Muito provável você nunca ter ouvido no ratel, e se ouviu, foi sobre suas histórias de como é um animal perigoso. Por não ser encontrado no nosso país de forma natural, ele virou um tipo de lenda. Um animal de pequeno porte que é capaz de colocar medo em animais muito maiores que ele, um quanto chocante certo? E é sobre ele que iremos falar no post de hoje. Mostraremos um pouco mais sobre suas características gerais, classificação e nome científico além de falar sobre os predadores do ratel e inimigos dele na natureza. Continue lendo para aprender mais!
Ratel E Características Gerais
O ratel, também chamado de texugo do mel, é uma espécie de animal que faz parte da família Mustelidae. Em maioria, os animais estão presentes no continente africano e também no oeste e sul da Ásia. Seu habitat natural é variado, podendo ser visto desde desertos até matagais e pradarias. É famoso principalmente pela sua característica de não sentir medo algum. Sua aparência lembra muito gambá, e não tem em nada de intimidador, especialmente por ser um animal de pequeno porte. Entretanto, ele ainda sim é considerado um dos animais mais ferozes do mundo todo. Eles tem entre 23 e 28 centímetros de altura, e não costumam passar dos 77 centímetros de comprimento. As fêmeas são um pouco menores que os machos. O peso varia entre 9 e 16 quilogramas.
Sua alimentação é omnívora, ou seja, se alimenta tanto de carne, quanto de outros vegetais. Recebeu o nome de texugo do mel, pelas grandes quantidades de mel que ele costuma consumir. Apesar de não ter uma pelagem muito grossa, a sua pele é bastante, por isso os ferrões das abelhas não conseguem penetrar, assim como também outros animais como a cobra e o escorpião. Esse fato facilita muito sua vida. Além do mel, também comem larvas de abelha. Como falamos, é um animal muito feroz, e é capaz de atacar e comer uma cobra de um metro e meio em apenas 15 minutos. Outros animais que eles se alimentam são lagartos, roedores, pássaros e outros, não tendo muita restrição.
O corpo dele é pequeno, de coloração preta e uma única listra branca que começa acima dos seus olhos e termina no final da cauda. A largura dessa faixa branca é bem larga, pegando praticamente toda a suas costas. A variação da cor fica somente na faixa branco, que muda tanto pela idade, quanto pela região em que mora, podendo ela ser mais escura, chegando quase ao cinza, bem brancas ou até mesmo toda preta. O ratel é um animal de hábitos noturnos, ou seja, dorme o dia todo e sai para caçar durante a noite. É um animal solitário, raramente sendo vistos em grupos, somente se juntam durante a época de reprodução, que segue sendo pouco descoberta sobre. As poucas coisas que os cientistas tem conhecimento é que o período de gestação do ratel dura em torno de seis meses, dando luz a dois filhotes. Esses filhotes ficam sob cuidados da mãe por um ano, até aprenderem a sobreviver sozinhos, e assim saírem para viver suas vidas sozinhos.
Nome E Classificação Científica Do Ratel
Veja a seguir um pouco sobre a classificação científica do ratel, uma forma que os cientistas encontraram de classificar os seres vivos em categorias desde mais abrangentes, até específicas. Facilitando assim, o estudo de todo o ecossistema do planeta.
- Reino: Animalia (animal);
- Classe: Mammalia (mamífero);
- Ordem: Carnivora;
- Família: Mustelidae;
- Subfamília: Mustelinae;
- Gênero: Mellivora;
- Espécie, nome binominal, nome científico: Mellivora capensis.
Predador Do Ratel E Inimigos Dele Na Natureza
Para um animal tão destemido como falamos anteriormente, o ratel precisa ter um ponto fraco, certo? Ou encher o saco de um animal maior que ele pode causar grandes problemas no futuro? A resposta para ambos é não. Isso mesmo. O ratel por não possuir medo nenhum, consegue deixar qualquer animal várias vezes maior que ele fugindo. É um animal tão carniceiro, que não tem seleção nenhuma na hora de partir pra briga. Basta estar na sua visão, que provavelmente o ratel irá atacar.
Um dos pontos para ele ser um diferencial, é que ele tem uma inteligência muito grande, e consegue achar os pontos fracos do seu oponente de forma rápida e concisa, obtendo sucesso em praticamente todas as suas caças e brigas. Quando entra em uma briga com outro macho da sua própria espécie, normalmente ataca primeiramente os testículos do outros. Portanto, animais grandes como lobos, coiotes, cobras e outros animais que poderiam ser uma ameaça, na realidade não são. Algumas mordidas de lobo não são capazes nem de penetrar sua pele. E há também alguns estudos que revelam que talvez os texugos de mel se tornem resistentes a venenos de insetos e outros.
Vale lembrar que conseguem perseguir sua vítima em qualquer lugar, tendo ótimas técnicas para escalar árvores. Sua orelha e olhos são pequenos, o que facilita durante uma briga, já que são menos um ponto vulnerável para seu oponente acertar. De uma forma geral, atualmente o único predador do ratel é o homem, devido a destruição de seu habitat e a caça ilegal por sua pele que é muito cara no mercado. Até mesmo para os destemidos rateis é difícil se defender dos seres humanos.
Esperamos que o post tenha te ajudado a aprender e entender um pouco mais sobre o ratel e também sobre os seus predadores e inimigos na natureza. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre ratel e outros assuntos de biologia aqui no site!