A pulga do gato, cujo nome científico é Ctenocephalides felis, é uma das poucas espécies de pulgas verdadeiramente cosmopolita, essas pulgas são onipresentes em todas as áreas. Em todo o mundo, as pulgas de gatos são encontradas onde quer que os hospedeiros adequados residam.
As pulgas de gatos vivem nos ninhos e nos locais de descanso de seus hospedeiros quando não estão se alimentando e nos hospedeiros quando estão se alimentando. Eles vivem em praticamente qualquer tipo de habitat, desde que seja quente e úmido o suficiente para promover o desenvolvimento.
Características da Pulga do Gato
Como todas as pulgas, Ctenocephalides felis é lateralmente comprimido e sem asas. As pulgas de gato têm 2 mm. de comprimento e marrom avermelhado a preto, com as fêmeas um pouco maiores que os machos e uma cor ligeiramente diferente. Além da pequena diferença de tamanho e cor, a outra principal característica distintiva entre homens e mulheres é a presença de órgãos genitais complexos em forma de caracol nos homens.
Ctenocephalides felis é distinguido de outras pulgas por suas características ctenídios, ou pentes; possui um ctenídio pronotal e um ctenídio genal com mais de 5 dentes. A morfologia das pulgas de gatos é semelhante à das pulgas de cães, Ctenocephalides canis, mas as pulgas de gato têm uma testa inclinada característica. A tíbia posterior também é diferente de outras espécies de pulgas, pois carece de um dente apical externo.
Todos os membros da ordem Siphonaptera têm músculos poderosos que contêm resilina, uma proteína altamente elástica, nas pernas, o que permite que essas pulgas pulem até 33 cm. As larvas da pulga se assemelham a larvas minúsculas com cerdas e mandíbulas curtas para mastigar. As pupas vivem envoltas em casulos sedosos e cheios de detritos.
Ciclo de Vida das Pulgas de Gatos
O ciclo de vida de Ctenocephalides felis é holometabólico; isto é, envolve metamorfose completa. Todo o ciclo de vida dura de 30 a 75 dias, dependendo das condições ambientais. A 13 graus Celsius, as larvas emergem dos ovos em 6 dias. Temperaturas mais baixas e baixa umidade retardam o desenvolvimento.
Depois de passar por três instares larvais, ou muda, as pulgas larvais soltam casulos de seda e entram no estágio de pupa. As pupas são sensíveis a flutuações de dióxido de carbono no ambiente e também a vibrações. Quando ocorre uma mudança apropriada em um desses fatores, o adulto surge e encontra um hospedeiro no qual viver. Nenhuma informação está disponível sobre o sistema de acasalamento dessas pulgas.
Ovos de pulgas são fertilizados internamente. As fêmeas adultas depositam seus ovos no hospedeiro, mas logo caem no ninho do hospedeiro, onde se desenvolvem. Os ovos são brancos, translúcidos e aproximadamente 0,5 mm de comprimento. As pulgas carregam seus ovos dentro deles, fornecendo-lhes alimento até que sejam postos. Depois de colocadas, não há mais investimentos por parte dos pais.
As larvas dos três instares se alimentam principalmente das fezes da pulga adulta, que é apenas o sangue do hospedeiro seco digerido levemente e, até que a larva esteja prestes a se reproduzir, mantém seu intestino cheio.
As larvas mudam duas vezes, o instar final mede cerca de 5,0 mm. de comprimento. No final de seu desenvolvimento, a larva esvazia o intestino e gira um casulo esbranquiçado, solto e ovoide, e se torna uma pupa.
Quando totalmente crescida, a larva do terceiro instar para de comer, esvazia seu trato digestivo e gira um casulo de seda. Na natureza, esses casulos podem ser camuflados com partículas de detritos, como grãos de areia e pedaços de fezes de pulgas, que tendem a grudar no casulo e envolvê-lo ordenadamente.
Durante o período pupal, que dura cerca de uma semana, a larva em forma de verme é quase completamente reabsorvida e transformada na pulga adulta de seis patas. No final do período pupal, uma pulga branca adulta se torna reconhecível na forma e escurece gradualmente através do bronzeamento do exoesqueleto.
Comportamento da Pulga do Gato
A pulga de gato não é uma espécie social. Na sua forma adulta, o Ctenocephalides felis passa a maior parte do tempo na área de dormir do hospedeiro, pulando apenas no hospedeiro quando precisa se alimentar. Os ctenídios genais e pronotais ajudam a manter essas pulgas firmemente plantadas no hospedeiro, de modo que é difícil para o hospedeiro remover as pulgas. Os músculos poderosos das pernas das pulgas, especializados em pular, permitem que eles se retirem do hospedeiro por vontade própria.
As pupas são sensíveis a flutuações de dióxido de carbono no ambiente e também a vibrações. Eles usam essas dicas ambientais para cronometrar o surgimento de seus casulos. As pulgas possuem um órgão sensorial chamado pigídio na parte posterior do corpo, o que lhes permite detectar vibrações e correntes de ar. Não há informações disponíveis sobre como essas pulgas se comunicam.
Depois de perfurar a pele do hospedeiro, as pulgas de gatos adultos usam suas peças bucais para sugar o sangue. A farinha de sangue passa através das células epiteliais no intestino que são alongadas em espinhos, coletivamente chamados de proventrículos, onde são divididos. Como seu nome sugere, pulgas de gatos preferem se alimentar de gatos domésticos, Felis silvestris .
Pulgas de gato também se alimentam de cães , coelhos , cavalos , gambás , raposas , mangustos , coalas e aves . Eles são conhecidos por morder seres humanos na ausência de outros hospedeiros. Ao contrário dos adultos Ctenocephalides felis, as larvas se alimentam das fezes das pulgas e detritos de gatos adultos no ambiente.
História Natural da Pulga de Gato
As pulgas são facilmente transmitidas entre animais e até entre espécies hospedeiras. Eles se movem rapidamente entre o host e o ambiente, facilitando a transmissão e o controle. Como as pulgas requerem sangue do hospedeiro para alimentação, elas podem sobreviver fora do hospedeiro por apenas 1 a 2 meses.
Pulgas de gatos são vetores de tifo murino e hospedeiros intermediários do tênia mais comum que infecta gatos e cães, Dipylidium caninum . Eles são conhecidos por transportar Burrelia burgdorferi, o espiroqueta que causa a doença de Lyme.
Ctenocephalides felis é de alguma importância médica e econômica. Mais prevalentes, mas menos graves, são as reações alérgicas que as pulgas e suas fezes induzem em alguns seres humanos e animais. Prurido e vermelhidão podem ocorrer, mas sem resultados sérios.
Infestações por pulgas geralmente causam focos de alopecia e prurido . Cães hipersensíveis a proteínas antigênicas na saliva da pulga desenvolvem a ” dermatite alérgica à pulga” mais grave , que apresenta pápulas e crostas. A dermatite úmida aguda (“pontos quentes”) também pode ser observada nesses casos e pode ocorrer pioderma secundário ou seborreia . As lesões da dermatite alérgica à pulga geralmente aparecem na região lombossacral dorsal, bem como nos flancos, coxas e abdômen. As lesões são tipicamente piores nos meses de verão e outono e são progressivamente mais graves à medida que o cão envelhece.
Todas essas condições requerem atenção médica. A quantia de dano em dólares por ano não está disponível, mas com a numerosa variedade de doenças que o Ctenocephalides felis carrega, a quantidade de aditivo provavelmente não será baixa.
valeu