Quando se trata de cães, é normal se referir ao prazer que sentem ao lamber o homem, seja o proprietário, um hóspede que acabou de chegar em casa ou uma pessoa com quem se sinta confortável. No entanto, quando esse hábito se torna excessivo, pode ser bastante desagradável. Para isso, hoje tentaremos explicar por que seu cachorro lambe excessivamente.
Os Cães E Suas Lambidas
Para entender por que os cães lambem, deve-se levar em consideração que, como todas as outras formas de comunicação, o cachorro lambendo também pode ter significados diferentes . Listamos as principais interpretações desse comportamento, que o cão aprende com a mãe desde os primeiros momentos da vida.
Por que os cachorros lambem a boca do dono? Ao retornar após uma ausência, quando o cão recebe o humano lambendo o rosto ou pulando em direção à boca, ele o faz principalmente para atrair sua atenção e pedir comida . De fato, quando filhotes, os cães lambem a boca da mãe para estimular a regurgitação de alimentos.
A razão pela qual os cães lambem também está ligada ao fato de esses animais terem excelentes sensores para capturar a maior quantidade de informações nos seres humanos ao seu redor. Eles observam a linguagem corporal, cheiram odores e também usam o gosto … precisamente através da lambida. Os feromônios emitidos pelos seres humanos são lidos claramente pelos cães para entender o humor, a saúde e o estado emocional.
Às vezes, os cães lambem para proteger e abraçar outros membros da matilha: eles costumam fazê-lo com filhotes e crianças, mas não raramente com humanos adultos. Esse tipo de lamber, lento e preciso, tem uma origem atávica e consiste na eliminação de odores muito fortes que, segundo o nosso amigo de quatro patas … poderiam atrair predadores!
Para entender por que os cães lambem, deve-se considerar que esse comportamento também está ligado a uma manifestação de sua submissão aos superiores hierárquicos que inspiram medo ou reverência. Nesses casos, eles geralmente começam lambendo o vazio e depois passam a entrar em contato.
Coisas a Considerar Se O Cão Lambe. Por Que Ele Faz Isso?
Vamos então recapitular as razões que levam um cão a lamber, seu dono em particular.Tanto o ato de latir como o de lamber são comportamentos que assumem múltiplos significados na vida social de um cão e, por serem feitos por várias razões, estão abertos a várias interpretações:
O ato de lamber é um comportamento instintivo e inato em cães . Quando uma mãe lambe os filhotes e eles se lambem para lavar ou por outros motivos, enfrentamos o comportamento mais típico dos cães. De fato, essa atitude pode ser considerada a base de qualquer outro comportamento canino.
Lamber para solicitar algo. Este é o exemplo dos filhotes que lambem a mãe pouco antes de receber comida ou de um lobo lambendo outro membro da matilha, especialmente se for um espécime de alto escalão, com a esperança de poder acessar o banquete, com presas recém capturadas.
Quando um cão está procurando atenção, geralmente usa sua linguagem. Para atrair sua atenção, o animal pode tentar lamber você, simplesmente para cumprimentá-lo. Segundo alguns pesquisadores, é apenas um “sentido”. Lamber (e provar) é como perceber algo e tocá-lo, um tipo de exploração através da saliva.
Pode ser uma maneira de jogar. Nesses casos, lamber torna-se um mecanismo de supressão de mordidas, principalmente para os mestres. O cão substituirá os dentes pela língua durante as sessões de jogo. Em muitos casos, o ato de lamber não é instintivo, mas aprendido. Os cães aprendem que, lambendo o dono, receberão mais atenção, razão pela qual adotarão esse hábito em um número crescente de ocasiões.
As Lambidas Estão Incomodando?
O único que pode determinar se o cachorro lambe em excesso ou não é o dono, pois, por si só, lamber faz parte da natureza de cada cão. No entanto, você também pode treinar seu cão para fazê-lo com menos frequência, principalmente se perceber que essa atitude assumiu caráter compulsivo.
Cães que sofrem de comportamento obsessivo-compulsivo podem se expressar através de uma tendência excessiva a lamber. No entanto, normalmente cães com doenças semelhantes tendem a se tornar objeto de sua inclinação ilimitada para lamber.
O ato de lamber, em linguagem canina, corresponde a uma calorosa saudação, além de ser uma maneira de mostrar afeto e obediência. Esse hábito ocorre desde que o cão mora com a mãe, pois quando leva comida para os filhotes famintos, permite-lhes lamber a boca; esse costume não é mais perdido pelo cachorro e se torna sinônimo de “olá”.
Repreender o cão por esse comportamento, no entanto, pode fazer com que ele se sinta terrivelmente confuso e também não resolverá nada, porque o animal não sabe o que está fazendo de errado.
O ideal seria ensiná-lo a realizar outra atividade, incompatível com o ato de lamber. A ação em questão deve envolver uma parte do corpo afastada do focinho que, devido à sua proximidade com a boca, representa a área que os cães mais gostam de lamber.
Atenção as Lambidas Compulsivas
Passamos então a outro tipo de lambida, a deferência àqueles que são hierarquicamente superiores. O cão gregário lambe o dominante, mostra respeito dessa maneira e reconhece sua superioridade na matilha. Então, aqui, talvez um cachorro um pouco assustado com o veterinário, primeiro faça uma lambida vazia (sinal de acalmação), depois talvez lamba-nos para indicar que ele reconhece nossa superioridade e nos pede, se possível, que não o incomode.
E os cães que se lambem? Bem, uma lambida de vez em quando é normal, mas se o comportamento se torna contínuo e constante, você se depara com uma patologia comportamental. O que fazer se o cachorro lambe a si mesmo continuamente? Se dissemos que uma lambida de vez em quando é normal, esteja atento a lambidas compulsivas. O cão faz isso porque está experimentando uma situação de profundo desconforto e estresse, e tenta se auto-gratificar lambendo a si mesmo para liberar endorfinas relaxantes.
Se chegamos a esse ponto, no entanto, somos confrontados com um comportamento obsessivo-compulsivo, que também pode resultar em ferimentos graves, os clássicos granulomas de lamber. Aqui, antes de chegar a esse ponto, seria bom reconhecer que seu cão tem uma patologia comportamental e que deve ser visitado por um veterinário comportamental para resolver o problema antes que ele degenere.