Se você é um daqueles que pensam que apenas os cães comem grama, você está errado, os gatos também. É pelas mesmas razões que os cães ou haverá alguns diferentes?
Se você já tem um gato e também um jardim em casa, temos certeza de que mais de uma vez você surpreendeu seu gato comendo grama. E a pior parte é que você o viu vomitar mais tarde. Os felinos gostam de vomitar? Por que eles fazem isso então?
Razões Pelas Quais os Gatos Comem Grama
O fato de os gatos vomitarem depois de comerem grama não é um problema, segundo especialistas. Também não está provado que comer grama é prejudicial à saúde, mas muito pelo contrário. Gatos não têm a capacidade de seu corpo gerar as enzimas necessárias para eliminar a matéria vegetal que seu corpo não precisa. Portanto, a erva, que os faz vomitar, permite expulsar do corpo toda a substância não digerível.
E os Cães?
Cães e gatos fazem muitas coisas estranhas. Pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia em Davis (EUA) prepararam um trabalho de pesquisa cujo protocolo era que mais de mil donos de gatos (o único requisito era que os felinos tivessem acesso a um jardim) passariam pelo menos três horas por dia, observando o comportamento do seu animal de estimação.
Como muitos proprietários de felinos suspeitavam, comer capim é um hábito extremamente comum: 71% dos animais o fizeram pelo menos seis vezes no período de observação e 61% mais de dez vezes. Apenas 11% não mostraram práticas vegetarianas.
Enquanto 39% dos gatos jovens (três anos ou menos) comem plantas todos os dias, apenas 27% daqueles com mais de quatro anos comem. Quanto ao vômito, o número de gatos mais velhos que vomitaram após a ingestão de grama (30%) quase triplicou o número de jovens (11%).
Os cientistas descartaram outra suposição comum: que comer grama ajuda os gatos a expulsar bolas de pêlo.
Eles Comem Realmente Grama?
Em um artigo apresentado no Congresso da Sociedade Internacional de Etologia Aplicada, realizado em Bergen (Noruega) entre 5 e 9 de agosto passado, os pesquisadores concluíram que o vômito é simplesmente uma consequência ocasional de comer grama e não o objetivo.
Numerosas investigações realizadas em carnívoros selvagens mostraram que eles geralmente comem plantas, como pode ser observado pela observação de restos de plantas não digeridos que aparecem nas fezes.
Estudos em primatas revelam que a ingestão de plantas não digeríveis elimina o sistema intestinal de parasitas helmínticos.
Como praticamente todos os carnívoros selvagens sofrem uma carga de parasitas intestinais, o consumo regular e instintivo de plantas teria um papel adaptativo para manter uma carga tolerável de parasitas em seu sistema digestivo, independentemente de o animal detectar ou não os parasitas.
Com base em pesquisas em animais selvagens, a hipótese dos pesquisadores é que, embora os gatos caseiros estragados de hoje provavelmente não tenham mais esses parasitas, a ingestão de plantas daninhas é uma estratégia inata que provavelmente evoluiu pela primeira vez em um ancestral selvagem (de 2017, graças a um trabalho de pesquisa publicado na Nature, sabemos que todos os gatos têm um ancestral comum) para aumentar a atividade muscular no trato digestivo e ajudá-los a expulsar os parasitas intestinais.
A pesquisa também apóia a hipótese de que animais jovens aprendem a comer plantas de adultos.
Esta conclusão reflete o que o principal autor do artigo, Benjamin L. Hart, encontrou em um estudo semelhante publicado em 2008 que analisou a frequência do consumo de plantas em cães. Nessa investigação, a equipe também descobriu que os cães raramente tinham doenças antes de comer grama e que o vômito era uma conseqüência relativamente rara de comê-lo.
Além disso, a investigação também concluiu que a frequência de ingestão não estava relacionada à dieta do cão ou à quantidade de fibra ingerida, sugerindo que eles não estavam tentando compensar nenhuma deficiência alimentar. Os especialistas dizem que quando um cão ingere grama, não é porque está tentando compensar deficiências alimentares.
Nos dois casos, Hart e sua equipe levantam a hipótese de que os animais mais jovens comem mais grama porque seu sistema imunológico não é tão bom em manter os parasitas afastados e porque o estresse nutricional é mais prejudicial para os animais em crescimento do que para cães e gatos adultos.
Eles também apontam que os gatos parecem comer menos grama do que os cães, o que pode ser devido a infecções parasitárias serem menos frequentes entre as espécies ancestrais dos felinos, ou porque o hábito de enterrar as fezes e evitar as de outras pessoas diminui. propagação de parasitas em comparação com cães, que gostam muito de colocar o focinho em assuntos estrangeiros.
Cães e Lobos
Os pesquisadores concluem que o fato de os cães comerem grama pode ser um comportamento que reflete uma predisposição inata herdada dos lobos. Parece que, nos lobos, a ingestão de grama pode atuar como um método de purga para eliminar os parasitas intestinais por dois motivos:
1- A matéria vegetal ajuda a arrastar os vermes pelo trato intestinal.
2 – A fibra contida na erva aumenta as contrações intestinais e contribui para a mesma resistência.
Apresento aqui um artigo interessante que descobri sobre parasitas intestinais em cães e o uso de ervas na dieta, caso alguém queira aprofundar o assunto.
Outras Explicações
Outra explicação típica usada em resposta à pergunta de por que os cães comem grama é que eles herdam seu próprio comportamento de seus ancestrais selvagens, os lobos.
Os cães evoluíram dos lobos, que caçar e comer animais que comem grama essencialmente como ratos, coelhos, veados, etc. Quando os lobos consomem suas presas, eles também ingerem a matéria vegetal que mantêm no estômago e no intestino. Acredita-se que este material vegetal possa ter um valor nutricional para os canídeos ou mesmo que seja essencial para a contribuição da fibra que fornece.
A escassez de estudos científicos sobre um assunto tão comum como o motivo pelo qual os cães comem grama é surpreendente. Depois de pesquisar bastante, finalmente encontrei um artigo que me dava informações interessantes. Este é um artigo publicado na revista Phicology Today e assinado pelo psicólogo e etólogo canino Standley Coren, que eu venho acompanhando há algum tempo. O artigo cita um dos únicos dois estudos científicos realizados até agora para descobrir por que os cães comem grama. Este é um estudo de 2008, publicado na revista científica Applied Animal Behavior.