Os primatas são animais que costumamos classificar como “macacos”. Dentre as espécies mais conhecidas podemos citar o orangotango (nome científico Pongo Pygmaeus), que é um dos maiores primatas que existem no planeta. No artigo de hoje vamos falar exatamente sobre esse bicho e apresentar algumas das suas características. Vamos conferir?
Também conhecido como Pongo, o orangotango tem um tamanho que impressiona. Entretanto, o animal passa a maior parte da sua vida na parte de cima das árvores e pouco descem até o solo. Possuem pelos longos e avermelhados, porém mais ralos se comparados com outras espécies de macacos, já que a pelagem não é encontrada nas mãos, no peito e na barriga.
Características dos Orangotangos
Podem chegar a alcançar dois metros de altura e possuem braços enormes que se destacam no corpo do animal. Se você já viu o orangotango sendo representado em filmes ou desenhos animados deve ter percebido que eles sempre andam arrastando os membros superiores, não é verdade?
Podem pesar quase cem quilos e possuem concentrações de gordura em algumas partes do seu corpo. Vivem em florestas tropicais e costumam passar horas e horas aproveitando a sombra de árvores grandes e resistentes nas regiões africanas de Bornéu e Sumatra. Assim, eles só descem ao solo para fazer atividades específicas como, por exemplo, beber água.
Extinção e Predadores do Orangotango
Os orangotangos estão na lista de animais ameaçados de extinção e pesquisas indicam que não existam mais de 30 mil indivíduos em todo o mundo. Eles não possuem nenhum predador, com exceção, dos seres humanos. Em algumas circunstâncias podem ser atacados por leopardos, crocodilos e algumas espécies de tigre.
Entretanto, é o bicho-homem o principal predador do orangotango com a caça ilegal para uso da sua pelagem e carne. Além disso, os conflitos agrícolas proporcionam uma grande destruição do habitat natural dos orangotangos gerando uma diminuição da espécie.
Para se safar das ameaças eles costumam utilizar a habilidade de pular rapidamente pelas árvores. A sua velocidade de movimentação é realmente algo muito impressionante e que possibilita uma fuga rápida dos seus predadores. Os estudos destacam que milhões de anos atrás os orangotangos também habitavam o que hoje é o continente asiático.
Hábitos do Animal
Os orangotangos machos são animais que diferem de outros tipos de primatas por andarem sozinhos não adotando a prática da formação de grupos. Já as fêmeas costumam viver por longos anos acompanhadas pelos seus filhotes. Quando eles crescem, partem para uma vida mais autônoma e acabam se afastando da mãe.
Com relação à alimentação, esse animal é onívoro. Embora coma alguns tipos de animais como insetos e pequenos invertebrados, os orangotangos têm as frutas, folhas, flores e sementes como a parte principal da sua dieta. Para se ter uma ideia de como esse animais são inteligentes, eles sabem com precisão quais frutas são mais comuns em determinadas estações do ano.
Quando os alimentos estão disponíveis em grande quantidade é muito comum encontrar os animais brincando com a comida e até mesmo jogando uns nos outros. Entretanto, quando o alimento encontra-se escasso é possível que aconteçam brigas e disputas entre os membros do grupo.
De forma geral, não existe um líder no grupo dos orangotangos. O que de fato acontece é que um dos membros do bando é considerado o macho alfa e possui uma estrutura corporal mais robusta e com características distintas. Os machos alfa também são mais ativos e agressivos que o restante do bando.O orangotango é uma espécie com reprodução muito lenta. Alguns estudos informam que mesmo com ausência anual de apenas um indivíduo em um grupo de 100 orangotangos, já é possível considerar o desaparecimento deles da natureza.
Curiosidades Sobre os Orangotangos
Agora que você já conhecer os hábitos e os predadores do orangotango, separamos algumas curiosidades superinteressantes sobre os animais. Vamos conferir?
- Eles possuem “gomos” de gorduras em algumas partes do corpo. São essas marcas que identificam quem são os machos mais fortes e dominantes do grupo.
- Estudos comprovaram que alguns orangotangos utilizam folhas para se protegerem da chuva e limpar partes do corpo. Inacreditável a inteligência desses animais, não é verdade?
- Orangotango significa “homem da floresta” em um dialeto africano.
- Possuem a habilidade de utilizar pequenas ferramentas disponíveis na natureza. Entretanto, costumam usar pouco esses recurso se comparados com os chipanzés. Essas habilidades manuais são geralmente mais exploradas quando os animais estão em cativeiro.
- Os machos utilizam-se de vocações para conquistar as fêmeas para o acasalamento. Assim, o canto é fundamental para o processo de “conquista”.
- Enquanto o animal mede cerca de um metro e oitenta, os seus braços podem atingir quase dois metros e meio e chegam a alcançar os pés do primata. Essa característica é uma marca registrada dos orangotangos.
- Os primatas dessa espécie possuem habilidades incríveis de locomoção e se movimentam rapidamente entre galhos e cipós.
- São animais que possuem uma reprodução lenta e estudos destacam que a tendência é o desaparecimento completo da espécie caso medidas de proteção não sejam adotadas.
Ficha Técnica do Orangotango
Para encerrar, acompanhe a ficha técnica do animal:
Pertence à classe dos mamíferos.
Ordem dos primatas
Família dos Pongídeos
Pode também ser conhecido como: Pongo
Habitat natural: florestas africanas
Predadores: seres humanos.
Alimentação: onívoros.
E você? Gostou do artigo sobre os orangotangos? Aproveite e deixe um comentário nos contando sobre o que você gostaria de encontrar aqui no Mundo Ecologia. Não esqueça também de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais. Até a próxima!