Home / Animais / Principais Problemas do Pug, Doenças Mais Comuns e Como Resolver

Principais Problemas do Pug, Doenças Mais Comuns e Como Resolver

Os cachorros da raça Pug são um ótimo exemplo de como as mutações realizadas pelo homem nos animais podem dar errado. Frutos de uma série de cruzamentos e combinações de genes diferentes ao longo do tempo, o Pug foi praticamente fabricado para servir aos seres humanos.

Assim, enquanto as pessoas tiram fotos para colocar nas redes sociais e ganhar curtidas e seguidores, o cão da raça Pug convive diariamente com problemas respiratórios, possui enorme tendência a ter problemas de saúde ligados ao coração e ainda guaram consigo uma expectativa de vida extremamente reduzida. Dessa maneira, o Pug possui muitos problemas e se pode dizer que a grande maioria deles foi gerada pelo homem apenas para o seu prazer.

Pois os cachorrinhos da raça Pug são extremamente bonitos, possuem a cabeça em formato de cubo, todos os traços muito arredondados e são realmente fofos. Com os olhos enormes e as dobrinhas que praticamente não tem fim pelo seu corpo, o Pug é tido como um dos cachorros mais lindos que existem.

Contudo, como já dito, para alcançar essa beleza toda a raça sofreu com uma série de cruzamentos fabricados que foram acumulando problemas anatômicos para a espécie. Isso faz com que o dono de um Pug precise saber exatamente com quais problemas o seu cãozinho pode sofrer, já que só assim será possível tornar a vida do cachorro mais longa e com menos problemas físicos.

Assim, para se prevenir de algumas doenças e oferecer o melhor da qualidade de vida para o seu cachorro, é preciso que o dono do Pug faça um acompanhamento detalhado junto ao veterinário e siga tudo o que for receitado pelo profissional. Caminhadas curtas e tipos especiais de comida, por exemplo, são coisas muito importantes para esses cachorros, sendo detalhes que podem fazer a diferença entre a vida e a morte deles.

Veja abaixo todas as doenças relacionadas aos Pugs, compreendendo o porquê de acontecerem e qual a melhor forma de tratar desses problemas. É importante que você também tenha calma, pois a maior parte dos problemas de saúde que acometem o Pug podem ser resolvidos sem maiores dificuldades.

As Doenças Respiratórias do Pug

O principal problema dos cachorros da raça Pug, sem a menor dúvida, são os seguidos problemas respiratórios que possuem. Em razão da anatomia diferenciada, o Pug tem uma grande predisposição a ter problemas relacionados ao trato respiratório. Isso porque eles apresentam narinas muito estreitas, um focinho bastante curto, o paladar mole e a traqueia bastante estreita.

Todas essas características fazem com que o Pug sofra frequentemente com problemas de dispneia, uma dificuldade para respirar que já começa a se manifestar desde que esses cachorros são filhotes. É possível perceber tal problema no ronco do cachorro, que o faz toda noite.

Pug no Veterinário
Pug no Veterinário

Por isso é tão importante que você esteja atento quando a temperatura subir muito, pois nesse momento o cachorro precisa usar mais as narinas para realizar as trocas gasosas e o Pug enfrenta problemas realmente sérios.

Ademais, esteja atento aos agentes infeciosos que podem contaminar o seu cão. Pois, como já há dificuldade para respirar em condições normais, quando contaminado por alguma infecção as chances de o Pug perder a vida se tornam muito maiores que o normal. Assim, faça de tudo para evitar que o cachorro fique muito exposto ao frio ou apresente tosse, por exemplo.

Outro detalhe muito importante é que o Pug precisa se exercitar, pois essa raça também tem a tendência de ter problemas de coração e a atividade física frequente reduz essa possibilidade. Contudo, também é muito importante que não haja exagero por parte do dono, já que o Pug não consegue correr por grandes períodos sem parar para respirar. O excesso de exercícios físicos pode fazer com que o cachorro não consiga respirar adequadamente e venha a morrer.

Os Problemas nas Articulações do Pug

Além da questão respiratória, o Pug possui uma enorme tendência a ter problemas relacionados à articulação. Isso porque o quadril do Pug não é tão bem definido quanto o de outros cachorros, facilitando com que o Pug sofra de problemas do tipo. É muito comum que alguma parte do corpo do Pug seja mal formada durante a etapa de transição do cachorro da infância para a maturidade, sendo necessário estar muito atento às reações e aos sinais do cachorro.

A luxação da patela é um outro problema que pode atingir em cheio o Pug, pois, uma vez que a rótula se desloca da tróclea, o cachorro passa a sofrer dores absurdas e a mancar indefinidamente.

Pug Deitado Dormindo
Pug Deitado Dormindo

Assim, é recomendado que se evite a reprodução de cachorros com tais problemas nas articulações ou em outras partes do corpo, pois tais questões estão nos genes do cão e certamente serão repassadas aos descendentes. Logo, para evitar que outros cachorros sofram com o problema, recomenda-se manter o Pug longe dos cruzamentos.

As Doenças de Pele do Pug

Em meio à série de problemas físicos e doenças que o Pug pode ter, há também a grande possibilidade de o cão ter doenças de pele muito graves. A mais comum delas é a dermatite, sendo importante manter a higiene do cachorro e sempre estar cuidando da sua pele.

Além disso, alergias a alimentos ou a ambientes são extremamente comuns na vida desses cachorros. É bastante importante que você evite as sarnas e os demais problemas de higiene que o cachorro possa ter na pele. Além disso, esteja sempre atento para acionar o veterinário responsável em caso de qualquer fato novo na pele do Pug.

Os Olhos Também São Problema Para o Pug

Os olhos do Pug são muito fofos e chamam a atenção de longe, sendo extremamente grandes. Contudo, se isso é um fator de beleza para muitos, também é mais um ponto negativo para a saúde do animal.

As chances de lesão oculares no Pug é bastante alta, por exemplo. Ademais, o Pug apresenta dificuldade de fechar completamente os olhos, secando os olhos do animal e podendo causar úlcera.

Tudo isso causa muita dor e pode levar o cachorro à cegueira.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *