Se você tem um cão e ele costuma chorar enquanto dorme durante a noite, não se assuste porque não é nada grave. O sono dos cachorros é similar ao sono do homem, por isso, quando eles entram na fase REM do sono, podem chorar e até mesmo fazer movimentos como se estivessem correndo ou comendo. Trata-se de um movimento do subconsciente. A fase REM nos humanos começa após 90 minutos de sono. Só que com os cães esse processo acontece antes de 90 minutos.
A fase REM é aquela em que o coração acelera, os olhos se movimentam rapidamente, a temperatura se descontrola e a pressão corporal aumenta. Quando estamos dormindo, também o corpo permanece inerte, pois durante o período de sono o corpo não libera a glicina, um aminoácido responsável pela comunicação entre o corpo e o cérebro.
O mesmo acontece com os cães, que permanecem paralisados enquanto dormem e que, durante a fase REM sonham, uivam, latem e choram, pois, os sonhos podem ser relacionados a desejos ou transformar-se em pesadelos quando relacionados às suas angústias.
Devemos Acordar o Cão Quando Chora Dormindo?
Não é aconselhável acordar o cão quando chora enquanto dorme, pois é um movimento de seu subconsciente. Assim sendo, não o perturbe. Deixe que ele durma o tempo que sentir necessidade até que acorde por si próprio. Se você o acordar, por certo não voltará a dormir de novo e assim não descansará.
Além disso, ao ser acordado durante um sonho o cão pode se assustar e mordê-lo, pois não vai reconhece-lo de imediato. Quando desperta de forma brusca enquanto sonha o cão pode sofrer um trauma e terá medo sempre que dormir e sonhar, comprometendo seu descanso.
Se o seu cãozinho, quando acordado, apresentar o olhar marejado, não se incomode, não é choro. Mas se sentir que ele fica mais acuado e triste, recusando brincadeiras antes normais, verifique os demais sintomas, pois ele pode estar deprimido e essa doença pode comprometer sua saúde psicológica e trazer sérias consequências.
Sintomas da Depressão em Cachorros
- Lambedura e coceira excessiva no corpo.
- Olhar triste.
- Isolamento.
- Perda de apetite e de peso.
- Agressividade súbita.
Quais Fatores Podem Levar o Cão à Depressão?
- Morte de outro pet ou alguém da família.
- Chegada de um novo pet ou bebê.
- Mudança de ambiente.
- Maus tratos.
- Solidão, falta de estímulos ou vínculos.
- Adestramento com punição ou inadequado.
Como Curar a Depressão do Cão?
Cada sintoma deve ser tratado de uma forma, pois não são específicos e podem indicar a presença de outras doenças. Por esse motivo a orientação de um médico é imprescindível, pois a depressão em um cão deve ser levada a sério.
- Assim como o homem, o cão precisa ter muito mais do que as necessidades básicas. Oferecer um bom lugar para dormir, água, comida e atendimento veterinário não é suficiente. O cão deve ser estimulado a praticar atividades de seu interesse e a conviver com outros pets e pessoas, o que proporcionará estímulos diários às suas carências mentais e físicas.
- Uma das formas de afastar a depressão de seu pet é dar a ele mais atenção, proporcionar-lhe brinquedos interativos fazer passeios diários com ele. Essas atividades feitas em conjunto, fortalecerão os laços de amizade entre o dono e o pet e ajudará seu pet a alcançar uma saúde perfeita e lhe proporcionará momentos felizes.
Cachorro Chorando a Qualquer Hora
Independente se é dia ou noite, alguns cachorros choram além da conta. Se o seu cão é um desses, não está sonhando nem deprimido, entenda por que isso pode estar acontecendo e saiba como resolver o problema.
Chorar é uma forma de manifestarmos nossos sentimentos, sejam de euforia, alegria, alerta dor. Assim acontece também com o cão, basta apenas que tentemos descobrir por que é que ele chora e encontrarmos uma solução para o problema.
- Comece por analisar se o seu peludo sofreu alguma dor emocional, como a perda de um pet ou um membro da família, se houve ou há alguma ausência entre o tutor e ele.
- Verifique se ele não está com alguma dor física, proveniente de uma lesão por queda, uma pata, costela ou qualquer outra parte do corpo quebrada.
- Se a resposta for afirmativa para qualquer um dos casos, leve seu pet ao médico veterinário que saberá tratar do problema, seja ele emocional ou físico.
Entretanto, pode ser que você descubra a causa e providencie sua solução. Aí percebe que, mesmo assim o cão continua chorando por qualquer coisa. Lembre-se, então, que cão é como criança, pode estar fazendo manha para chamar sua atenção e mantê-lo mais tempo junto dele. Não se deixe manipular, embora ele faça isso por amor, eduque seu peludo antes que a situação se torne insuportável.
Como Acalmar o Peludo que Chora
- Verifique a causa do choro.
- Se constatar alguma lesão, leve imediatamente ao veterinário.
- Se ele chora quando percebe que o tutor vai sair, procure deixa-lo o mais confortável possível.
- Ao sair, acostume-se a dar-lhe uma guloseima e um brinquedo, assim ele desviará o foco de sua dor para a guloseima e associará ao brinquedo que poderá distraí-lo por algum tempo.
- SE ele chora quando você está em casa, dê-lhe companhia e carinho. Pegue-o no colo, brinque com ele de forma carinhosa. Vai ver é só de atenção que ele precisa.
- Se nada disso resolver, procure um adestrador. Ele pode encontrar a solução que você tanto precisa para que seu cachorro pare de chorar à toa e todos possam viver em harmonia dentro do lar.
Adestre Você Mesmo
O início do adestramento pode ser feito por você mesmo, no próprio ambiente do cão. A atenção extra que dará ao seu pet com o adestramento, proporcionará momentos valiosos de convivência entre os dois, o que influenciará sensivelmente em sua psique, melhorando suas atitudes e costumes.
Dicas de Treinamento
- Toda vez que seu peludo começar a chorar, emita um sinal de alerta bem alto e sonoro, como “shhhhiu” para que ele sinta que você não está gostando do choro.
- Se o cão chora toda vez que você lhe dá uma bronca, ele está tentando manipular você. Essa é a hora ideal para fazer soar o alerta. Mas não pode deixar passar nenhuma vez, só assim ele condicionará o sinal ao choro e parará de chorar.
- Toda vez que o seu pet atender ao seu comando, dê-lhe um petisco, mas sempre acompanhado de uma passada de mão na cabeça e uma frase positiva, como “muito bem”, “é isso aí’, “bom garoto” ou outra qualquer que achar conveniente.
- Se você der só o petisco, ele entenderá que, toda vez que quiser comer é só chorar…