento do gato persa, mas que tivesse uma pelagem mais curta para facilitar nos seus cuidados, desse cruzamento veio esse lindo. Um animal muito dócil, que adora brincar, muito leal e bastante calmo, se dá muito bem com crianças e é um animal de companhia. Sua pelagem não é das mais curtas, mas é muito mais fácil de cuidar do que a do gato persa. A cabeça desse gato é achatada, seus olhos são afastados, apesar de compactos são muito fortes.
Gato Siamês
Esse é um gato elegante, chamativo por seus olhos tão azuis, uma pelagem clara com apenas algumas extremidades de cor mais escura como o seu rabo, suas patas, orelhas e face. Tem uma linda postura, por conta disso era o pet preferido dos reis da Tailândia.
O que tem de belo tem de imprevisível. Durante a maior parte do tempo são muito tranquilos, amorosos e fiéis aos seus donos, em algum momento do nada ele pode ter um comportamento mais apático e quieto. São bem independentes, por isso precisam logo quando filhotes conviverem com diversas pessoas e animais, para evitar crises de ciúmes e não estranhar os outros. Ele precisa de boa alimentação.
Gato Maine Coon
Essa é uma raça de gatos gigantes, e eles realmente são grandes e chamam muito a atenção. Podem pesar até 13 Kg, pode ser comparado a um cachorro poodle de médio porte. Possuem uma variedade de cores, possuem pelagem longas, especialmente na cauda. São gatos ativos que adoram brincar, é uma ótima companhia. Não diferente de seus amigos, também precisam de cuidados especiais, inclusive existe uma ração específica para essa raça.
Gato de Pelo Curto Americano
Também conhecido como American Shorthair, é uma raça que vive bastante, tem uma boa saúde, é muito dócil e se dá bem com cachorros e crianças, além de ser muito bonito claro, ele é mais tranquilo e quieto. Esse gato possui uma pelagem bem curta, então é necessário uma escova própria, assim seu pêlo estará sempre brilhante.
Gato Vira Lata
Também conhecidos como SRD são os mais antigos, eles podem ser vistos em uma enorme variedade de cores, de tamanhos, pelagem e formatos. Não existe também um comportamento próprio conhecido, eles são uma mistura e uma caixinha de surpresas, porém são muito carinhosos e amigáveis. Os gatos resgatados são gratos e amorosos. Se for possível adote um gatinho desses e colabore com a sua felicidade.
Gato Ashera
Essa é conhecida como a raça de gato mais cara do mundo, também a mais rara. Também é uma versão de gatos gigantes. Mas são animais modificados geneticamente. Ele nasceu da cruza do gato doméstico com gatos selvagens como o gato leopardo asiático e o gato africano serval. Possui aparência similar a de um leopardo. Os enormes podem pesar até 14 Kg e atingir até 1 m de comprimento. Precisam de ração específica para ficarem sempre saudáveis, pois são muito grandes. Funcionam bem como companhia, são bem amigáveis e adoram brincar. Por outro lado a parte mais difícil fica por conta do preço, um animal desse pode chegar a custa R$40 mil reais.