Home / Animais / Principais Causas de Morte de Filhotes de Cachorro

Principais Causas de Morte de Filhotes de Cachorro

Ao nascer, o filhote está desamparado. Cerca de 75% das mortes precoces ocorrem nos primeiros 18 dias de vida. A causa destas mortes prematuras é muitas vezes devido à ignorância ou inexperiência da mãe (por exemplo, negligência ou aleitamento materno ineficaz).

Em alguns casos, é o proprietário (por exemplo, manipulação excessiva de filhotes, consanguinidade excessiva). Por estas razões, é bom ter a mãe e os filhotes examinados pelo seu veterinário o mais rápido possível após o nascimento. Esta consulta também permite que você obtenha respostas para suas perguntas.

Filhotes – um Período Crítico

As principais causas de mortalidade neonatal em filhotes são devidas a insuficiência alimentar e refrigeração. A desnutrição pode ser devido à amamentação ineficiente ou falta de leite na mãe, mas também pode ser devido à incapacidade do filhote de sugar de forma eficaz.

O resfriamento também é uma das principais causas de mortalidade neonatal. Filhotes são incapazes de ajustar a temperatura corporal durante os primeiros dias de vida. Se eles se acalmarem, eles não poderão sugar, comer e a mãe deixará de cuidar deles. Aquecê-los recupera o reflexo de sucção e o estado geral.

Para o proprietário, ser capaz de distinguir um filhote saudável de um filhote doente pode ser muito útil e, em alguns casos, uma questão de vida ou morte. Um filhote saudável é quente e gordinho. Tem bom tônus muscular e boa cor da pele. Ele está calmo e dorme bem. Por outro lado, um filhote doente é frio e magro, seu abdômen é dilatado, seu tônus muscular e a coloração de sua pele são alteradas, e ele tende a se contorcer e gemer. Neste caso, consulte o veterinário imediatamente.

As primeiras semanas de vida são cruciais não apenas para a saúde, mas também para o desenvolvimento social e psicológico do filhote. O filhote adquire suas habilidades sociais entre a quarta e a décima segunda semana. É durante esse período que ele é mais receptivo a adestramento e socialização ao seu ambiente.

Assim, se ele não estiver em contato com humanos durante este período, ele terá grande dificuldade em se adaptar aos humanos depois. Da mesma forma, um filhote que não está em contato com outros animais (por exemplo, irmãos) durante esse período terá dificuldade em conviver com outros animais pelo resto de sua vida.

Se certas doenças não poupam os nossos animais de estimação, por vezes os filhotes pequenos correm mais riscos devido à sua morfologia e/ou às suas reduzidas defesas imunitárias. Seu tamanho também faz com que eles estejam mais próximos do chão e, portanto, expostos à sujeira. Veja agora as principais causas de morte de filhotes de cachorros:

Cinomose

A esgana canina ataca o sistema nervoso do cão, é fatal e altamente contagiosa. Afeta outros animais também como o furão, por exemplo. Ele é transmitido por secreções corporais (saliva, secreções dos olhos, nasal, urina e fezes) no ar ou por contato. Como a capacidade de curar este vírus depende da capacidade imunológica do cão afetado, cães pequenos, filhotes e cães muito velhos são mais sensíveis.

Cachorro com Cinomose
Cachorro com Cinomose

A forma aguda da doença pode aparecer em apenas alguns dias: conjuntivite, corrimento nasal e ocular, tosse, vômito, pústulas na pele, distúrbios neurológicos e convulsões. A vacinação contra esta doença é tanto mais importante quanto a cura depende da resposta imune do próprio cão. Sem uma vacina, a sobrevivência do cão, mesmo em caso de hospitalização e acompanhamento médico, não é garantida.

Traqueobronquite Infecciosa

A traqueobronquite infecciosa é uma doença respiratória que freqüentemente afeta fazendas de cães, abrigos ou canis. É uma bactéria cocobacilli: bordeteila bronchiseptica e encontra-se em doenças em associação como a cinomose. O tratamento é baseado em antibióticos, é longo (várias semanas) e muito caro. A prevenção de vacinas é muito eficaz e altamente recomendada.

Esta doença é extremamente contagiosa, é transmitida pelo ar, pelo contato, pela saliva e pelas secreções nasais. Bactérias e vírus ficam presos no sistema respiratório do cão, obstruem os brônquios e impedem que o cão respire corretamente. Se a inflamação se generalizar, pode ser complicada por rinite e pneumonia.

Se a forma clássica da doença é geralmente benigna, ela dura muito tempo. Os animais permanecem portadores do vírus por vários meses e a doença pode assumir uma forma crônica com sintomas agudos que enfraquecem o cão (os filhotes são ainda mais sensíveis).

Hepatite Infecciosa

Esta doença canina é causada por um vírus: adenovírus canino tipo 1, que é transmitido através do contato com saliva, urina ou fezes. Este vírus é muito resistente, portanto, sua capacidade contagiosa é extremamente alta. Sua virulência pode ser muito surpreendente e a morte súbita não é incomum. Cães e cachorros pequenos podem morrer em apenas algumas horas. Um em cada cinco cães tem um vírus morrer.

A infecção afeta o tecido linfático ao redor da cabeça e ataca outros órgãos, como o fígado, etc. Os principais sintomas são amígdalas inchadas, vômitos, diarreia, aumento de fígado e dor, icterícia e sangramento nas gengivas, febre, aumento dos gânglios linfáticos, etc. Os tratamentos são baseados em antibióticos e anti-inflamatórios, durante os quais os sintomas no cão são bastante amenizados. Existe uma vacina altamente recomendada.

Gastroenterite Hemorrágica

Esta doença vem do parvovírus canino (CPV), que é muito resistente. O contágio muito rápido é feito pelas fezes dos cães doentes. Os sintomas são muito virulentos: diarreia hemorrágica com odor muito forte, possível vômito, febre, fadiga e desidratação.

Como o vírus também ataca as células brancas do sangue, o sistema imunológico enfraquece muito rapidamente com o aumento da sensibilidade a várias infecções bacterianas. Filhotes e cães pequenos são muito suscetíveis a esta doença. Esta doença é muito grave e muito contagiosa e rapidamente fatal. A vacina que deve continuar durante a vida do cão é importante para evitá-lo.

A Raiva

A raiva é uma doença que causa a morte do cão em apenas alguns dias após o início dos sintomas e um período de incubação de várias semanas. A doença ataca o cérebro, o sistema nervoso e causa os seguintes sintomas: alterações comportamentais, agressividade, problemas de deglutição, salivação, paralisia, prurido, etc.

A mordida de um cachorro louco é uma grande ameaça para o homem. Como, não há cura, a prevenção pela vacina no cão é a solução efetiva. A vacinação contra a raiva é uma das melhores maneiras de reduzir a prevalência da doença.

Para concluir, as doenças mais virulentas e contagiosas em cães hoje têm vacinas eficazes, algumas das quais são obrigatórias. Como o sistema imunológico é geralmente afetado, os cães já enfraquecidos acharão ainda mais difícil combater a doença. Portanto, é importante consultar um veterinário e obter um programa de vacinação para cães e filhotes que leve em consideração as condições de vida de seu animal de estimação, e isso, a partir da aquisição de seu amigo de quatro.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *