Home / Animais / Por Que o Cachorro Faz Xixi Quando Vê o Dono?

Por Que o Cachorro Faz Xixi Quando Vê o Dono?

Assim que ele vê você chegando, seu cão não pode deixar de fazer xixi de alegria. Um comportamento que é devido à emoção que ele sente. Macho ou fêmea, jovem ou adulto, alguns cães não podem deixar de fazer algumas gotas agachadas ao voltar ou fazer xixi enquanto comerciante e seguindo você.

Um comportamento que pode irritar alguns mestres, mas que é de fato normal. Uma emoção (alegria, estresse, medo, distúrbio comportamental) pode levar à falta de controle esfincteriano e, assim, dar origem a essas poucas gotas de xixi. Ou a uma marcação urinária “voluntária”.

O fato dos cães fazerem xixi ao verem o dono, demonstra além de problemas de continência, o fato de que esse animalzinho possui emoção. Os animais reagem a diferentes tipos de situações. O comportamento deles nos dá pistas sobre como eles se sentem, mas enquanto eles não falarem, nunca saberemos realmente o que está acontecendo na cabeça deles! Nem todos os cientistas concordam que podem sentir emoções. Se você diz que os porcos têm sentimentos e são inteligentes, é complicado porque as pessoas comem porcos. É um problema moral. Isso dificulta as coisas, então algumas pessoas preferem não pensar nisso.

Os animais tremem ou se escondem quando têm medo. Mas os animais sentem outras emoções além do medo? Algum animais expressam isso de forma muito clara como os seres humanos. Quando um chimpanzé morre, sua mãe não pode comer por semanas, segura o corpo do bebê nos braços. Como ela não pode expressar como se sente, não sabemos exatamente o que ela está passando. Mas a linguagem do seu corpo nos mostra que ela está triste.

Animais e Emoções

Pesquisadores estudam reações de animais e realizam muitos experimentos. Algumas bases de nossas emoções, como ciúme, senso de justiça ou culpa, são especialmente observadas nos primatas. Quando uma fêmea chimpanzé faz cócegas em outra criança, seu bebê pode pegar na mão da mãe para removê-la ou até mordê-la. Um macaco que é solicitado a fazer um exercício e que é recompensado com pepino se recusará, por exemplo, a fazê-lo se vir que outro, pelo mesmo esforço, recebe uma melhor recompensa com uvas.

Cachorro Feliz
Cachorro Feliz

Alguns animais parecem sensíveis às emoções de outros, isso é chamado de empatia. Este é, por exemplo, o caso de primatas (todas as espécies de macacos e espécies próximas a eles) e mamíferos (todos os animais que cuidam de pequenos). Os macacos podem ter uma atitude consoladora. Por exemplo, se eles virem outro macaco que tem medo de uma cobra ou acabou de perder uma briga, eles o abraçarão ou acariciarão.

Os cães reagem com a mesma frequência quando alguém está triste. Eles respondem bastante às emoções dos humanos. Eles parecem sentir emoções, mas não podemos provar 100%. Não se pode provar cientificamente que os cães, como outros animais, sintam qualquer coisa, menos o medo, que é visto no cérebro. Por outro lado, quando um cachorro abaixa a cabeça depois de cometer um erro, parece que é culpa, mas na verdade é um comportamento que o cão aprendeu com os seres humanos. Ele sabe, com antecedência, que será punido.

O mestre poderá conversar com o veterinário, para garantir que a causa não seja um problema de saúde (ele será tratado peloseguro de saúde animal ). Mas a marcação urinária em certas circunstâncias ou impureza não tem nada a ver normalmente com essa manifestação de felicidade que ele encontrou.

Algumas Doenças Que Podem Afetar seu Animal

Cachorro Doente
Cachorro Doente

Na maioria dos casos o xixi é devido a alegria da chegada do dono. Porém, nunca é excesso a prevenção, sendo importante observar se o seu animal está com alguma das doenças abaixo.

A cistite pode ser de origem infecciosa (devido a bactérias) durante a infecção urinária. A presença de cálculos urinários também pode causar irritação da bexiga. Também existem outras origens para distúrbios urinários, mas são menos comuns: diabetes, um tumor na bexiga. Urinálise e ultra-som vesical podem ser realizados para estabelecer o diagnóstico.

– Síndrome poliuro-polidipsic (DPUP), que corresponde a um aumento na ingestão de bebida e na emissão de urina. Várias causas podem estar na origem da DPUP: insuficiência renal, piometra, diabetes.

– Um problema de próstata. No cão macho não castrado, a próstata pode sofrer um grande aumento de tamanho (hipertrofia prostática benigna), causando distúrbios da micção. O cão então tem dificuldade em urinar porque o desconforto da próstata e, portanto, o cão para de urinar. A emissão de urina é involuntária: o cão urina embaixo dele, por exemplo, quando ele vai dormir. De fato, a bexiga, que está muito cheia porque o cão é retido, é comprimida e solta.

– Um problema mecânico. Os pólipos da bexiga podem ser responsáveis ​​pelo desconforto mecânico, o que impede o fechamento adequado dos esfíncteres. Esse problema é diagnosticado por ultra-som ou raio-X da bexiga com um meio de contraste para destacar os pólipos. Da mesma forma, os miomas vaginais (tumores benignos da vagina) podem causar desconforto no esfíncter urinário na mulher. Um exame ginecológico do cão é necessário para o diagnóstico.

Xixi de Alegria: O Que Fazer?

Xixi de Alegria
Xixi de Alegria

A maneira mais fácil é tentar ignorar o seu cão de volta enquanto aguarda a calma dele. Depois que a emoção diminuir, você pode dizer “olá” a ele. Sem fazer muito para não acordar em casa qualquer forma de excitação.
Também é possível que seja uma marcação territorial: o cão tende a urinar ao pé da mobília, contra os vasos de flores e levantando a perna. A marcação urinária aparece na puberdade, com 6 a 8 meses de idade, dependendo dos cães.

Também pode ser micção emocional. Um cachorro urinando embaixo dele quando está sendo cuidado emite mijo chamado submisso. Isso é muito comum em cães jovens, geralmente com menos de seis meses de idade. É importante não brigar com o cachorro quando ele mijar, mesmo que seja muito desagradável, porque reforça o problema. Alguns cães urinam em casa apenas na ausência de donos: pode ser ansiedade de separação ou amor por sua chegada.

Não limpe na frente dele também. Abaixando-se para fazê-lo, ele poderia interpretá-lo como uma marca de atenção ou um jogo. O que não fazer sob nenhum pretexto: colocar o nariz dele no xixi, isso não resolveria absolutamente nada. Ajude-o a gerenciar melhor suas emoções. É claro que todos na casa terão que adotar a mesma atitude, inclusive visitando amigos. Isso permitirá que o cão gerencie melhor suas emoções.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *