Já ouviu falar no termo Marsupiais?
Mesmo que não tenha ouvido especificamente esse termo, talvez você se familiarize com algum animal marsupial, ou até já tenha visto um! Vamos descobrir!
O Marsúpio
Para conhecer os animais marsupiais, vamos primeiro entender o que é marsúpio.
O que é: Se trata de uma “bolsa”na região abdominal das fêmeas.
Para que serve: Responsável por finalizar o desenvolvimento dos filhotes depois de suas curtas gestações.
O marsúpio também carrega, alimenta e protege o embrião até tornar-se um filhote.
Como funciona: Após o término da gestação não nasce um filhote, mas sim um embrião. Assim que o parto acontece, ele já se posiciona dentro do marsúpio, por instinto. Em algumas espécies, a boca se fixa ao mamilo durante o período correto, fornecendo amamentação sem interrupções até que o desenvolvimento esteja completo.
Os embriões sabem que devem procurar pela proteção e mamilos de sua mãe. Ficam no marsúpio até estarem prontos para se protegerem e se alimentarem sozinhos. Isso pode levar meses. Em alguns casos, o filhote continua dentro do marsúpio, ou saindo e voltando, até a total independência.
Essas características os tornam diferentes dos mamíferos comuns, que são amamentados e alimentados fora de qualquer bolsa, e desde cedo já são impulsionados a viverem livres e independentes. Portanto, os animais nessas condições diferenciadas, são chamados de marsupiais.
O sistema reprodutor de alguns desses animais, também pode ser muito diferente dos outros mamíferos. As fêmeas cangurus, por exemplo, têm duas vaginas e dois úteros! Por conta disso os machos têm o pênis bifurcado (como uma ramificação).
Portanto todo o processo de desenvolvimento é feito fora do útero, com muito cuidado e proteção. Como se fosse uma extensão. O gambá e o canguru são exemplos conhecidos desse tipo de animal. Por isso são chamados marsupiais. Vamos conhecer melhor?
Por Que O Gambá É Chamado De Marsupial
O gambá é um dos marsupiais mais populares aqui no Brasil. É muito confundido com ratos, tatus ou ratazanas, pois seu corpo é alongado como o desses animais. Possui cauda, garras e é onívoro, ou seja, ele come de tudo!
Ele pode ser encontrado em fazendas, chácaras, centros urbanos e pode até entrar na casa de alguém! Mas raramente interagem com o homem. Muitas vezes eles são atropelados e atacados. Se achar algum por aí, sempre procure as autoridades.
Seu turno é de noite, assim que começa a escurecer ele sai para caçar. Uma caça muito simples considerando que come raízes, sementes, ovos, insetos, etc.
A característica mais conhecida do gambá é o mal cheiro. Sempre que se sente ameaçado seu corpo libera odores para afugentar quem o ataca. Além dessa técnica, ele pode se fingir de morto para que o predador se distancie.
Por ser um marsupial, ao nascerem, são ainda embriões, que se deslocam até o marsúpio, onde receberão nutrientes para se desenvolver.
Ainda assim, quando já estão bem desenvolvidos são transportados pela mãe por alguns anos, até a total independência.
Por Que O Canguru É Chamado De Marsupial
O canguru também é um animal muito popular, porém, no Brasil, só é encontrado em zoológicos. Não há espécies nativas daqui. A maioria das espécies de cangurus é nativa da Austrália, além de ser símbolo do país. Poucas espécies são ocidentais. Mesmo assim o canguru é muito popular. Há muito objetos que levam seu nome por ter características semelhantes ao marsúpio. (blusa canguru / bolsa canguru)
Patas traseiras grandes e dianteiras pequenas. O Canguru se locomove em saltos e utiliza sua calda para se equilibrar ou como suporte para pequenos movimentos. Seu corpo é extremamente característico. É possível reconhecer de longe.
Eles são herbívoros, ou seja, comem muitos tipos de plantas e até fungos. Seu sistema digestivo é um pouco complicado, assim como a vaca, regurgitam e engolem a alimentação algumas vezes para facilitar a digestão.
A principal ameaça do canguru é o homem. Todas as espécies, principalmente o canguru-vermelho, são caçadas por sua carne e sua pele. Além disso, são ameaçados em períodos de secas. É quando precisam migrar para lugares de chuvas recorrentes.
As fêmeas cangurus obtém uma bolsa na região frontal. O marsúpio. Essa bolsa é responsável pelo desenvolvimento do embrião após o parto. Ele se locomove escalando até o marsúpio, onde encontra mamilos com os nutrientes adequados.
Características e Curiosidades
O marsúpio é a principal característica. A famosa “bolsa de canguru” é muito popular. Porém, ser um animal marsupial, traz outras singularidades nesses mamíferos, olha só:
- A gestação é rápida comparada a de outros mamíferos. Leva de 15 a 35 dias. O filhote nasce não muito desenvolvido. Assim que nasce se desloca ao marsúpio para completar seu desenvolvimento.
- Podem ser encontrados em muitas partes do mundo. O canguru é um animal típico da Austrália. Gambás podem ser encontrados em várias partes do Brasil.
- Gambás são imunes a venenos poderosos. Para atingi-lo é necessária uma dose 4 mil vezes maior do que o necessário para atingir um animal de 500kg. Isso possibilita que eles comam animais venenosos.
- Enquanto um filhote se desenvolve no marsúpio de um canguru fêmea, outro pode estar no útero, adormecido e esperando seu momento de desenvolver.
- Enquanto o marsúpio não é utilizado é liberada uma secreção cinza. Antes da chegada dos embriões, durante a gestação, a fêmea canguru prepara e limpa a bolsa.
- O gambá pode controlar pragas. Ele pode comer até 4000 carrapatos em um dia.
- Qualquer das espécies, mesmo carregando o filhote no marsúpio, a mãe se movimenta tranquilamente, sem muita dificuldade.
- Animais marsupiais são muito utilizados em pesquisas científicas. A formação fora do útero possibilita a análise e estudo minucioso do desenvolvimento sem precisar de cesarianas ou cirurgias.
- O gambá pode exalar um odor para afastar predadores e possíveis ameaças.
- Canguru; Gambá; Coala; Diabo da Tasmânia; Catita. Todos são exemplos de marsupiais. Não vivem em um só lugar, estão espalhados pelo mundo.
- O canguru pode migrar para locais com chuvas recorrentes. A seca pode por em risco sua alimentação.
- O canguru mais famoso do mundo chamava-se Roger. Viralizado em 2015 por um vídeo onde amassava um balde de metal com golpes. O animal era extremamente musculoso.
Que bom texto, uma das imagens é de uma gambá nossa, a Paçoquinha, foi com ela que começamos o projeto com os gambás, @projetogamba_pacoquinha, parabéns a equipe, abraço Érica Paiva.