O bicho preguiça é a estrela de memes e vídeos virais. Ele nos faz rir e faz celebridades ficarem ainda mais famosas. Mas esse queridinho das mídias sociais existe há muito mais tempo que a Internet.
Milhões de anos atrás, preguiças gigantes do tamanho de elefantes vagavam pelo planeta. Alguns animais tinham aproximadamente de 6 metros de comprimento, do focinho à cauda, com garras enormes para puxar galhos de árvores para comer.
Os bichos preguiças de hoje são um pouco menos intimidadores. Eles atingem o máximo de 76 cm pés e pesam entre 4 e 7 kg (aproximadamente o tamanho de um cachorro pequeno).
Eles têm pelos grosseiros e marrons, membros longos e garras curvas para pendurar firmemente nos galhos das árvores. Essa é uma adaptação que o permite viver de cabeça para baixo nas árvores. Sem contar que são um dos animais mais lentos do mundo!
Existem duas famílias vivas de bicho preguiça:
- Preguiças de dois dedos;
- Preguiças de três dedos.
Os animais que possuem somente dois dedos são um pouco maiores do que os seus amigos com três dedos.
Para saber mais sobre essa questão de sua lentidão e vagareza, dando jus ao seu nome, leia o artigo que foi preparado abaixo para você! Confira!
Então, as Preguiças São Marsupiais ou Primatas?
Truque na pergunta. Preguiças são mamíferos, mas não são primatas ou marsupiais. Isso embora os grupos compartilhem algumas semelhanças.
Coalas, por exemplo, são marsupiais que vivem em árvores, comem folhas e apresentam metabolismo lento. Mas preguiças e coalas desenvolveram essas características independentemente uma da outra. Os dois não estão intimamente relacionados. Na verdade, o bicho preguiça pertence à superordem Xenarthra e à ordem Pilosa, com uma árvore genealógica que inclui tamanduás e tatus.
Onde Vivem Os Bichos Preguiças?
Preguiças são vistas em toda a América Central e norte da América do Sul, incluindo partes do Brasil e Peru. Eles vivem no alto das árvores de florestas tropicais, onde passam grande parte do seu tempo enrolados ou pendurados de cabeça para baixo nos galhos. Esses animais dormem, comem, acasalam e até dão à luz de cabeça para baixo!
Por Que o Bicho Preguiça é Tão Lento?
Preguiças têm dietas frondosas, de baixa caloria e metabolismo muito lento para combinar. Sua taxa metabólica é de apenas 40 a 45% do que seria típico para o peso corporal.
Devido a esse metabolismo especializado, o bicho preguiça precisa ser frugal com o uso de energia. Assim, ele se move devagar e tende a não se afastar de seus pequenos lares.
Preguiças Podem Nadar?
Acredite ou não, as preguiças são nadadoras fortes. Apesar do movimento desajeitado no chão, elas são ágeis na água, onde usam uma espécie de rabo de cachorro para se movimentar.
Perigo de Extinção ou Não?
O bicho preguiça menor, chamado de preguiça pigmeu com três dedos, é encontrado apenas em uma pequena ilha na costa do Panamá. Ele está criticamente ameaçado.
Algumas espécies, como a preguiça de três pontas, são consideradas vulneráveis. Outros, como a preguiça de dois dedos do sul são designados como menos preocupantes pela União Internacional de Conservação Natural.
Estes São Animais Perigosos?
Pense bem sobre isso. Com toda a seriedade, é improvável que você se cruze com um bicho preguiça na natureza. Ele raramente deixa seus esconderijos nas copas das árvores. Mas, se acontecer, como qualquer animal selvagem, é melhor manter distância.
Preguiças normalmente dependem de sua camuflagem para se protegerem de predadores. No entanto, quando ameaçados, eles podem usar suas garras e dentes afiados e pontudinhos para se defender. E, apesar de seus movimentos lentos, os exemplares desse animal são surpreendentemente fortes.
E há outras razões para não se aproximar desse “suposto” fofinho. Cada fio do pelo grosso de um bicho preguiça possui ranhuras que vão de cima para baixo, onde crescem dois tipos de algas verde-azuladas.
O tom verde das algas ajuda esses bichos a se misturarem com o ambiente arborizado. Entretanto, também convida carrapatos, ácaros, besouros, mariposas e outros bichos rastejantes para a festa. Esse pequeno ecossistema criado pelas algas é tão único que algumas espécies, como a mariposa-preguiça, vivem exclusivamente de pelo de bicho preguiça!
Então, as Preguiças Têm Predadores?
Claro que sim! Esse animal possui predadores como qualquer outro. Faz parte da cadeia alimentar e da natureza. Onças e águias são predadores comuns de bichos preguiças.
O Bicho Preguiça Possui Cauda?
Não existe uma quantidade considerável desse animal para se observar. No entanto, as preguiças com três dedos têm caudas curtas e grossas.
O Que as Preguiças Comem em Sua Dieta Diária?
As queridas preguicinhas comem folhas, frutas e alguns brotos verdes frescos selecionados. Elas não gostam de galhos crocantes, acredita? Embora sejam principalmente herbívoros, esses animais podem ocasionalmente comer um inseto larval ou outro lanche passivo e repleto de proteínas. Que tal um ovo de pássaro, por exemplo? Contando com as gotas de orvalho de folhas e frutas, o bicho preguiça recebe mais água da comida.
Você sabia que os dentes de uma preguiça crescem continuamente ao longo de sua vida? À medida que esse animal mastiga as plantas, os dentes ficam desgastados, o que os impede de ficar muito longos.
Demora muito tempo para a preguiça digerir sua dieta vasta. Tanto tempo, de fato, que tal animal geralmente desce de sua árvore uma vez durante a semana para defecar.
Quanto as Preguiças Dormem?
Fiel ao seu nome, o bicho preguiça dorme aproximadamente de 15 horas por dia. Ele é principalmente noturno, dormindo durante o dia e acordando à noite para comer.
Como Ter a Possibilidade de Ajudar os Bichos Preguiças
Preguiças vivem em florestas tropicais, onde a destruição do habitat é uma ameaça séria. Apoiar o uso responsável dos recursos pode ajudar a protegê-las da perda de habitat.
Elas também são impactadas pelo tráfico de animais selvagens. Preguiças podem ser incríveis e adoráveis, mas, como outros animais exóticos, elas não são bons animais de estimação.
Suas necessidades únicas de dieta, estilo de vida e saúde requerem cuidados especializados. Em vez disso, concentre-se visitando o bicho preguiça no zoológico do seu estado.