Quando pensamos em flamingos a primeira imagem que surge na nossa cabeça é o animal convivendo em bando, dentro da água e com todos os seus indivíduos fazendo aquela famosa pose em uma perna só. Mas será que isso é apenas impressão nossa ou eles vivem mesmo se apoiando em apenas um dos membros?
Pois saiba que é verdade, sim! Os flamingos podem ficar se apoiando apenas em uma perna durante horas. Pode parecer inacreditável, mas eles também conseguem dormir nessa posição. Esse fato curioso sobre a ave foi por anos motivos de investigação por parte dos cientistas. Boa parte dos estudiosos queriam saber se existiam uma razão fisiológica que exigisse que o animal permanecesse tanto tempo assim.
Seria uma Forma de Controlar a Temperatura do Corpo?
Os primeiros estudos davam conta que a posição era escolhida pelo animal para regular a temperatura do seu corpo. Assim, ao baixar as duas pernas, o flamingo perderia mais calor para água. Outra teoria bastante levantada era que as aves faziam isso para descansar uma das pernas.
Assim como os seres humanos que muitas vezes se ajeitam para que o corpo fique em uma posição mais confortável, os flamingos também realizariam essa acomodação do corpo para ficarem mais tranquilos durante o seu banho de sol que dura muitos e muitos minutos.
Pesquisa Publicada Sobre Os Flamingos
Entretanto, uma pesquisa publicada em uma revista chamada Biological Letters explicou o porquê desse curioso costume dos flamingos. E se você está pensando que as aves tem algum parentesco com o Saci Pererê está muito enganado! O flamingo fica apoiado em uma só perna para evitar a fadiga do corpo.
Por achar a posição mais cômoda, o animal opta por ficar apenas em uma perna . Mas como os cientistas descobriram isso? A resposta estava na análise de flamingos mortos de um zoológico nos Estados Unidos.
Ao analisarem aos cadáveres, os estudiosos perceberam que eles continuavam apoiados em uma perna mesmo estando mortos. Para os analistas, isso significava que os dois pés no chão demandavam muita energia e força para as aves. Além disso, quando eles estavam em um só membro nenhum esforço muscular adicional era realizado .
Durante os testes, o s cientistas tentaram mexer os animais mortos em um ângulo de até 45° e eles, ainda assim, permaneciam equilibrados. Impressionante, não é? Isso acontece porque as articulações dos flamingos são fortes e capazes de aguentar todo o peso da ave.
Estrutura Óssea dos Flamingos
Mas esse famoso apoio em uma perna somente é possível por conta da estrutura óssea dos animais. Imagine que é como se eles estivessem sempre com os joelhos flexionados. É exatamente isso que garante essa elegante postura e estabilidade aos bichinhos.
Até mesmo os seres humanos, quando se encontram em situações de extrema fadiga nas pernas por conta do excesso do tempo em pé, podem se beneficiar da técnica do flamingo. Quando você estiver nessa situação, tente se equilibrar em uma perna só e perceberá que a fadiga tende a melhorar.
Todos Os Flamingos São Rosa?
Outra curiosidade muito interessante sobre esse bicho é sobre a sua coloração rosada na plumagem. Isso acontece por conta da alimentação do flamingo.
Seu “lanchinhos” costumam ter grandes concentrações de carotenoides, responsáveis pela coloração do corpo e do bico dos flamingos. Eles são amimais agitados que filtram na lama e na água a sua alimentação. Com o mergulho do bico, ele “caça” algas e animais.
Sabia que isso pode também acontecer os seres humanos? Alimentos como a cenoura, que possuem altos níveis de carotenoide, podem deixar a nossa pele com tons alaranjados.
Mas se os flamingos comerem uma dieta sem esses alimentos ricos em carotenoides a sua plumagem tende a ficar na cor branca. Porém, isso não significa que eles estejam desnutridos ou mal cuidados, e sim, que nutrição está sendo feita com outros tipos de alimentos.
Características dos Flamingos
Encontrada nas regiões tropicais, o flamingo é uma ave pernalta bastante sociável. O animal, que possui uma cor rosa inconfundível, costumam habitar regiões alagadas e viver em bandos. Quanto ao tamanho, eles podem atingir até 1, 5 metros de altura.
Os flamingos costumam ser muito sociável e pertencem a família Phoenicopteridae, existindo diversas espécies do animal. Entretanto, algumas delas sofrem com ameaça de extinção em função da degradação do seu habitat natural.
As pernas do flamingo são bem alongadas e o seu pescoço é fino. Eles também possuem uma cauda pequena, mas asas poderosas. Suas penas podem variar de cor e possuem colorações como laranja e rosa, além de marcações pretas na parte frontal das asas. De longe, um dos animais mais bonitos da natureza.
Os seus pés são capazes de agarrar com firmeza os fundo das lagoas que habitam e as asas são musculosas e permitem um voo muito bonito. Os ninhos da ave são feitos dentro do lamaçal que moram e os ovos são cuidados para que não afundem. Assim, tanto o macho quanto a fêmeas se ocupam dos cuidados com os ovos.
Já com dois meses após o nascimento o filhote de flamingo já explora a natureza com seus amigos. São poucos os predadores da ave porque geralmente elas habitam regiões com pouca vegetação e com lama. Essas áreas não são muito habitadas pela a maiores dos animais e, assim, o flamingo pode curtir em paz a sua morada sem ser importunado.
Um fato triste é que a espécie de Flamingo Andino encontra-se em situação de vulnerabilidade em função das ameaça humana em seu território.