Sempre é muito difícil escolher uma raça de cão. Com tantas opções, é preciso levar em consideração aspectos como a personalidade e as características do animal além do seu estilo de vida. Uma das raças mais escolhidas para cães de companhia é o Pug. O próprio nome do cachorro significa “coisa pequena/ coisa diminuta”.
Alguns dados indicam que a raça surgiu do pequeno dinamarquês. Já outras teses destacam que ele surgiu da miniatura do Dogue de Bordeaux, que embora tenha um tamanho muito diferente, divide com o Pug um antepassado asiático em comum.
História do Pug
Mesmo com algumas divergência, a origem do pug é chinesa. A raça teria sido levada por comerciantes holandeses para a Europa ainda no século XVI. Com sua aparência engraçada e um pouco ranzinza, o cachorro recebeu diversos nomes pelo mundo. Na França ficou conhecido como Carlino, na Alemanha como Mops (de moppen, que signfica “de aspecto franzino) e já nos países que falam inglês recebeu o nome de Pug ou Pug-Dog.
Uma história conta que a raça era criada pela Rainha Vitória e se popularizou por conta disso. Assim, os pugs se espalharam pela Inglaterra ainda no século XIX e tiveram ainda mais notoriedade com a sua importação para a China. Lá, surgiu uma nova linhagem dos Pugs como a que conhecemos hoje.
Características dos Pugs
Dóceis e muito calmos, essa raça é muito dengosa e adora receber carinhos. No geral, tem temperamento muito dócil e não costumam latir sem motivos. Mesmo sendo de pequeno porte eles são cães bem fortes fisicamente.
Com um comportamento terno e carinhoso, ele é muito indicado para famílias . Além disso, é muito brincalhão e será motivo de muita diversão para a criançada. O pug também costumam acompanhar o estado de espíritos dos seus donos e é um companheiro inseparável. Não podemos esquecer que esse cachorro é bastante sociável e costuma se adaptar com visitas ou em ambientes estranhos. Em alguns momentos permanecem mais quietos, mas se estimulados são muito animais muito ativos e agitados. Além de serem uma fofura, não e?
O pug tem uma aparência robusta e quadrada. Sua cabeça é larga e seu fucinho é uma das marcas registrada da raça: curtinho e achatado! Suas ruginhas também são umas das característica que fazem o pug ser reconhecido onde quer que ele esteja.Os seus olhos trazem uma doçura que certamente vão conquistar os donos e convencer eles a ficar mais e mais tempos com os pugs! Seu pelo é fino, curto e brilhante. Um verdadeiro convite para muitos carinhos, não é verdade?
A raça pug é considerada de pequeno porte e os cachorros possuem entre 6 e 8 quilos. Eles são encontrados com mais facilidade em duas cores: preto e abricó. Mas também existem pugs brancos e tigrados, embora isso seja menos comum.Sua expectativa de vida é em média de 11 anos. A escolha da linhagem do cão é algo que deve ser cuidadosamente escolhida pois muitas vezes um cruzamento errado pode acarretar em problemas de saúde para as futuras gerações. Uma das linhagens mais comuns no Brasil é a Anjos.
Vantagens do Pug
Se você está em dúvida se deve ou não escolher a raça pug preparamos algumas dicas e vantagens. Confira:
- Tem um comportamento muito afetivo e carinhoso. Mas calma! Não são grudentos e nem carentes como algumas outras raças.
- São sociáveis e adaptam-se a novas pessoas.
- Não costumam latir sem grandes motivos.
- Convivem de forma harmoniosa com crianças e idosos.
- São cães limpos e que adoram um chamego no colo dos seus donos.
Cuidados Necessários com o Cão
Mesmo sendo um dos cães mais tranquilos, o pug precisa de alguns cuidados muito específicos e especiais. Se você resolveu adotar ou comprar esse cãozinho, fique atento às suas necessidades e peculiaridades.
Uma delas é que o pug tem maiores tendências para a hipertermia que as demais raças. Assim, esses cães não se adaptam bem em climas muito quentes.Outro cuidado que os donos precisam ter é com os olhos desse cachorros pois são bem sensíveis, em função da sua exposição mais expressiva.
O pug , a depender da sua linhagem , é um cão que costuma custar bem caro e pode apresentar problemas no pelo. Aliás, o seu pelo costumar soltar com muita facilidade e necessita de escovação frequente. Lembre-se sempre incentivar o seu pug a se movimentar pois eles tem forte tendência a engordar.
Nunca é Demais Lembrar…
É sempre importante lembrar que alguns cuidados com o seu cãozinho nunca são demais!
- Sempre deixe água fresca à disposição do seu bichinho.
- Procure alimentá-lo com ração de qualidade e evite doces (como chocolates) e alimentos gordurosos.
- Algumas raças possuem tendência a obesidade. Procure alimentar os cães apenas duas vezes ao dia.
- Os pugs são cães que adoram circular dentro de casa e exatamente por não suportarem muito calor acabam preferindo ambientes mais fechados e protegidos.
- Pugs costumam ter muitos problemas dermatológicos. As suas dobrinhas precisam está sempre limpas e secas para evitar a proliferação das enfermidades.
- Os olhos saltados dessa raça podem ser limpos com soro fisiológico e o auxílio de uma gaze. Caso perceba algum machucado ou secreção excessiva, leve o seu bichinho ao veterinário para uma avaliação mais criteriosa.
- Fique sempre atento ao seu pug. Esse cãozinho é muito peralta e pode acabar se machucando em alguma brincadeira.
Ficamos por aqui e deixamos o espaço aberto para seu comentário ou dúvida. Aproveite para acompanhar nossos novos conteúdos sobre animais, plantas e natureza. Até a próxima!