O macaco prego é um primata que vive em quase toda a América do Sul. Ele pode, inclusive, ser encontrado no Brasil, principalmente na floresta Atlântica e Amazônica. Como vem perdendo seu habitat, esse animal se obriga buscar novos habitats para que possa sobreviver.
A seguir, falaremos um pouco mais sobre o macaco prego, suas características e as razoes que fazem ele estar em risco de extinção. Acompanhe.
Origem, Características e Habitat Do Macaco Prego
O macaco prego, também conhecido como mico de topete e macaco prego de crista é um primata da família dos cebídeos e seu nome cientifico é cepajus robustus. Sua evolução ocorreu, provavelmente, na região da Mata Atlântica, onde foram encontrados diversos fosseis em vários locais.
Durante sua evolução foram povoando outros habitats além da mata Atlântica, como a floresta Amazônica, o cerrado, o pantanal e a caatinga, preferindo, porém, áreas úmidas e latifoliadas. Está presente em todo o Brasil, sul do Paraguai e norte da Argentina e há registros de mais de 97 espécies do animal.
Macacos pregos são animais de porte médio, que medem cerca de 48 centímetros e podem pesar de 1,3 a 4,8 quilos. Com sua cauda ele consegue agarrar coisas e se mover entre os galhos, porém com pouca agilidade, sendo sua principal função manter a postura. Ele se move com as quatro patas e sua pelagem varia conforme o animal e a espécie. Seu pênis fica no formato de um prego quando ereto, o que atribuiu ao seu nome.
O macaco prego é um animal muito inteligente e dócil, aprendendo a truques facilmente. Inclusive, ele se adapta muito bem ao cativeiro, podendo viver em zoológicos e ser criado até como animal de estimação. Porém, ele pode criar problemas, pois é um animal muito ativo e, às vezes, agressivo.
Esse primata passa a maior parte do tempo em árvores, onde dorme e se alimenta. Só desce para beber água ou quando está buscando algum alimento que não esteja nas árvores. Ele possui hábitos diurnos e seus dentes são robustos e foram se adaptando ao longo do tempo para que o animal pudesse mastigar alimentos mais duros.
Alimentação E Reprodução
O macaco prego é considerado um animal onívoro, ou seja, podem se alimentar de diversos tipos de alimento oferecidos pela natureza. Eles se alimentam de frutas e vegetais e também de alimentos mais duros. Devido sua habilidade, ele consegue abrir alimentos que tem a casca mais dura, usando pedaços de pau e também as pedras. Além disso, ele pode derrubar alimentos das árvores com um pedaço de pau e ainda tirar insetos dos buracos com ele.
O macaco prego é o único macaco que se alimenta de outros mamíferos. Sua alimentação ainda inclui ovos, insetos, ramos, sementes e pequenos vertebrados. Também pode se alimentar de animais aquáticos como ostras e caranguejos. Quando se come algo de origem animal, isso causa algumas consequências no seu sistema digestivo. Apesar da alimentação variada, a maior parte da sua dieta é composta de insetos e frutos.
Quanto a reprodução, ela consiste de um repertório de acasalamento bastante complexo. Nele, a fêmea tenta atrair o macho através de sons e de movimentos faciais, exibindo seus dentes, fazendo caretas e até arremessando objetos para atrair a atenção do macho, que quase sempre demonstra indiferença.
A fêmea fica atrás do macho e segue-o por até quatro dias para conseguir realizar o acasalamento. Como são animais polígamos, os machos e as fêmeas copulam com vários indivíduos. As fêmeas, porém, preferem os machos de mais posição na hierarquia do grupo.
Devido ao fato de os machos ejacularem poucas vezes por dia, o macho alfa é bastante exigente na escolha de suas parceiras. Enquanto isso, os outros machos precisam aproveitar as oportunidades de copular.
A época de cio acontece a cada 18 dias e dura entre 5 e 6 dias. Ela se estende durante todo o ano, sendo que em algumas regiões, devido a períodos de seca, existe uma certa sazonalidade no período de acasalamento. A gestação dura entre 5 e seis meses, gerando um filhote. Geralmente cada fêmea tem uma gestação por ano, mas pode ocorrer duas. O macaco prego pode viver por até 45 anos, dependendo do local onde vive.
Conservação E Ameaça A Espécie
A maior ameaça que os macacos pregos enfrentam é a mesma de todos os primatas: a destruição do seu habitat e a perturbação pelo homem. Isso faz com que as populações das espécies desse primata venham reduzindo significativamente.
Outro fator agravante é a caça, principalmente a caça ilegal, que chega a extinguir o animal em algumas regiões. Além disso, o tráfico internacional acaba sendo uma grande ameaça. Ele existe porque o macaco prego é muito inteligente e também devido ao seu tamanho, o que faz com que sejam capturados por encomenda e sendo vendidos facilmente.
Outra coisa que ameaça a existência desse animal é o fato de algumas vilas rurais sobreviverem com a caça desses animais, chegando a consumir 200 indivíduos por ano.
Mesmo que a Amazônia possua um bom grau de conservação ela vem sendo destruída muito rapidamente, o que acaba gerando um grau de ameaça futura para os macacos prego que habitam por lá. Algumas espécies desse animal já são consideradas em estado crítico de perigo de extinção, enquanto que outras estão em estado menos preocupante. Já outras espécies que habitavam o Peru e algumas regiões do Equador já foram extintas.
Desse modo, a preservação da natureza, a conscientização das pessoas e o combate a caça e ao tráfico desses animais são de extrema importância para garantir sua sobrevivência na natureza.