Você é um daqueles tutores que pensa que o seu cão enxerga somente em preto e branco? Pois você está muito enganado. Embora os cães vejam o mundo de forma diferente do homem, o mito de que cachorros não enxergam a cores caiu por terra há alguns anos. Estudos científicos mais profundos comprovaram que os cães não enxergam as cores do arco-íris, como nós, mas enxergam cores, mesmo que menos diversificadas.
O fato foi comprovado no início do século passado pelo filósofo russo Ivan Perovich Pavlov. Ele fez testes de discriminação comportamental em cães e verificou que os cães e gatos possuem somente dois pigmentos (cones) na retina, o que faz com que enxerguem cores, mas menos variedades e precisão. Como o homem possui três pigmentos, consegue distinguir aproximadamente 10 milhões de cores, em diferentes combinações.
Só Cores Básicas
Nos últimos anos foram realizadas outras pesquisas que confirmam o fato de que os cães captam somente algumas cores básicas, como azul, cinza e amarelo. As demais cores acabam sendo atenuadas e caindo dentro de uma dessas cores básicas. Por exemplo, na visão do cachorro, as cores, verde, amarelo, laranja e vermelho ficam amareladas, enquanto o azul esverdeado ele vê cinza e o violeta acaba caindo na cor azul.
Tanto os olhos dos humanos quanto os olhos dos cães possuem essas células especiais chamadas de “cones”. São elas que nos permitem ver as cores, quando reagem ou capturam a luz. Só que os cães têm menor número de cones que o homem, e assim não captam a mesma quantidade de luz, fazendo com que as células tenham reações menos intensas.
A falta de percepção de cores pelo cachorro é um tipo de daltonismo, chamada de deuteranopia, quando o comprimento de onda intermédio ou os cones verdes estão ausentes. É uma espécie de cegueira das cores, que leva o cão a ver tonalidades diferentes, pois enquanto o homem tem três cones, ele tem apenas dois, o que torna sua visão dicromática e menos colorida que a do homem.
Mas cores, mesmo, o cão só consegue identificar as cores azul e verde. Isso porque o azul, em qualquer tonalidade – com exceção do azul esverdeado, para ele é sempre azul. Já o verde, no tom que for, para ele é sempre amarelado, assim como o vermelho.
Por esse motivo, quando comprar bolas para o seu peludo, sempre dê preferência à cor azul, que mesmo quando jogada em um gramado não é confundida com ele, como acontece quando a bola é vermelha ou verde. Assim, fica aí a dica: para que seu pet possa ver cores mais alegres em seus brinquedos, escolha sempre as cores azul ou verde. Qualquer outra cor ele verá como um dos tons do amarelo ou azul, bem desbotados.
Sentidos Apurados
Entretanto, ver menos cores não faz diferença para a qualidade de vida dos caninos, que conseguem compensar essas falhas com a ajuda de outros sentidos como audição, olfato e paladar, que são mais apurados que a visão.
A explicação para essa forma de ver as cores é que, devido ao fato de que os cães são descendentes de lobos, desenvolveram muito mais os sentidos necessários à caça, como audição e olhar mais abrangente para trás, para pegar as presas de surpresa e não serem surpreendidos pelos predadores.
Como Seu Amigo Pet Enxerga?
- Cães enxergam melhor à noite
Os cães precisam somente de ¼ da luz que os humanos necessitam para enxergar à noite. Isso porque eles possuem uma estrutura ótica que se chama “tapetum lucidum”. Essa estrutura aumenta a luz que passa pela retina de alguns animais, como o cão e o gato. É essa luz que permite que eles vaguem por aí durante a noite, enxergando muito melhor que nós na penumbra. E assim, quando olhamos seus olhos no escuro da noite, temos a impressão que funcionam como faróis refletores.
O privilégio desses animais possuírem melhor visão à noite, é justificado pelo fato de que antes de serem domesticados, tanto o cão quanto o gato eram animais noturnos. Assim, desenvolveram mais a capacidade de enxergar na penumbra para caçar suas presas, do que enxergar cores, que para eles são de pouca serventia para a sobrevivência.
-
Não Enxergam Bem De Perto
Outro fator diferente na visão de alguns animais, dentre eles o cão, é que eles enxergam bem melhor a partir da distância de 40 centímetros. Isto porque quando querem ver algo mais perto, a convergência entre os olhos é menor.
Entretanto, se você movimentar um objeto mais próximo que isso do cão, vai despertar seu interesse. Isso acontece porque esses peludos são muito sensíveis aos movimentos, o que complementa sua visão.
-
Cães Veem De Costas
O que a natureza tira de um lado, ela dá de outro. Se por um lado os humanos enxergam mais cores que os cães, nossos amiguinhos peludos têm o privilégio de enxergar atrás deles. Assim não são surpreendidos por seus predadores e têm mais facilidade para localizar suas presas.
Conforme a raça, a amplitude dessa visão é maior que a dos humanos, que só enxergam o que existe no âmbito aproximado de 180 graus. E esse aspecto é explicado pela posição dos olhos, que nos homens são frontais e nos cães são laterais.
-
Cachorros Têm Miopia?
Um homem com visão saudável consegue ver até 22 metros de distância. Já os cães, só conseguem ver um objeto em todos os seus detalhes quanto está até seis metros de distância.
Mas, se um objeto está em movimento até 600 metros de distância, o cão consegue ver muito bem o foco principal. As laterais ele vê embaçadas.
-
Doenças nos Olhos dos Cães
Embora vejam as cores de forma diferenciadas, tanto o homem quanto o cão desenvolvem doenças nos olhos que podem cegar, como olho seco, úlceras de córnea, miopia, catarata e glaucoma.
Com a evolução da medicina veterinária nos últimos anos, as doenças dos olhos relacionadas à idade ou à genética já contam com tratamentos e medicamentos de ponta que podem reverter o quadro de visão do seu peludo.
Entretanto, se o seu cão passar por um desses problemas e a cegueira for realmente inevitável, não fique tão preocupado, pois nesse sentido os cães são superiores aos homens e sobrevivem bem com os outros sentidos, que são mais aguçados.
Mesmo assim, mantenha visitas regulares a um médico-veterinário. Com isso o profissional conhecerá melhor o seu peludo e saberá detectar o que há de errado com ele, logo nos primeiros sintomas.