Entendendo tudo sobre a Preguiça-de-Bentinho
Olá, tudo bem? Espero que sim. Durante o artigo e hoje, você vai conhecer a Preguiça-de-Bentinho e suas principais características.
Além disso, você vai entender um pouco sobre as características gerais de todas as Preguiças e um pouco sobre sua evolução.
Preparado(a)? Vamos lá então.
Preguiça
Animal que se espalha pela América Central e América do Sul. Conhecida tanto como Bicho Preguiça, quanto Preguiça.
Mamífero conhecido principalmente por se movimentar de forma lenta e viver em árvores. Das 6 espécies conhecidas de Preguiça, 5 delas habitam florestas brasileiras.
Estas 6 espécies, se dividem em 2 grupos diferentes: o grupo das preguiças que possuem duas garras, e o grupo de preguiças que dispõem de 3 garras.
A maior parte de seu tempo é passada em árvores, e a maioria de seus hábitos são noturnos.
Sua alimentação se baseia principalmente em folhas, frutos e flores. Um de seus alimentos favoritos, são os frutos da árvore Embaúba.
Uma ótima curiosidade, é que essa árvore passou a ser conhecida como “árvore da preguiça” em alguns lugares.
Seu peso varia entre 2,5 e 6 quilos, seu tamanho varia entre 60 e 75 centímetros normalmente A coloração da Preguiça, irá variar de acordo com sua espécie, contudo, e ela sempre estará entre a cor marrom e o cinza.
Preguiça de Bentinho
Essa é uma espécie de Preguiça completamente amistosa e amigável, seu divertido sorriso conquista qualquer pessoa.
Ela faz parte da ordem de preguiças que possuem 3 garras, e seu nome científico é Bradypus Tridactylus.
Preguiça que vive principalmente em florestas, ela se distribui pela América Central e parte da América do Sul, em lugares como o norte da Argentina e o norte do Brasil.
Seu peso varia entre 2,5 e 5,5 quilos, enquanto seu tamanho médio é de 75 centímetros. Sua cabeça e seu pescoço são amarelados, e o resto de seu corpo tem cor marrom acinzentado.
A preguiça de Bentinho dorme em média 14 horas por dia, seu maior período de atividade ocorre durante a noite, principalmente para evitar seus predadores, como a Onça e as Jiboias por exemplo.
Sua alimentação é herbívora, e baseada principalmente em frutos, folhas flores, raízes, e afins. As preguiças mais jovens desta espécie, dispõem de pelos mais acinzentados do que os adultos.
A gestação de suas fêmeas, dura em média 11 meses, e elas tem somente um filhote a cada gestação. Sua maturidade sexual chega aos 3 anos de idade.
E assim como as outras preguiças, essa espécie é uma ótima e veloz nadadora.
Outras Espécies
Agora que você já conhece a Preguiça de Bentinho, que tal conhecer algumas outras incríveis espécies de preguiça?
Preguiça-de-Coleira
Esta é uma Preguiça completamente especial, a Preguiça-de-Coleira é uma espécie endêmica da Mata Atlântica brasileira.
Ela tem em média 75 centímetros e pesa em torno de 4 a 10 quilos. A Preguiça-de-Coleira ganhou este nome, por causa de sua cor.
Normalmente, essa preguiça passa entre 60% e 80% por cento de seu dia dormindo. Hoje, ela é considerada rara e ameaçada de extinção.
Seu nome científico é Bradypus Tridactylus. Normalmente, ela desce de sua árvore somente para defecar e urinar.
Caso queira saber mais sobre a Preguiça de Coleira, acesse este artigo do G1 e conheça informações importantes sobre essa espécie rara.
Preguiça-Comum
Considerada a espécie de preguiça com maior quantidade populacional, ela se caracteriza principalmente por pelos longos, grossos e ondulados.
Ela é conhecida como Preguiça-Comum, e seu nome científico é Bradypus Variegatus. Ela não está em alto perigo de extinção.
A Preguiça-Comum pesa em média 6 quilos e tem 60 centímetros de altura, contudo, acredita-se que algumas delas chegam a medir até 1 metro.
As fêmeas dispõem de pelagem mais longa que os machos, e outro fator importante para reconhecer esta espécie, é que ela possui uma faixa preta ao redor de seus olhos.
Preguiça-Real
Considerada a maior espécie de Preguiça conhecida, tendo entre 60 e 84 centímetros normalmente.
Ela se distribui por partes da América do Sul e América Central. Seus hábitos são em maioria noturnos, e sua alimentação se baseia em frutos, raízes e folhas, assim como a maioria das espécies de sua família.
A Preguiça -Real, pesa de 4 a 7 quilos. Sua pelagem é marrom-acinzentada, além de ser um pouco clara.
Ela também não corre grande perigo de entrar em extinção.
Evolução do Bicho Preguiça
Se você acompanhou o texto até aqui, está prestes a descobrir algumas coisas incríveis sobre a evolução da Preguiça.
Você sabia que os Bichos-Preguiça ancestrais dos que conhecemos hoje, eram animais que viviam em terra e chegavam a ter até 5 metros de altura?
De acordo com a BBC, eles viviam a até 11 mil anos atrás, durante a última Era do Gelo. Logo após essa época, a Preguiça começou a comer mais e mais folhas, e também passou a diminuir de tamanho e a subir em árvores, até se tornar a Preguiça que se conhece hoje.
Sua mudança de dieta, fez com que elas passassem a consumir poucos nutrientes, e a ter um metabolismo mais lento. E graças ao seu metabolismo lento, que elas caminham de forma lenta.
Contudo, a sua dieta não é o único motivo para elas se moverem assim, outros fatores como o seu ambiente, sua vida nas árvores e suas necessidades evolutivas, são fatores que contribuíram para isso.
Se quiser conhecer e entender um pouco sobre as Preguiças Gigantes, acesse este vídeo da TV Campus UFSM no Youtube.
Conclusão
Durante este texto, você conheceu a Preguiça de Bentinho, e suas principais características.
Além disso, você conheceu algumas espécies de Bicho-Preguiça e um pouco sobre sua evolução.
Se você gostou deste artigo, continue em nosso Blog e conheça nossos textos, sobre a natureza e seus incríveis elementos. Você não vai se arrepender!!
Até a próxima.
-Diego Barbosa