As aves de postura nada mais são do que animais que põem ovos e acabam trazendo um certo retorno financeiro aos seus criadores, principalmente quando as raças botam muito ovos.
No Brasil, o costume de criar galinhas para comercializar os ovos é extremamente comum, o que faz com que cada vez mais pessoas queiram saber exatamente quais são as raças que botam mais ovos ao longo do ano.
A verdade é que não existe um número exato de ovos que uma galinha bota e também tudo irá depender das condições nas quais essas galinhas vivem seu dia a dia.
Porém, podemos dizer que existe uma média que é possível ser calculada para que você saiba exatamente quais são as raças de galinha que botam mais ovos.
Portanto, continue lendo o artigo para saber exatamente quais são as raças de galinha que se destacam muito quando o assunto é botar ovos.
Paraíso Pedrês
Essa é uma raça de galinha considerada de grande porte, já que ela pode chegar a pesar até mesmo 7kg. As penas dela possuem uma característica mística e podem ser divididas em diversas camadas, o que dá um visual diferente ao animal.
Além disso, podemos dizer que as cores dessa galinha variam bastante, sendo que o marrom e o cinza são grandes destaques das penas desse animal.
Como já é possível concluir, essa é uma espécie que bota muitos ovos ao ano e é exatamente por isso que ela está nessa lista – ela pode chegar a botar até mesmo 350 ovos em um único ano, um número muito alto.
Além de tudo isso, ela ainda é muito capaz de engordar rapidamente, e por isso sua carne também pode ser vendida caso o criador dessa raça queira lucrar ainda mais.
Legorne
A verdade é que essa galinha atualmente não está na sua versão original, já que ela passou por diversas modificações feitas por seres humanos principalmente nos séculos XIX e XX, para que nos dias atuais ela conseguisse botar mais ovos do que antigamente.
Essa é uma galinha que possui penas em tonalidade brnaca e uma crista bem vermelha, a típica galinha que nos vem à menta quando pensamos nesse animal.
Ela é uma raça extremamente popular que conquista muitos avicultores não apenas no Brasil, mas ao redor de todo mundo. E isso se dá principalmente por conta da alta produção de ovos.
Vivendo em boas condições de vida e saúde, essa galinha pode chegar a botar até mesmo 300 ovos em um único ano, o que demonstra que ela é uma excelente ave de postura.
Sex Link
Mais uma vez podemos citar uma raça que sofreu influência do ser humano em sua natureza. Isso porque a raça sex link foi projetada pelos cientistas com o intuito de por muitos ovos ao longo de sua vida.
Essa é uma raça que possui penas marrons que se intercalam em tons claros e escuros dependendo da localidade da pena. Ela é uma ave de postura hibrida, o que faz com que suas características acabem se perdendo com a passagem de gerações.
É uma ave de médio a grande porte, já que pode chegar a medir 5kg estando em boas condições de saúde. Estando em boas condições ela também pode chegar a botar até mesmo 300 ovos em um único ano, o que é um excelente número.
Australorp
Essa ave é uma ave típica da Austrália, como é possível percebermos por conta do seu nome. Ela é considerada muito rústica e também habilidosa.
Quanto às suas penas, podemos dizer que elas são pretas enquanto a sua crista é vermelha da forma que conhecemos em uma típica galinha.
Essa é uma raça que pode chegar a pesar 5kg, mas sua média de peso geralmente é de 4,5kg em boas condições de saúde e estando bem tratada.
A Australorp pode botar até mesmo 200 ovos em um único ano de vida, e após isso ela também pode ser utilizada como ave de corte, o que significa que ela é duplamente lucrativa para o seu criador.
Plymouth Rock Barrada
A ave Plymouth Rock já é uma espécie muito conhecida entre os avicultores, justamente por conta da sua capacidade de por muitos ovos em um único ano, o que a torna muito atraente para quem está visando obter lucros.
Ela é conhecida no Brasil pelo nome popular de “galinha carijó” e já foi até mesmo muito representada em músicas infantis.
Essa é uma ave que possui penas brancas com leves toques cinzas e também podemos dizer que ela possui uma forte resistência a mudanças de clima bruscas.
Assim como a Australorp, essa é uma raça que pode dar um duplo lucro ao avicultor: ela é excelente para a produção de ovos e também é uma boa ave de corte. Logo, cabe ao avicultor decidir o que fazer.
Rhode Island
Provavelmente todo avicultor já ouviu falar na raça rhode island, isso porque ela é uma das mais famosas do planeta e também é uma ave que pode ser utilizada como ave de corte.
Em condições boas de saúde estando bem cuidada essa ave pode chegar a botar até mesmo 260 ovos em um único ano. Quanto à sua cor, podemos dizer que ela possui penas vermelhas bem escuras e uma crista em tons de rosa.
Por fim, podemos também dizer que essa raça é uma das preferidas do Brasileiro por conta do duplo uso que ela pode ter e por se adaptar ao nosso território, características que a fazem ser extremamente lucrativa.
Você já conhecia todas essas raças de ave de postura existentes ao redor do mundo? Você cria alguma dessas raças em sua casa? Conta para a gente um pouco mais sobre isso pois queremos saber ainda mais informações sobre esse mundo da avicultura!
Quer saber ainda mais informações variadas e de qualidade sobre as galinhas mas não sabe onde encontrar textos? Não se preocupe, pois aqui sempre temos o texto certo para você ver! Para isso, leia também aqui em nosso site: Galinha Yokohama – Características, Ovos, Preço, Como Criar e Fotos