Vamos conversar um pouco hoje sobre raças de cavalo, então se você tem muitas curiosidades sobre esse assunto acompanhe até o final.
Podemos falar lá do início, em meados do século IXinciou a formação de raças de cavalo no Brasil. A mais conhecida e a que marcou o começo de tudo é a Mangalarga, que é uma raça também chamada de Mangalarga Paulista. Depois podemos citar o Mangalarga Marchador, também conhecido como Mangalarga Mineiro, a raça Campolina, a raça famoso no Sul Crioula, a raça Piquira, a raça Pantaneira, a raça Marajoara, a raça Campeira, a raça Nordestina. Existe uma associação com o intuito de transformar os pampas em uma décima raça. Mas a dificuldade tem sido de que pampa é a definição da pelagem de diversas raças. O formato do corpo, a forma de andar desse tipo de cavalo é um padrão de raça, mas que aparecem em diversas outras raças.
Quais As Melhores Raças de Cavalos
Na verdade o que existe é a melhor raça para determinada função, precisamos entender um pouco sobre as funções dos cavalos.
Com relação às funções de cada raça e cada tipo de cavalo podemos dividir em raças usadas para serviço, raças usadas para lazer a raças usadas para esporte.
Serviço
As raças de cavalos mais utilizadas para serviço são a nordestina, raça marajoara, raça pantaneira e a raça crioula. Esses animais já são criados em lugares onde podem se prepara e se adaptar para o serviços que precisam cumprir.
Esporte
Os cavalos do nosso país mais utilizados no esporte hoje em dia são a raça Brasileiro de Hipismo, e a raça mangalarga. No caso da raça mangalarga inicialmente era utilizado para caçar veados, principalmente no Sul de Minas na região mais montanhosa, junto com cachorros que farejava e encontravam os animais.
Lazer
Agora vamos listar as raças de cavalo mais utilizadas para lazer, podemos começar com o Mangalarga Marchador, a raça campeira, a raça piquira, e a raça campolina. No caso do lazer o que define qual cavalo vai ser utilizado para qual esporte é a Marcha de Tríplices Apoios Definidos, ele precisa ser mais veloz, não apenas trotar, assim quem tiver montado fica mais confortável e consegue realizar um passeio mais animado e por mais tempo.
Quais As Raças de Cavalo Mais Caras do Mundo?
Primeiramente precisamos dizer que o homem e os cavalos tem um bom relacionamento já tem muitos anos, algo em torno de 4 mil anos. Esses animais foram muito importante em todo desenvolvimento da raça humana. Hoje em dia elas continuam exercendo um papel super importante em diversos setores, seja na agricultura, no lazer, na terapia, na polícia e muito mais.
Hoje podemos dizer que 80% do nossos animais são utilizados nos campos para realizar trabalhos, os outros 20% estão focados em esporte, lazer e outros. Essa pequena porção tem aquecido o mercado, as competições tem crescido cada vez mais, também os leilões transmitidos pelo Brasil fez com que os animais fosse cada vez mais valorizados financeiramente falando. Apenas em nosso país onde temos cerca de 5 milhões de cavalos o mercado gira algo em torno de 12 bilhões em um ano.
Algumas raças custam muito caro nesse mercado. Os valores de cada um deles não depende só da raça, mas também da idade, sua linhagem e condição física.
As raças mais caras tem características velozes e muitas outras que chamam a atenção. Vamos listar agora as raças de cavalo mais caras do mundo.
Raça Cavalo Árabe
Esse animal é um dos mais antigos, a raça de cavalo árabe inclusive possui evidências que dizem que ele já existia a algo em torno de 2500 antes de Cristo. Essa espécie foi se espalhando na época da guerra pelo comércio e também é utilizado para melhorar outras raças. Hoje em dia essa linhagem já pode ser vista em diversas raças mais novas utilizadas em montaria. Usualmente chamado de Puro Sangue Árabe, esses animais estão presentes em esportes olímpicos e são sempre destaque com seu desempenho superior. As características físicas são de uma cauda alta, e o formato de sua cabeça também é diferenciado, essa é a raça mais cara do mundo.
Raça Puro Sangue Inglês
Essa raça é muito comum em esportes de corridas, pois são cavalos muito velozes. Eles têm a característica física de serem magros e também pequenos e estão sempre se destacando em esportes como o hipismo e o turfe.
Esse é um animal inglês, a raça nasceu de uma mistura de éguas inglesas com cavalos berberes e árabes. Esse é um cavalo completo, mas de temperamento delicado.
Raça Quarto de Milha
Essa é uma raça que já tem 53% de participação nas raças de cavalo do mundo. Cavalo de muita qualidade, corpo forte e resistente, boa genética o faz muito versátil. Apenas no nosso país no ano de 2016 ele fez girar 200 milhões de reais.
Raça Paint Horse
Essa espécie é nativa dos Estados Unidos. Animal inteligente, resistente, forte e atlético. Além disso é muito bonito. Ele tem uma pelagem com manchas e pode ser escuro ou branco. É um animal que vem crescendo muito na América do Norte.
Raça Mustang
Cavalo selvagem, nativo dos Estados Unidos onde é muito protegido, mesmo assim já não existe em diversos lugares por lá. Foram os espanhóis que os levaram para a América, raça forte e inteligente, tem uma longa vida.
Raça Friesian
Esse animal é nativo da Frísia, possui coloração negra. São animais dóceis, e fortes. Uma raça muito bonita, veloz e inteligente. Foi representado e ficou famoso em filmes como O Feitiço de Áquila.
Raça Appaloosa
Mais uma raça americana. Cavalos fortes, de corpo robusto, e muito velozes. Pelagem bonita que chama a atenção, possui cinco tipos de cores, são elas marmóreo e clado, pode ser malhado, tipo copo de neve e leopardo.
Raça Shetland Pony
Nativo das Ilhas Shetland, é um pônei. Ele é pequeno, e não passa de 111,76cm de altura. Possui uma pelagem grossa, penas mais curtas e muito inteligente.
Raça Clydesdale
Nativa da Escócia, temperamento dócil. Eles são conhecido por ser muito carinhosos com seus respectivos, sua pelagem bonita pode ser tordilho, negro, zaino negro ou zaino.
Raça Morgan
Nativa dos Estados Unidos a bastante tempo. Cavalo de personalidade forte, ao mesmo tempo amistoso. São ótimos animais de corrida. Em nosso país temos poucas unidades, cerca de 200.
O que você achou sobre essas raças de cavalo? São incríveis não é verdade? Ficou surpreso? Conta ai para gente nos comentário e até a próxima.