O dragão de Komodo, cujo nome científico é Varanus komodoensis, é encontrado apenas na região menor de Sunda do arquipélago indonésio, incluindo as ilhas de Komodo, Flores, Rinca e Padar.
Habitat do Dragão de Komodo
Os dragões adultos de Komodo vivem principalmente em florestas tropicais de savana. Eles preferem áreas abertas da planície com grama alta e arbustos, mas também são encontradas em outros habitats, como praias, cumes e leitos secos de rios. Os jovens dragões de Komodo são arbóreos e vivem em regiões de floresta até os oito meses de idade.
Descrição do Dragão de Komodo
Os dragões de Komodo são os maiores lagartos, atingindo 165 kg e mais de três metros de comprimento. Os juvenis são verdes com faixas amarelas e pretas. Adultos sem brilho e de cor uniforme, do marrom ao vermelho acinzentado. Seus corpos robustos são uniformemente cobertos em escamas ásperas. Eles têm membros fortes e uma cauda poderosa e muscular. As cabeças dos dragões de Komodo têm um focinho arredondado e aberturas de orelha. Seus crânios são flexíveis e têm dentes afiados e serrilhados. Embora os machos tendam a crescer, não há diferenças morfológicas óbvias entre os sexos.
Comportamento do Dragão de Komodo
Varanus komodoensis choca dos ovos. Os jovens dragões de Komodo vivem em árvores para evitar serem vítimas de membros mais velhos da espécie. Eles também são muito menores e mais sinuosos que os adultos, permitindo que eles vivam nas árvores. Aos 8 meses, eles crescem demais para serem arbóreos, alteram sua dieta e se tornam terrestres.
Dragões Komodo fêmeas cavam uma câmara de ninho no chão em busca de seus ovos e a cobrem com terra e folhas. Eles então ficam no ninho enquanto os ovos estão incubando, mas não há evidências de nenhum cuidado dos pais depois que os ovos eclodem.
Enquanto são ainda filhotes, muitos dragões de komodo são mortos por outros animais, aqueles que sobrevivem até a fase adulta geralmente têm uma vida útil de cerca de 50 anos.
Modo de Vida do Dragão de Komodo
Os dragões de Komodo passam o dia percorrendo suas áreas residenciais, que podem chegar a 1,9 quilômetros quadrados. Eles não defendem esses intervalos domésticos, portanto os intervalos podem se sobrepor, mas se houver comida em uma área compartilhada, o dragão dominante começa a comer primeiro. Quando a comida é encontrada, os machos maiores são sempre os primeiros a comer, seguidos por machos e fêmeas menores, e depois pelos juvenis que descem das árvores para comer depois que os adultos saem.
Os dragões de komodo podem executar de forma rápida a caça furtiva e poderosamente, esmagar sua presa ao chão e rasgá-la com suas garras e dentes. Sua saliva contém mais de 50 cepas diferentes de bactérias que podem resultar na morte de presas por infecção, depois de serem mordidas. Varanus komodoensis escava tocas que ele retira-se para a noite e quando o tempo está muito quente.
Embora o Varanus komodoensis possa ver a 300 metros de distância e ouvir um som restrito, seu olfato é o principal método de detecção de alimentos e a ponta da língua é o principal detector de odores. Os machos comunicam domínio na ordem de acasalamento e alimentação, lutando em posição vertical. As fêmeas exalam um cheiro nas fezes para comunicar que estão prontas para acasalar e o macho responde esfregando o queixo nela e lambendo o corpo.
Dieta do Dragão de Komodo
Uma dieta normal de dragão Komodo adulto consiste principalmente de carniça, mas não é incomum que eles atacem e comam uma variedade de grandes presas, incluindo cabras, porcos, veados, javalis, cavalos, búfalos e dragões menores de Komodo. Os dragões de Komodo caçam presas maiores emboscando-as e dando uma mordida. Eles então seguem o animal ferido até que sucumbam à perda de sangue ou infecção. A saliva dos dragões de Komodo é rica em bactérias que rapidamente levam à infecção em suas presas.
Os juvenis se alimentam de gafanhotos, besouros, pequenas lagartixas, ovos, pássaros e eventualmente pequenos mamíferos. O Varanus komodoensis é capaz de engolir grandes pedaços de comida, expandindo sua garganta e seu crânio flexível. Eles comem a maioria de suas presas, deixando muito pouco a ser desperdiçado.
Varanus komodoensis é um dos principais predadores de seu habitat e um dos maiores animais presentes na área. É também um limpador que come animais mortos recentemente e os remove da paisagem.
Reprodução do Dragão de Komodo
A época de acasalamento de Varanus komodoensis ocorre anualmente. As fêmeas depositam até trinta ovos cerca de um mês depois para evitar os meses quentes do verão e permitir a chance de um segundo acasalamento. Os ovos são enterrados na terra e levam cerca de 8 meses para eclodir. Os filhotes têm cerca de 37 centímetros de comprimento e têm uma alta taxa de mortalidade, sendo frequentemente vítimas de adultos e outras espécies. Como resultado, eles se mudam para árvores próximas assim que podem. Estima-se que as fêmeas atingem a maturidade sexual após 9 anos e os machos após 10 anos.
Por Que o Dragão de Komodo é Perigoso? Como Atacam?
Os dragões de Komodo podem ser muito perigosos devido ao seu veneno letal. Existe um mito comum de que os dragões de komodo derrubam presas com saliva infestada de bactérias. Foi recentemente confirmado que eles são realmente venenosos. O dragão de Komodo não é apenas o maior lagarto, é também o maior lagarto venenoso! Eles podem derrubar presas grandes, como veados, apenas com uma mordida. Tudo o que eles precisam fazer depois é sentar e esperar a morte.
Os dragões de Komodo são extremamente formidáveis: capazes de correr mais rápido que um humano por curtas distâncias, possuindo veneno mortal e capazes de uma mordida que sangrará intensamente. Mas os dragões mataram apenas cerca de cinco pessoas desde a década de 1970. Portanto, eles não são exatamente matadores de seres humanos proeminentes.
Dragões de komodo ficam animados com o cheiro de sangue. Se você receber um corte e estiver perto de um grande dragão de komodo, ele girará e virá atrás de você com a boca aberta e faminta. Quanto maiores eles forem, mais ousados serão e terão prazer em comer humanos, independentemente de estarem vivos ou mortos. Eles são venenosos também, como todos os varanídeos.
Os dragões de Komodo são venenosos, por isso são perigosos e, como também são poderosos o suficiente para matar qualquer ser humano, esses dragões comem qualquer coisa e também comem corpos mortos de humanos, por isso podem atacar os humanos, então, concluindo, os Dragões de Komodo são perigosos.