Hoje vamos conhecer um pouco sobre os animais que estão bem longe da gente, aqueles que vivem no polo sul e polo norte da terra, sabemos que é uma região extremamente gelada, é quase impossível imaginar que existe vida a temperaturas abaixo de zero. Mas como a natureza é perfeita, esses animais são totalmente desenvolvidos e adaptados para habitar esses lugares, como por exemplo uma camada dupla de pelo, uma quantidade maior de gordura no corpo entre outras características que controlam a temperatura corporal deles. Para te ajudar, selecionamos alguns animais incríveis que moram nesses lugares e que você vai se encantar com eles. Fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.
Quais Animais Vivem no Gelo?
Macaco-do-Japão
Nome científico – Macaca fuscata. Esse é um animal nativo do Japão, eles habitam especificamente o Parque de Jigokudani, lá durante quatro meses do ano fica completamente tomado por neve, mas ao mesmo tempo possuem águas termais. É para lá que eles correm nos meses mais gelados do ano, podem se aquecer nas águas quentinhas e ainda procurar comida para conseguir aguentar esses meses mais frios de inverno. São conhecidos inclusive como macacos da neve, possuem uma pele mais grossa e ainda têm o corpo coberto de peles que ajudam a não morrerem de frio nessa época.
Pinguins
Nome científico – Spheniscidae. Esses animais vivem na Antártida e em outros países bem frios do nosso planeta. Eles são aves desenvolvidas para viverem na água, e por isso possuem suas penas que não absorvem água. Os pinguins podem ser vistos sempre convivendo com outros da mesma espécie, nunca sozinhos. São conhecidas 18 espécies de pinguim, cada um deles com sua particularidade, mas de modo geral muito parecidos.
As principais características que os identificam de longe certamente são o seu peito de cor branca, e o restante do corpo preto. Suas patas possuem membranas parecidas com as dos patos, são 4 dedos juntos e assim eles têm uma maior habilidade para nadar.
Os pinguins possuem um número muito grande de penas, mas por serem bem curtinhas, quase não percebemos, elas são trocadas de 6 em 6 meses. Todo seu corpo é protegido por estas penas, como a água não penetra nelas eles ficam bem protegidos e aquecidos. Mas essa não é a única maneira deles se protegerem do frio, elas ainda são dotadas de uma grande quantidade de gordura corporal que as isola do frio.
Eles sabem nadar como ninguém, e vivem quase que o tempo todo dentro da água, é possível vê-los nadando sempre em grupos, lá eles caçam, comem e até mesmo dormem. Eles se alimentam de animais pequenos encontrados na água, como peixes, crustáceos entre outros.
Urso Branco
Nome científico – Ursus maritimus. Também conhecido como urso polar, esse animal habita o círculo polar Ártico. Essa é a maior espécie de urso do planeta, eles são realmente gigantes alcançando os 2 metros de comprimento e chegando a pesar cerca de 720 Kg. A sua principal característica certamente é a sua pelagem branquinha como a neve que reveste todo o seu corpo, através deles ele consegue receber o ar quente. Infelizmente estes lindos animais estão na lista de animais que podem ser extintos.
O seu habitat é o gelo, e lá tem tudo o que eles precisam para viver, fora de lá eles morreriam facilmente. Uma questão que pode levar esses animais à extinção é o derretimento das geleiras, por isso as mudanças climáticas são tão preocupantes.
Raposa-Polar
Nome científico – Vulpes lagopus. Também conhecida como raposa do Ártico, é uma espécie de raposa pequena. Elas habitam regiões polares extremamente geladas como Eurásia e América do Norte. Elas conseguem suportar temperaturas congelantes que fazem naquela região, a temperatura pode alcançar os -50º, para suportar esse frio o segredo está no pelo. Essa raposa tem uma pelagem grossa e densa, mantém o calor do corpo e protege contra o frio do lado externo. Elas ficam bem escondidas na neve, já que se camuflam graças a sua pelagem branquinha como a neve.
Boi-almiscarado
Nome científico – Ovibos moschatus. Esse é um animal que vive em regiões congelantes da Groenlândia e região. O Boi-almiscarado é um animal de grande porte, podem medir mais de 2 metros de comprimento, são extremamente pesados e podem chegar a 400 Kg. Apesar de todo esse tamanho ele se alimenta de plantas e grama. Esse animal libera uma substância almiscarada bem forte que serve para atrair as fêmeas, e é por isso que leva esse nome.
Ele é bem peludo, possui uma pelagem bem felpuda lembrando um cobertor bem quentinho, graças a isso eles toleram temperaturas de – 40º. Ele é um bovídeo caprino, embora se assemelhe a um boi. Eles vivem em campos sem árvores desses locais.
A coloração de sua pelagem é castanho escuro e bem longa, chega a tocar o solo. Inclusive as pessoas que moram nessa região se utilizam dessa pelagem para fazer casacos que protejam do frio. Na parte de baixo da pelagem eles ainda tem um subpêlo bem expresso de lã, portanto frio com certeza eles não passam.
Caribu
Nome científico – Rangifer tarandus. Da mesma família dos cercos, as renas são animais de grande porte. Elas ficaram famosas nos filmes de natal, e assim como na ficção elas moram em regiões de campos abertos e bem congelantes. No geral costumam medir entre 85 a 150 cm de altura e podem chegar a pesar 160 Kg. É a sua pelagem que protege esse animal das baixas temperaturas, os pelos não possuem um sentido único e isso ajuda a isolar do frio do clima gelado. É dessa forma que elas conseguem sobreviver nesses ambientes.
Leões-Marinhos
Nome científico – Otariinae. Esse animal também é completamente adaptado para viver em regiões extremamente geladas, afinal eles vivem dentro da água. Ele consegue conservar o calor corporal, o que ajuda é a grande quantidade de gordura que possui e acaba isolando do frio. É comum que eles sejam comparados com focas, mas diferente delas eles possuem um par de orelhas bem discretas na lateral da cabeça.